PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Programação
Brincando e pintando no dragão

Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças. Em janeiro, a programação traz ainda oficina, teatro de bonecos e muito mais.

 


 


Linguagem: Infantil
Local: Praça Verde
Dias: 07/10/18 às 16h00
         14/10/18 às 16h00
         21/10/18 às 16h00
         28/10/18 às 16h00
         04/11/18 às 00h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
Foto: Luiz Alves
Espetáculo de rua 'O bom é o que acaba bem'

Grupo Garajal

 

A montagem "O bom é o que acaba bem", do Grupo Garajal, mais uma vez transpõe a dramaturgia shakespeare e dialoga com o teatro de rua e referências do teatro popular. A partir dos conflitos veste-se os personagens da história com anseios, dúvidas, questionamentos e aprendizados do próprio grupo e tem-se como fio condutor a figura feminina.

 

Helena, nossa protagonista, filha de um famoso médico, vive uma saga para a conquista do seu amor por Bertram, um nobre, filho da Condessa de Russillon que a criou depois da morte de seu pai, exalta os méritos de uma mulher ou namorada humilde e singela, dedicada a marido ou amante, mas também corajosa e inventiva.


Linguagem: Teatro
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho
Dias: 07/10/18 às 19h00
         14/10/18 às 19h00
         21/10/18 às 19h00
         28/10/18 às 19h00
Acesso Gratuito
Noite das Estrelas

O Dragão do Mar promove a Noite das Estrelas, em frente ao Planetário, a partir das 19h. Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de crateras da lua, planetas e nebulosas. Em caso de céu nublado, a sessão poderá ser interrompida ou cancelada.


Local: Planetário Rubens de Azevedo
Dias: 17/10/18 às 19h00
         18/10/18 às 19h00
Acesso Gratuito
Planetário Rubens de Azevedo

O Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM), reabre ao público na quinta-feira (20), com novidades na programação e modernização tecnológica de sua estrutura. A reabertura apresenta ao público equipamento de última geração: o planetário marca Zeiss, modelo Skymaster ZKP4 LED com projetores digitais VELVET DUO de alta resolução. Ele foi adquirido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), através de convênio com a empresa alemã Carl Zeiss AG.

 

As atividades reabrem ao público no mesmo dia, com sessões temáticas e especiais, às 18h e 19h. Também haverá sessões na sexta-feira (21) nos mesmos horários; e ainda sábado (22) e domingo (23), às 17h, 18h, 19h e 20h;  permanecendo com essa programação semanal a partir de então. Informações sobre as sessões estarão disponíveis a partir de segunda-feira (17) no site do Planetário (https://www.planetariorubensdeazevedo.com.br/). Os agendamentos de grupos escolares serão retomados em outubro. Na quarta-feira (19), uma sessão fechada para convidados marca o início da retomada das atividades.

 

SERVIÇO

Planetário Rubens de Azevedo

 

Às quintas e sextas-feiras

18h - A lenda da princesa acorrentada (sessão infanto-juvenil )

19h - Passaporte para o cosmos (sessão juvenil-adulto)

 

Aos sábados e domingos:

17h - Viagem no foguete de papel (sessão infantil)

18h - A lenda da princesa acorrentada (sessão infanto-juvenil )

19h - Explorando o Universo (sessão juvenil-adulto)

20h - Passaporte para o cosmos  (sessão juvenil-adulto)

 

Ingressos devem ser adquiridos antes da sessão na bilheteria do Planetário


Local: Planetário Rubens de Azevedo
Dias: 18/10/18 às 18h00
         19/10/18 às 18h00
         20/10/18 às 17h00
         21/10/18 às 18h00
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Literatura 'Viver Também Para EscrevLer!'

Jorge Pinheiro

 

A criatividade anda sempre junta da imaginação. O trato com as palavras é uma das possibilidades de dar vazão a categorias subjetivas. A busca da criação de narrativas a partir de palavras aleatórias percebidas pela audição de contos ou poemas ou pela insinuação de imagens é uma das estratégias do projeto EscrevLer.

 

O facilitador-palestrante lançará desafios aos participantes, a partir da leitura de narrativas de autores nacionais, de modo a colher substratos para a construção de outras narrativas autorais. Lances e palavras revelarão as diversas relações de recepção, de que emergirão afetos, lógica, memória e acaso, instigando à percepção do fazer literário.


Linguagem: Literatura
Local: Auditório do Dragão do Mar
Dias: 18/10/18 às 19h00
         25/10/18 às 19h00
Acesso Gratuito
VI Bienal de Dança De Par Em Par

Há dez anos a Bienal Internacional de Dança do Ceará, criada em 1997, iniciava uma nova fase com o lançamento de uma edição especial para os anos pares. Nascia com o propósito de ser um desdobramento da já consolidada edição dos anos ímpares, fortalecer as ações formativas, estendendo-as para além do período do evento, e abrir espaços para a interlocução com outras expressões artísticas. Em 2018, a Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par chega à 6ª edição, com programação de 19 a 28 de outubro.

 

São mais de 125 apresentações e 25 vídeos de companhias e artistas locais, nacionais e internacionais, envolvendo profissionais do Brasil, França, Inglaterra, Canadá, Suíça e Alemanha. Com acesso gratuito a programação acontece em diversos equipamentos de Fortaleza e nas cidades de Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi. A VI Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811 - Mecenato Estadual) e tem como realizadores a Indústria da Dança e a Proarte. Agradecimento: Enel.


Linguagem: Dança
Local: Teatro Dragão do Mar
Dias: 19/10/18 às 17h00
Acesso Gratuito
Foto: Wilian abin
OFICINAS DO MAC-CE

Bebê Dadá

Mediação: Cris Soares, coordenadora da Ação Educativa

O projeto Bebê Dadá promove a interação de bebês e seus cuidadores com o universo da arte através de estímulos multissensoriais. Nesta edição, teremos como ponto de partida as obras do Artista Zé Tarcísio.

Dia 20/10, às 16h. Para bebês de 06 a 24 meses acompanhados de seus cuidadores

INSCRIÇÕES pelo email educativomacce@gmail.com

 

Arte Clandestina

Mediação: Jorge Sarde e Lucas Timbó

O objetivo da oficina é discutir sobre expressões artísticas clandestinas que emergem em momentos de crise política nacional em diversos contextos históricos como na Ditadura Militar (1964-1985) e se utilizam de técnicas de fácil reprodução como o stencil, lambe e a pixação.

Dia 21/10, às 16h. São 15 vagas por ordem de chegada. Gratuito. Livre.

 

Corpo Estranho

Mediação: Cecília Mesquita e Chico Cavalcante

A partir da conversação acerca das obras de "ex-votos" de Zé Tarcísio, a oficina busca fazer um paralelo e dialogar com os processos sociais de construção do que seria um corpo ideal, buscando desconstruir esses conceitos partindo da fabricação de bonecos (ou parte deles).

Dia 27/10, às 16h. São 15 vagas por ordem de chegada. Gratuito. Livre.

 

Toy-Zé

Mediação: Rachel Bittencourt e Jorge Silvestre

A modernização dos ex-votos da cultura popular com o uso de impressão. Pernas, braços, mãos e cabeças de papel expõe um imaginário nordestino.

Dia 28/10, às 16h. São 15 vagas por ordem de chegada. Gratuito. Livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Linguagem: Formação
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Dias: 20/10/18 às 16h00
         21/10/18 às 16h00
         27/10/18 às 16h00
         28/10/18 às 16h00
Acesso Gratuito
Pôr do Som

Programa semanal do Centro Dragão do Mar, o Pôr do Som traz grupos de instrumentistas em formações diversas, com repertório variado. 

Confira a programação.

 

20 de outubro- Kariri Sax

Grupo de saxofones formado por estudantes e professores da Universidade Federal do Cariri, que se caracteriza por uma identidade expressa através da música brasileira, dando ênfase ao repertório do Nordeste. Surgiu em março de 2012 com objetivo de aprofundar a prática instrumental no sax, com trabalho voltado para a música de câmara e formação de plateia. A instrumentação do grupo é formada pela família dos saxofones (soprano, alto, tenor e barítono) acompanhado de percussão. O Kariri Sax se constitui como uma ferramenta de aprofundamento da prática instrumental coletiva e de pesquisa musical e de repertório. Busca expressar a identidade brasileira e regional, viajando nas harmonias e melodias da música popular brasileira e nordestina, através de arranjos inéditos e de ampla pesquisa musical.

 

27 de outubro - Hermano Faltz Quartet

Hermano Faltz iniciou seus estudos no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN), em Fortaleza, onde cursou disciplinas de guitarra, harmonia, improvisação e teoria musical. Aperfeiçoou seu conhecimento em harmonia, improvisação e composição com o saxofonista Márcio Resende. Ampliou sua abordagem na improvisação jazzística com o saxofonista Bob Mesquita. No ano de 2014, teve aulas com o guitarrista nova-iorquino Mike Moreno, um dos nomes de destaque da guitarra-jazz na contemporaneidade. É um dos principais nomes da cena jazz de Fortaleza atuando fortemente como bandleader em diversos grupos e projetos.


Linguagem: Música
Local: Arena Dragão do Mar
Dias: 20/10/18 às 17h00
         27/10/18 às 17h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
Dança popular com 'Torém Ritual Sagrado e Folguedos Nordestinos'

 

Torém Ritual Sagrado

Grupo Parente Torém

 

O Torém Ritual Sagrado se caracteriza como um elemento de luta e de resistência do povo indígena, da espiritualidade e ancestralidade do Povo Tremembé da Barra do Mundaú.  No Ritual as canções revelam o cuidado com as matas nativas, a espiritualidade, a caça e a luta e resistência pela conquista do território. Os indígenas acompanham ao som do maracá e do tambor, formam uma grande roda e dançam e entoam músicas dos seus antepassados e de luta pela terra.  O Parente Torém é formado pelas quatro aldeias indígenas: Munguba, Buriti do meio, Buriti de Baixo e Sítio São José, que trazem elementos da caça, das sementes nativas e a força dos encantados e de seus antepassados.

 

Folguedos Nordestinos

Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão

Com o encanto de ritmos e a riqueza das danças populares, a apresentação de "NorDestinos" tem em cena 14 dançarinos, 6 músicos e 5 apoios, numa montagem cênica que valoriza a diversidade da cultura e a beleza dos nossos tipos e danças, numa suíte de coreografias que mostra as danças do Ceará e do Nordeste e as brincadeiras populares. Essa montagem enaltece o imaginário nordestino e valoriza nossas raízes culturais.


Linguagem: Dança
Local: Anfiteatro do Dragão do Mar
Dias: 20/10/18 às 18h00
Acesso Gratuito
Praça do Rock com as bandas Lemori + ARS + Dawn Youth

Realizado mensalmente desde 2015 pelo Centro Dragão do Mar em parceria com a Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), o programa Praça do Rock tem o objetivo de fortalecer a difusão do trabalho autoral de artistas e grupos musicais cearenses de várias matizes do rock. Com demanda crescente, a curadoria da Praça do Rock optou por realizar inscrições e uma seleção para a programação deste ano, que terá agora três bandas a cada edição, em apresentações que ocorrerão de junho a dezembro deste ano. Confira as bandas da apresentação deste mês.

 

Lemori

A banda LEMORI surgiu em 2010, atuando principalmente no cenário underground rock'n'roll de Fortaleza/CE. Originária do Conjunto Esperança, a banda tem como integrantes: Adriano (vocalista), Welton Lima (guitarrista - base), Bruno Andrade (guitarrista - solo), Chales Costa (baixista) e Paulo Henrique (baterista). Com seu estilo musical HardCore de músicas agitadas e letras do cotidiano de seus integrantes, a banda vem se destacando na cena local.

 

Dawn Youth

A banda foi formada em 2013 por Italo (bateria) e Camilo (guitarra)que tocavam em outras bandas do Ceará. O intuito era tocar Thrash Metal Old School e andar de skate. Durante esse tempo, a banda gravou a demo Skate in hell, que já mostrava bem cara da banda. Em 2016, a banda lança um split com a banda Lei do Cão de Mossoró e, logo após, lança um EP intitulado "No mercy to nazi sympathy", a partir do qual apareceram vários convites para tocar fora do Estado.  Em 2017, a banda tocou em São Paulo junto com a banda Violator.

 

ARS

Nascida na praia do Icaraí (CE), a banda A.R.S tem essência inspirada no bodyboarding, na música, no mar e na vida. O EP "Amigos, Rock & Surf", trabalho de estreia, foi lançado em 2013 e é sucedido agora pelo novo lançamento intitulado "Filhos do Dragão do Mar". A banda que conta no currículo com apresentações em festivais dentro e fora do estado do Ceará e com a abertura de shows para artistas como Forfun (RJ), Scracho (RJ), Swell (RJ), Dead Fish (ES), Rancore (SP) e Marcão Britto (guitarrista Charlie Brown Jr. e Bula), atualmente encontra-se em fase de pré-produção do primeiro álbum de estúdio. Mesclando elementos de Rock, Reggae, Rap, Baião e o que mais vem na mente.


Linguagem: Música
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho
Dias: 20/10/18 às 18h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
Kizomba, Chegue e Dance e Fuxico no Dragão

O Fuxico no Dragão veio para agitar as tardes de domingo com uma feirinha diferenciada que reúne, a cada edição, vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia. Esses designers e artesãos são novos nomes nessas áreas, encontrando no Fuxico no Dragão um espaço relevante para atingir o grande público e desenvolver seu empreendedorismo.  Nesta edição do Fuxico, além da feira, recebemos ainda o projeto "Kizomba, Chegue e Dance!". Serão quatro horas de prática de Kizomba, dança a dois de origem angolana. É só chegar e dançar.


Sobre o Kizomba, Chegue e Dance!
O projeto Kizomba, Chegue e Dance! consiste em uma ocupação da Arena Dragão com a prática de uma dança africana, a Kizomba. Propõe-se com isso ampliar a visão sobre a cultura da África, mostrando que ela vai muito além dos estereótipos conhecidos.


Linguagem: Dança
Local: Arena Dragão do Mar
Dias: 21/10/18 às 16h00
Acesso Gratuito
Circo do K'Os - Os Clássicos da Palhaçaria

K'Os Coletivo

 

Circo do K'Os - Os Clássicos da Palhaçaria é um espetáculo que apresenta reprises clássicas de palhaçaria, resultante do estudo em Circo-Teatro que é desenvolvido pelo grupo K'Os Coletivo. A apresentação fica por parte de três característicos palhaços: Palhaço Pinguelão (1.95 de altura de pura leseira), Palhaça Tramela (A mandona que sabe tudo) e Palhaço Pipiu (O causador de confusão).

 

Em sua dramaturgia, faz releitura de números clássicos do Circo Brasileiro. Formado para grandes plateias e com o intuito de atingir um público diverso, segue uma estrutura de rua, podendo ser apresentado em praças, parques, escolas e/ou locais alternativos. É um espetáculo dinâmico e de linguagem popular, respeitando sempre a plateia. Tem como cenário um picadeiro e uma tenda que representa a lona, tão apreciada por crianças, jovens e todos aqueles que tem em sua história relatos sobre palhaços, acrobatas, malabaristas, mágicos e outros números de habilidades.

 


Linguagem: Circo
Local: Praça Verde
Dias: 21/10/18 às 17h00
         04/11/18 às 17h00
Acesso Gratuito
Manifesto pela Paz 'Onde houver ódio, que eu leve o Amor'

Um ato ecumênico com intuito de mobilizar religiosos, espiritualistas, ateus, para um momento pacífico, fortalecendo a fraternidade entre as pessoas, independente de suas convicções religiosas e políticas. Além das celebrações, o evento contará com apresentações artísticas.  A organização pede para vestirem branco. 

O encontro é um momento que está sendo construído coletivamente, que surgiu de pessoas preocupadas com a onda de ódio, o aumento das violências físicas e simbólicas que estamos vivendo e  tem como objetivo unir diversos grupos e pessoas que querem cuidar da Vida, que defendem a democracia e acreditam no amor como forma de transformar a realidade.

"Neste evento juntaremos todas nossas forças, poderemos nos nutrir e ter a certeza da potência que somos, enquanto humanidade que pulsa e que vê para além da pobreza da dualidade, gente esperançada e comprometida com o nosso país e que sente as dores da nossa Mãe Terra. De todo um povo que nas suas diferenças engrandece o Brasil e nunca vai parar de sonhar com dias em que se possa viver em harmonia e respeito com todos os seres viventes. Queremos nesse dia manifestar nosso desejo de paz, ouvir muitas mensagens de amor, compartilhar gestos de solidariedade, dançar a vida com a certeza de que ela é bonita. Vamos sair nutridos, fortalecidos e com o coração aquecido para seguir espalhando nossas sementes de bem viver, de bem querer!" reforça o músico Gustavo Portela, um dos organizadores do evento.

 

Programação

 

18h30   Fala de abertura

18h40   Meditação pela Paz

19h      Mensagens enviadas por vídeos

19h10  Apresentações musicais Eliane Brasileiro e Pingo de Fortaleza)

19h30  Falas de representantes religiosos

20h  Apresentações musicais Coletivo Raízes do Griô e  Tributo a Mestre Moa

20h30 Segundo momento de Meditação pela Paz

20h40 Apresentações musicais - Momento de mística

21h   Falas de representantes religiosos

21h20  Encerramento com danças pela paz

Obs: De preferência, vestir branco


Local: Praça Verde
Dias: 21/10/18 às 18h00
Acesso Gratuito
Estação das Letras- Encontros de Literatura Contemporânea: 'Existe o contemporâneo?'

Pensando em conciliar o público geral, as escritoras e os escritores do Ceará ou que vivem no Ceará e as universidades públicas e privadas de Letras, Artes e Cultura, os encontros bimestrais acontecerão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e terá como enfoque escritoras/escritores que vivam no Ceará. Nesta segunda edição, vamos receber a editora, escritora e jornalista Isabel Costa, apresentando as escritoras da Editora Aliás, que nasceu da junção de diversas mulheres do Ceará, da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, e tem impactado positivamente a cena literária, propondo outras narrativas e um visão mais libertária da Literatura. O Encontros de Literatura é parte do programa Estação das Letras, que realiza ainda mensalmente, no Dragão, a Feira Índice e o Sarau dos Ventos.

 


Linguagem: Literatura
Local: Auditório do Dragão do Mar
Dias: 24/10/18 às 19h00
Acesso Gratuito
Sarau Mulheres Negras Resistem

O projeto visa fomentar o protagonismo feminino e negro, por meio da formação de quadros de representação social e política. Tal representação visa atingir espaços públicos e privados de produção de conhecimento, elaboração e execução de políticas públicas. Atuamos por meio de um curso que ocorre quinzenalmente, aos sábados, no Porto das Artes Iracema. São 25 cursistas entre ativistas, estudantes e trabalhadoras que buscam esse diálogo e formação em suas vidas. Nosso curso prevê, ao final de cada módulo, um ato de intervenção a ser realizado em diferentes locais de Fortaleza. Nesse momento, finalizamos o módulo "Nós por Nós" e desejamos compartilhar, por meio do sarau "Mulheres Negras Resistem", os diálogos e frutos desse projeto.

 


Linguagem: Literatura
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho
Dias: 27/10/18 às 17h00
Acesso Gratuito
Estação das Letras: Sarau dos Ventos e Feira índice

Chegando ao terceiro mês da programação especial, o Estação das Letras está repleto de poetas, escritoras e pessoas que fazem a natureza da Literatura Ceará fluir. Tem a tradicional Feira Índice, a segunda edição dos Encontros de Literatura Contemporânea e o Sarau dos Ventos, que recebem mais que um coletivo este mês e sim uma Bienal Itinerante de Poesia. Confira:

 

Sarau dos Ventos

Recebendo todos os meses os bons ventos de uma comunidade diferente, na edição de outubro, o Sarau dos Ventos receberá a BIP, Bienal Itinerante de Poesia. Uma ação criada por diversos coletivos de saraus, artistas individuais, bibliotecas comunitárias, e que vai circular por diversos espaços da cidade levando poesia e oficinas de artes, assim como mediação de leituras e atividades literárias.

 

+

 

Feira Índice

Feira de impressos e publicações, artes gráficas e artes do papel, com foco na produção alternativa e independente. A Feira Índice esse ano também contará com a feira de troca de livros promovido pelo movimento Livro Livre CE.


Linguagem: Literatura
Local: Arena Dragão do Mar
Dias: 28/10/18 às 16h00
Acesso Gratuito
FUXICO MUSICAL com Tales e a Sagrada Medicina - Show 'Os versos astrais'

Tales é um multi-instrumentista mineiro, radicado no Ceará, com vasta bagagem musical em mais de uma década de produções artísticas, alcançando em 2018 a marca de 11 discos lançados ao longo de sua trajetória como compositor em violão, guitarra, percussão e sintetizador. Sua produção mais recente compreende os álbuns: "A Flight into the Occult" (2014) somados aos singles que compõem o "Reaching the Stars" (2015-2016) - ambos de música instrumental - e o disco de canções chamado "Os versos astrais" (2017).

 

"Os versos astrais" (cujo show estreou em novembro de 2017) é um disco originalmente cearense. Em sua totalidade, pensado, construído e produzido em Fortaleza. O álbum contém 11 faixas que percorrem diferentes temas de diferentes culturas (Índia, África, Egito, Israel, Brasil) os quais formam o universo particular do compositor. Site: www.talesmusicacosmica.mus.br


Local: Arena Dragão do Mar
Dias: 28/10/18 às 20h00
Acesso Gratuito
Abertura do III Encontro Regional Interdiscipinar da Infância e da Adolescência

O Núcleo de Estudos Aplicados em Direito da Infância e Justiça - NUDI JUS, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), promoverá o III Encontro Regional Interdisciplinar sobre os direitos da Infância e Juventude, nos dias 30 e 31 de outubro de 2018. O evento, que terá abertura no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tem o objetivo principal de conscientizar sobre a defesa dos Direitos da Infância e Adolescência e a construção de uma cultura de paz.

 

O encontro contará com lançamentos de livros nessa temática, em especial, do livro "Liberta", que tem a participação dos adolescentes do sistema socioeducativo do Estado do Ceará, além de palestras, exposições de fotos e pinturas, saraus e grupos de trabalhos voltados para os seguintes temas: Vulnerabilidades; Adolescente em conflito com a lei e institucionalização; Justiça Juvenil Restaurativa e Cultura de paz; Juventude e cidade; e Arte, Cultura e Juventude. Todas as atividades serão realizadas na sede da Faculdade de Direito da UFC.

 


Linguagem: Debate
Local: Auditório do Dragão do Mar
Dias: 30/10/18 às 17h30
Acesso Gratuito
Tango na praça

Venha trocar ideias e dançar junto de admiradores do tango argentino. O projeto mensal traz a prática do tango ao alcance de todos.


Linguagem: Dança
Local: Arena Dragão do Mar
Dias: 31/10/18 às 19h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
Foto: Luiz Alves
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS