PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Programação
Podcast Mitocôndrias - Episódio especial sobre fotografia periférica

Com cerca de 45 minutos de duração, o episódio abordará a temática da fotografia nas periferias de Fortaleza, divulgando as produções de fotógrafas e fotógrafos sobre suas comunidades. Além de entrevista com o ativista, ilustrador e fotógrafo Gustavo Costa, sobre fotografia e identidade, o programa contará com pequenas participações especiais, crônicas imagéticas e trechos dos debates da Conferência de "Fotógrafas(os) Periféricas(os) - Carcará", que em agosto reuniu virtualmente fotógrafos de todo o Brasil. Na colagem transmídia, cinco artistas falam sobre as construções de imagem e periferia: Aline Furtado, Bira Carvalho, Flávia Almeida, Helen de Sá do Projeto Princesinha da Favela e Pedra Silva.


Linguagem: Podcast
Local: Site oficial do Dragão do Mar
Dias: 21/10/20 às 17h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
Seminário de formação de leitores e mediadores de leitura

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SNBP), em parceria com Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e o Escritório do Livro e Debates de Ideia da Embaixada do Brasil, realiza o "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores", evento que traz grandes nomes nacionais e internacionais para debater a leitura e sua mediação. Contando com duas mesas redondas, a atividade acontece nos dias 22 e 23 de outubro, com transmissão online pelo canal do YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, numa parceria com o Museu da Cultura Cearense e o Instituto Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/entrepalavraseimagens.

 

Programação:

 

No dia 22/10, o "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores" tem sua abertura às 15h, com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; e da Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Natasha Faria. Logo em seguida, acontece a primeira mesa do evento, intitulada "Pensando a mediação de leitura em bibliotecas", com os convidados Roberto Pedretti (responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro - BiblioMaison) e Ana Dutra (mediadora de leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro). A atividade contará com mediação da Coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará, Goreth Albuquerque.

 

Já no dia 23/10, também às 15h, a mesa redonda vem trazendo o tema "Quadrinhos, Identidade e território: encontro com a autora Marguerite Abouet (Costa do Marfim/França) e o autor Zé Wellington (Brasil - Ceará). Uma das maiores autoras de HQs da França, que traz herança africana em sua obra, irá dialogar com o autor de "Cangaço Overdrive", um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos, que mergulha num universo cyberpunk cearense. A mediação é realizada por Pedro Brandt, jornalista, especializado em quadrinhos. Quem fará abertura institucional da atividade será o Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; junto à Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor; e à Assessora do Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Valéria Laena.


Linguagem: Seminário
Local: Canal do Dragão no Youtube
Dias: 22/10/20 às 15h00
         23/10/20 às 15h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS