AMORES BRUTOS (México, 2000) - Estreia (relançamento)
Direção: Alejandro González // 154 min. // 16 anos // Retrato Filmes
Sinopse: Um acidente de carro fatal na Cidade do México desencadeia uma série de eventos que afetam três pessoas: uma supermodelo, um jovem que tenta fugir com sua cunhada e um mendigo. A vida de cada pessoa é catapultada para situações inesperadas pelo destino aparentemente sem importância de um cachorro.
RETRATO DE UM CERTO ORIENTE (Brasil/Itália, 2023) [Estreia]
Direção: Marcelo Gomes // 93 min. // 16 anos // O2
App acessibilidade: MobiLoad
Sinopse: Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los.
A PRAIA DO FIM DO MUNDO (Brasil, 2021)
Direção: Petrus Cariry // 88 min. // 12 anos // Sereia Filmes
Sinopse: Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.
O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025)
Direção: Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.
MALÊS (Brasil, 2024) - Estreia
Direção: Antônio Pitanga // 114 min. // 16 anos // Imovision
Sinopse: MALÊS é uma jornada de resistência e coragem, ambientada na vibrante Salvador de 1835. Durante seu casamento, dois jovens muçulmanos são arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e reencontrar-se, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês.
O RETRATO DE NORAH (Arábia Saudita, 2023) - Estreia e 2ª Semana
Direção: Tawfik Alzaidi // 95 min. // 12 min // Pandora
Sinopse: Primeiro filme da Arábia Saudita selecionado para o Festival de Cannes, ganhou menção do júri na mostra Un certain regard. Ambientado em uma pequena vila remota na Arábia Saudita nos anos 90, quando a expressão artística era proibida, é uma história sobre a chegada de um novo professor, ex-artista, à pequena comunidade onde ele conhece uma jovem chamada Norah, que sonha em ter um retrato seu, como nas capas das revistas.
O ÚLTIMO EPISÓDIO (Brasil, 2025) - Estreia
Direção: Maurílio Martins // 112 min. // 12 anos // Embaúba
Sinopse: Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário "último episódio" do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, precisa inventar uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - DE REPENTE, DIMAS (2020)
Direção: Valdo Siqueira // 72 min // Livre
Sinopse: Das cinzas do esquecimento, volta à cidade onde se fixou (Tabuleiro do Norte) o violeiro e repentista Dimas Batista. Considerado por Ariano Suassuna um dos maiores nomes da arte do repente no país, estranhamente Dimas está hoje quase esquecido. Pouco se fala dele. Em seu "retorno silente", como cabe a um grande cantador, ele palmilha sua geografia como um nômade, inspirando novas narrativas sobre suas obras. Gente da cultura como Oswald Barroso, Geraldo Amâncio, Antônio Nóbrega, Alceu Valença, Paulo Façanha, Djavan, Manoel Bandeira, Além do próprio Ariano, derramam palavras de exaltação à arte suprema de Dimas, que ainda encontra a reverência do rapper Erivan Produtos do Morro. Assim, essa obra busca retirar das cinzas esse nome quase esquecido pela cultura brasileira.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - A HERANÇA CULTURAL DOS REISADOS CEARENSES (2020)
Direção: Augusto César dos Santos // 25 min // Livre
Sinopse: Tradicionais grupos de reisado do Ceará resistem às intempéries criando diálogos entre antigos e novos brincantes e encantando com a diversidade de melodias, figurinos e histórias retiradas de suas vivências sertanejas.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - MEMÓRIAS DE FÉ NA TERRA DA LUZ (2022)
Direção: Augusto César dos Santos // 76 min // Livre
Sinopse: Fé e memória se entrelaçam em histórias sobre rezadeiras, rezadores e benzedeiras do interior cearense, mostrando seu dia a dia de entrega e dedicação ao bem-estar daqueles que buscam sua atuação para a cura de males físicos e espirituais.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - PUXA O FOLE (2023)
Direção: Sérgio Machado // 25 min // Livre
Sinopse: A figura do sertanejo é marcada por imagens e sonoridades que perpassam o tempo-espaço compondo narrativas responsáveis por construir a persona do cearense. O tempo árido, a fé inabalável; o humor e a musicalidade. Dentro dessas simbologias o sanfoneiro se destaca como uma das figuras pilares da ideia de Ceará e este documentário debruça-se sobre o universo dessa figura a partir de personagens vindos do sertão central do estado. Os sanfoneiros Felipão e Mearim, que marcam a cultura musical da cidade de Quixeramobim, nos guiarão nesse filme.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - ÁGUA LTDA
Direção: Elinaldo Rodrigues // 72 min // Livre
Sinopse: O documentário Olho da Terra perpassa camadas da realidade vivenciadas numa das regiões mais áridas do país, o sertão cearense, em face da crise de escassez hídrica, acentuada pelas agressões ambientais provocadas pelo próprio homem. O filme integra o ponto de vista de habitantes locais à percepção autoral dos realizadores. É guiado sobretudo pelo amor das pessoas; pelo interesse e entusiasmo em buscar a felicidade no lugar onde vivem, a despeito das adversidades ambientais, sociais e políticas ali vivenciadas. Ao mesmo tempo, Olho da Terra também evoca reflexões filosóficas e poéticas acerca da simbologia da imagem da água como um espelho do mundo, pela textura onírica que remete ao transcendental e às memórias pessoais e universais.
THE MASTERMIND (EUA, 2025) - Estreia e 2ª Semana
Direção: Kelly Reichardt // 110 min. // 14 anos // Imagem Filmes
App acessibilidade: MLoad
Sinopse: Em um canto tranquilo de Massachusetts, por volta de 1970, o carpinteiro desempregado JB Mooney se torna ladrão de arte amador e planeja seu primeiro grande assalto. No entanto, quando tudo sai dos trilhos, sua vida começa a desmoronar.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - FRACTAIS (2023)
Direção: Augusto César dos Santos // 20 min // Livre
Sinopse: Devastada por uma relação tóxica, Luciana está prestes a cruzar um portal do qual é impossível retornar. Enquanto isso, outras histórias aparentemente aleatórias desembocam rumo uma conexão inesperada.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - FENDA (2024)
Direção: Lis Paim // 24 min // Livre
Sinopse: Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes, quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - CIRCUITO (2023)
Direção: Alan Sousa e Leão Neto // 22 min // Livre
Sinopse: Niara, uma policial escrivã prestes a se aposentar, enfrenta as dicotomias de um sistema de segurança corrupto em paralelo às relações humanas falidas ao seu redor.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - PARTEIRAS (2024)
Direção: Isadora Carvalho e Phillipi Bandeira // 33 min // Livre
Sinopse: O documentário aborda histórias, saberes, mistérios, conflitos e questionamentos que cercam o universo do parto domiciliar através da história de vida e cotidiano de duas parteiras tradicionais: Dona Maria Pretinha, 94 e Dona Neuza, 75, ambas moradoras de Sambaíba e Caiçara de Baixo (comunidade quilombola), à beira da Lagoa do Paraíso, em Cruz, interior do Ceará.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - NOTAS DE YAKECAN (2023)
Direção: André Moura Lopes // 24 min // Livre
Sinopse: "Notas de Yakecan" narra a jornada iniciática de Jessika Yakecan, filha do Pajé Cicero Potyguara e ativista política. Imersa nos seus pensamentos, a jovem alterna o seu tempo aprendendo os saberes ancestrais do seu pai, militando nas causas de gênero e sexualidade com o seu "Coletivo Indígena LGBTI+ Caboclas" e lutando pela defesa do território da sua aldeia.
MOSTRA SIARÁ CINEMA 2025 - VERBO SER (2023)
Direção: Nívia Uchôa // 75 min // Livre
Sinopse: Acompanhamos ativistas feministas no Cariri cearense, no nordeste do Brasil, que através de relatos pessoais e histórias de resistência, trazem à tona a urgência da luta contra os feminicídios, enquanto refletem sobre o impacto cultural e social do patriarcado nas vidas das mulheres.
[CINE CEARÁ 2025] LUPICÍNIO RODRIGUES - CONFISSÕES DE UM SOFREDOR
Direção: Alfredo Manev // 96 min // 12 anos
Sinopse: Em Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor, mostra uma vasta pesquisa com arquivos oficiais do próprio Lupicínio, além de depoimentos e entrevistas do Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares. Através da faixa "Se acaso você chegasse", música que fez parte da trilha sonora do clássico hollywoodianos "Dançarina loura" e que teve sua indicação ao Oscar em 1945, é retratada no longa como sendo um marco importante na história do artista já que os produtores do filme americano não pediram a autorização de Lupicínio e também não o creditaram, ele veio receber os direitos autorais anos após o sucesso do filme.
PARIS, TEXAS (Alemanha/França, 1984)
Direção: Wim Wenders // 146 min // 12 anos // Cine France
Sinopse: No meio do nada, um homem magro, de terno escuro e boné de beisebol vermelho surge no calor escaldante do deserto entre os Estados Unidos e o México. Seu nome é Travis. Ele bebe um último gole de água e segue em frente, obstinadamente, para uma região inóspita que os moradores chamam de "Parque do Diabo". Travis pode parecer mudo e perdido, mas é movido pelo desejo de se reconectar com a família.
Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1984.
"Paris, Texas" foi restaurado digitalmente, com o negativo original 35mm escaneado em 4K na L'Immagine Ritrovata, em Bolonha, com apoio financeiro do CNC. A restauração e a correção de cor foram realizadas na Basis Berlin Postproduktion, com apoio da Chanel e do Programa de Financiamento do Patrimônio Cinematográfico Alemão (FFE). A restauração teve a supervisão do próprio Wim Wenders.
[FESTIVAL CINÉLATINO - MOSTRA OCCITNIA] - DIOGENES (Colômbia/França/Peru, 2022)
Direção: Leonardo BARBUY // 80 min / 14 anos
Sinopse: Nos Andes peruanos, duas crianças são criadas em isolamento pelo pai, um pintor herdeiro de uma tradição ancestral, as Tablas de Sarhua. Ele troca sua arte na aldeia por necessidades básicas, enquanto seus filhos o aguardam, vigiados por seus cães. Uma série de eventos inesperados transformará radicalmente a única realidade que conhecem e levará Sabina, a irmã mais velha, a um encontro com seu passado e sua cultura. Um simples pedaço da vida filmado em preto e branco de alto contraste, em um formato quase quadrado, ampliado pela iluminação, natural ou artificial (uma lamparina de querosene).
[CINE CEARÁ] MEU AMIGÃOZÃO - O FILME (2022)
Direção: Andrés Lieban // 77 min // 12 anos
Sinopse: Yuri, Lili e Matt se preparam pra um dia especial e muito aguardado. Mas os sonhos da turma vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram. Juntos, eles vão para o mesmo ônibus e quando estão prestes a embarcar na excursão, os AmigãoZões entram em ação e saem correndo com seus pequenos amigos para dentro do parque. Eles escapam para um lugar fantástico. Mas ali vive Duvi Dudum, uma criatura suspeita que quer ter todos os AmigãoZões só pra ele e acaba distraindo as crianças e levando Golias, Nessa e Bongo para uma ilha distante onde ele esconde muitos outros AmigãoZões. Yuri, Lili e Matt precisam unir as forças e ir em uma jornada cheia de aventura e mistério para salvar seus AmigãoZões. Nessa viagem eles fazem muitos amigos novos que os ajudam a libertar todos os AmigãoZões da ilha do Dudum.
SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO (2022)
Direção: Haroldo Borges // 110 min // 14 anos
Sinopse: Saudade Fez Morada Aqui Dentro é um longa dramático dirigido e roteirizado por Haroldo Borges. A trama apresenta o jovem Bruno (Bruno Jeferson) de 15 anos, que mora em um bairro humilde e deve superar as adversidades de uma doença degenerativa que, um dia, o fará ficar cego. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico do seu protagonista em um relato de aprendizagem coletiva. Agora, Bruno tem que aprender com as diferenças a enxergar a vida com outros olhos. Saudade Fez Morada Aqui Dentro é estrelado também por nomes como Angela Maria, Ronnaldy Gomes, Terena França e Wilma Macêdo.
[FESTIVAL CINÉLATINO - MOSTRA OCCITNIA] EU VI TRÊS LUZES NEGRAS (Colômbia/México/França/Alemanha, 2024)
Direção: Santiago Lozano Álvarez // 84 min // 14 anos
Sinopse: Na Colômbia, na costa do Pacífico, onde já se passava o primeiro filme de Santiago Lozano, Siembra, vive uma população negra esquecida. Lá, um mundo está acabando, o de José de Los Santos, um velho sábio apaixonado por rituais mortuários herdados dos escravos africanos. Em uma selva hostil povoada por grupos armados violentos e garimpeiros selvagens, acompanharemos, com o imenso carisma do ator Jesús María Mina no papel de José, uma jornada caótica entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Como esses costumes ancestrais podem resistir à barbárie? Onde terminará essa jornada metafórica, meticulosamente filmada graças a planos de grande força expressiva? Selecionado no Cinema em Construção 42 (Cinélatino 2023).