PROGRAMAÇÃO |27 de Novembro a 03 de Dezembro
O AGENTE SECRETO
(Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025)
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
MOSRTA TERRITÓRIOS DE LIBERDADE - PROGRAMA DE CURTAS 1
MARÉ BRABA (CE/BR, 2024)
Direção: Pâmela Peregrino // 7 min.
Sinopse: Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.
CUMBE - MEMÓRIAS QUILOMBOLAS (CE/BR, 2019)
Direção: Realização coletiva (Cleomar Rocha, Ionara Silva, Vivian Raquel Silva, Edmilson Oliveira, Robert Rocha, Antônio Martins Neto, Amanda Nogueira, Tiana Cassiano, Nicolas Michel Silva, Jhonatan Moreira, Nicoly Silva) // 11 min.
Sinopse: Filme realizado durante uma oficina de audiovisual com crianças, jovens e adultos do Cumbe no ano de 2019, onde cada participante, filma sua relação com os bens naturais presentes na comunidade, tendo a memória como importante ferramenta de afirmação e pertencimento com o território quilombola do Cumbe.
NENEM DO QUILOMBO (CE/BR, 2012)
Direção: Kiko Alves // 15 min.
Sinopse: A luta pela terra no Brasil ainda é marcada pelo desafio da Reforma Agrária, e os movimentos Quilombolas estão na ponta dessa disputa. Este documentário mergulha na realidade da comunidade de Queimadas, no sertão cearense, para revelar a resistência e a batalha diária desse povo por seu território.
MALÊS (Brasil, 2024)
Direção: Antônio Pitanga // 114 min. // 16 anos // Imovision
Sinopse: MALÊS é uma jornada de resistência e coragem, ambientada na vibrante Salvador de 1835. Durante seu casamento, dois jovens muçulmanos são arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e reencontrar-se, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês.
MOSTRA TERRITÓRIOS DE LIBERDADE - PROGRAMA DE CURTAS 2
ARUANDA (PI/BR, 1960) - 35mm
Direção: Linduarte Noronha // 21 min. // 12 anos
Sinopse: A história de um quilombo formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo.
Esta sessão conta com apoio do CTAv (Centro Técnico Audiovisual)
NOVE ÁGUAS (MG/BR, 2019)
Diretor: Quilombo dos Marques, Gabriel Martins // 25 min.
Sinopse: Em 1930, Marcos e seu grupo saíram do Vale do Jequitinhonha rumo ao Vale do Mucuri. Fugindo da seca, da fome e da violência no campo, a história de luta por água e terra protagonizada pelos moradores do Quilombo Marques, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais.
CAIXA D'ÁGUA - QUI-LOMBO É ESSE? (SE/BR, 2013)
Direção: Everlane Moraes // 15 min.
Sinopse: Com depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, o documentário aborda a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas, localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.
A REBELIÃO DOS JANGADEIROS (2025)
Direção: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio // 75 mim // Livre
Sinopse: O ano é 1881. Jangadeiros do Ceará trancam o Porto de Fortaleza e decretam que dali não se embarcariam mais negros e negros escravizados. Os livros não contam, mas "A Rebelião dos Jangadeiros" teve heróis além do eleito Dragão do Mar. Tia Simoa e José Napoleão desafiaram a corte portuguesa e o Brasil colônia escravagista.
[Sessão Vitrine Petrobras] A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (Brasil, 2025) - Estreia
Direção: Rafaela Camelo // 90 min. // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.
O QUE A NATUREZA TE CONTA (Coréia do Sul, 2025)
Direção: Hong Sang-soo // 108 min // 12 anos // Pandora
Sinopse: Dong-hwa e sua namorada Kim Jun-hee acabam embarcando em uma longa tarde que se estende quando ele conhece seus pais pela primeira vez.
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #1 PROGRAMA QUINCEANERA
MERUOCA (VICTOR COSTA LOPES, 2010, 12'08").
Um grupo de amigos na serra da Meruoca. E uma câmera entre eles.
AUTOESTRADA (FELIPE GURGEL, 2016, 10'43").
Filmar é ir ao encontro.
MONÓLITOS (MARIANA NUNES, 2012, 14'13").
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #2 PROGRAMA QUINCEANERA
TRAGO SEU AMOR DE VOLTA (Rycleson Rodrigues, 2025, 5'42")
Filme experimental e ensaístico que investiga os afetos através da performance de dois corpos que se encontram e se desencontram entre a saudade e a nostalgia. A partir da leitura de poesias de Olegário Mariano, o amor ganha forma em gestos, silêncios e palavras, tendo como cenário a Ponte dos Ingleses e a Praia do Havaizinho - espaços de memória e melancolia que se tornam testemunhas de um tempo suspenso.
TOMARA QUE TU VOLTE (Ana Sousa e Gustavo Marques, 2025, 3'55")
Aos poucos, entendo que não lhe encontrarei esperando, só lhe verei indo.
OYÁ (Abe Rocha e 3r1k, 2025, 2'48")
Clipe da música "Oyá", do cantor Abe Rocha.
VOLTA PRA MIM (Ana Sousa e Gustavo Marques, 2025, 1'59")
Sei que o tempo ensolarado te deprime e você nem tem sandálias.
O AÇOUGUEIRO (Samuel Torres e Tiago Maia, 2025, 3'16")
Ao acordar numa cozinha misteriosa, Jonas não imagina que um simples açougueiro pode ser seu juiz por saber de seu passado.
NÃO VOLTE (Ana Sousa e Gustavo Marques, 2025, 2'24")
O teu amor me deixou doente.
SE OS ASTROS FALASSEM, O TEMPO VOLTASSE E A SOLIDÃO FINDASSE (Eric Alexandre, 2024, 25'59")
Eva, Noa e Dom passam a morar na mesma casa para superar seus passados conturbados, mas a chegada de visitantes misteriosos irá trazer à tona a angústia de estarem presos aos seus erros e pensamentos mais obscuros, tornando a convivência insustentável.
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #3 PROGRAMA QUINCEANERA
ESTÁTICA (Tiago Maia e Samuel Torres, 2025, 5'37")
Um jovem, em uma noite solitária, é perseguido por um espírito misterioso - ou seria apenas paranoia?
KARMA (Cassius Iordano, 2025, 12')
Sem saber que morreu, Ana desperta em um lugar entre o real e o ilusório. Perdida em memórias fragmentadas e culpas do passado, ela precisa enfrentar suas próprias sombras no caminho da compreensão de que a morte pode ser apenas uma transformação.
BATORÉ (Lucas Souto, 2025, 9')
Após escapar de um tiroteio, o jovem Coité desmaia e acorda em um "jardim encantado" surreal. Envolvido por visões aterrorizantes, ele vive uma sequência de pesadelos.
H.S.F (Aparecido Santos, 2019, 15'18")
Gravações encontradas nas ruínas de um antigo hospital maternidade em Camocim (CE) revelam os últimos momentos de um grupo de jovens.
VIGÍLIA (Falcão Duarte e Tiago Maia, 2025, 16')
Ye, um jovem angolano, muda-se para Fortaleza, no Ceará, longe da família e de tudo o que conhece, em busca de uma nova vida. Isolado num pequeno e claustrofóbico apartamento, enfrenta uma solidão torturante. Pombos observadores começam a persegui-lo pelas janelas e telhados, enquanto o ruído constante da atmosfera ou a privação de sono, dia e noite, o atormentam. O cansaço e a sensação de vigilância transformam sua mente num campo minado de paranoia. Cada som, cada movimento, parece um ataque. À medida que a linha entre a realidade e o delírio se esbate, Ye sente a pressão crescer até não conseguir mais escapar. Cercado, sozinho e sem apoio, decide reagir com violência extrema e definitiva.
O VEGETARIANO (Wylliana Nascimento, 2025, 20')
Raimunda, uma mulher negra e idosa, descobre que o neto Mizael, um jovem com fanatismo religioso, está dando bifes recheados com vidro para os cachorros do bairro rico em que trabalham. O que ela fará diante do comportamento aberrante do neto?
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #4 PROGRAMA QUINCEANERA
DESEJO (Gabriel "The Salles", 2025, 3'44")
Nem todos sonham em ser milionários, famosos ou com um grande sonho; às vezes, nosso sonho pode ser viver uma noite, um amor, viver nosso desejo.
NZINGA (Letícia Ramalho e Janderson Oliveira, 2025, 4'21")
Este documentário performático resgata a trajetória da rainha Nzinga a Mbandé, de Angola, uma figura histórica de resistência e liderança. Através da música, da dança e da estética do maracatu cearense, o curta-metragem evidencia sua influência nas manifestações culturais afro-brasileiras. A vestimenta tradicional do maracatu, inspirada nos trajes reais da rainha, torna-se um elo simbólico entre passado e presente, destacando a ancestralidade e a força dessa herança cultural.
CHAPÉUS, CARTOLAS E BUCKETS (Victor Nephews, 2025, 9'23")
Nathan acaba de reencontrar seus amigos após um tempo sem se verem, experimentando pela primeira vez o cogumelo, o que o leva a uma viagem alucinógena que revela coisas sobre um passado desconhecido para ele.
DOROTHY - SEGUNDA TEMPORADA, EPISÓDIO 1 (Eric Magda Lima e Sara B Jales, 2025, 20')
Milena (Mara Rachel) lida com sua vida, onde tem de esconder suas habilidades e não agir mais como Dorothy, enquanto o clima de medo de bizarros cresce na cidade. O começo da segunda temporada da websérie Dorothy.
MÃOS SUJAS, ROUPAS LIMPAS (Pedro Ferreira, Kianna, Caio Cruz, Beatriz Estevam, Ruan Luarthur, Sunslly Marques, Lucadrad, 2025, 19')
Em um dia aparentemente comum de sua rotina, Dina decide lavar as roupas. No entanto, a personagem não esperava ser tomada por delírios desencadeados por um episódio de racismo que havia vivenciado.
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #5 PROGRAMA QUINCEANERA
CORPO ESTRANHO (Grenda Costa, 2016, 18')
Janaína acorda sozinha no apartamento de um homem e passa a explorar o ambiente em que ele vive. Ela não tem um lugar e tenta se adequar a este que achou por acidente; pertencer a esse espaço como meio de pertencer a algo: a si mesma, ao próprio corpo. Ela está ligeiramente à direita do encaixe.
MONJA (Breno Baptista, 2011, 15'42")
Te coloco em uma prateleira de atemporalidade pra tentar amenizar todo esse luto sem fim, que não te aceita como passado de jeito nenhum. Enquanto durmo, tomo cuidado para não ocupar o seu lado da cama.
TENHO UM DRAGÃO QUE MORA COMIGO (Wislan Esmeraldo, 2013, 17'22")
Quando ele chega, a casa inteira fica impregnada de seu perfume.
AQUELE CÉU DE AZUL PETRÓLEO (Wara, 2016, 20')
"Asfalto. Sol. Tua pele. Areia. Nada vai ser o mesmo. E aquele céu? ele vai continuar da mesma cor."
BIQUINI PARAÍSO (Samuel Brasileiro, 2015, 15'07")
Num carnaval de praia, é possível atravessar ou permanecer na festa. Em meio à nuvem de maizena, é possível vislumbrar um olhar. Entre os altos decibéis, é possível ouvir o silêncio.
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #6 PROGRAMA QUINCEANERA
ALVOROÇADA (Vitória Uchoa e Ramile Silva, 2024, 3'44")
O início do relacionamento de Vitória e Jade, regado por calor, paixão e maresia.
MEMÓRIA (Gustavo Cavalcante, 2025, 5'36")
Uma breve reflexão sobre a memória e a sensação de lar.
(FILME SURPRESA)
1942 (Ana Sousa, 2025, 5'24")
A carta de despedida de Olga Benário.
SABER BRINCAR (Leticia Diniz, 2024, 15'23")
Saber Brincar é um filme sobre o encanto de ser criança no coração do Cariri. O documentário mergulha nas cores, nos ritos e nas tradições das crianças, que com suas brincadeiras mantêm vivas as raízes que florescem nos grupos de cultura popular, celebrando a infância, o lúdico e a tradição que molda o futuro.
O QUE ME VIU PASSAR (Hélio Vicenzo, 2025, 14')
"Em um instante, alguém o viu passar. Uma persona caminha por camadas de si mesmo, buscando compreender o que o observa. A cada passo, aproxima-se daquilo que o viu passar - ou daquilo que talvez sempre esteve ali, esperando ser lembrado."
ANTÍGONA (Cassius Iordano, 2025, 9'19")
Em um vídeo-carta poético, três sonhos vividos em anos consecutivos revelam o processo íntimo de luto, que entre realidade e ficção busca reencontrar, nos sonhos, aqueles que já partiram.
(FILME SURPRESA)
CHEGA DE SAUDADE (Santiago Gabriel, 2025, 12')
O filme, que tem como cenário a Faculdade de Direito da UFC, conta a história de André, que após uma perda, aprende o que significa sentir saudades.
MISS ROSE (Any Ayla Shakur, 2024, 20')
Deyse, uma jovem marcada pela exaustão, dedica-se inteiramente aos cuidados de sua mãe, Rose, uma figura mórbida e silenciosa que parece assombrar a casa tanto quanto a vida da filha. Entre entrevistas de emprego e lembranças traumáticas, Deyse afunda em um ciclo de violência, rancor e afeto ambíguo. O limite entre o amor e o ódio se dilui, revelando um vínculo sufocante e visceral que ameaça consumir as duas.
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #7 PROGRAMA QUINCEANERA
SESSÃO #7 - MOSTRA MONSTRA (COMUNICAÇÃO SOCIAL - AUDIOVISUAL/UFRN)
NA CASA DOS 20 (Felipe Santelli, 2025, 13')
Prestes a serem despejados, Uli e Vic, dois jovens artistas, fazem de seus últimos dias na casa um filme.
MELATONINA (Eduarda Soares, 2025, 13')
Maria, criada em uma família religiosa, sofre de insônia causada por uma culpa incompreendida. No dia de seu aniversário, ao comer todas as gomas de melatonina caseiras que ganhou da companheira, embarca em uma jornada introspectiva, revisitando seu passado e confrontando suas inquietações mais profundas no mundo dos sonhos.
ENXAQUECA (Heron Condor, 2024, 10')
Sara é uma estudante desmotivada que lida com a recente perda da mãe. Durante uma noite no Departamento de Comunicação, ela decide sair da aula para tomar um ar e aliviar os sintomas de sua enxaqueca, até que se vê perseguida nos corredores universitários por um estranho que mais parece uma entidade.
ASSIMETRIA (Lokie, 2023, 15')
Cora é uma garota comum que se encontra numa situação nem tão comum assim: está num relacionamento conturbado com Camila, uma vampira. As duas precisam se alinhar para viver em um ambiente propício, mas apenas Cora se esforça. Tudo muda quando a humana começa a notar que esse cenário está prejudicando muito mais que suas noites de sono.
LUGAR NENHUM (Camille Silva, 2022, 10')
Cecília deseja embarcar em um trem para lugar nenhum, mas ele está indisponível na estação.
TERRARIUM (Leli Queiroz e Marina Moura, 2025, 7')
Hellen é uma cientista que cria uma pessoa-planta, Quimera, em um pequeno terrário. Elas anseiam por um encontro impossível.
SOFISTICADOS URBANOS (Cauã Brilhante e Herbeth Nascimento, 2024, 25')
Após se deparar com uma pichação reveladora no ônibus, um fulano operador de telemarketing decide dar um rumo inesperado à sua vida em meio a epifanias urbanas.
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #8 PROGRAMA QUINCEANERA
ALQUIMIA DO MAR (Isadora Lima, Joyce Kelly, Letícia Alcântara e Rycleson Rodrigues, 2025, 7'10")
Alquimia do Mar une arte, moda e sustentabilidade, transformando resíduos plásticos em figurinos cênicos para uma narrativa ficcional de caráter ativista. A obra propõe uma reflexão estética sobre o impacto do descarte nos oceanos e convida o público à consciência ambiental.
O MARINHEIRO (Cassius Iordano, 2025, 19'46")
Em um cemitério, três figuras falam sobre a vida e a morte, o sonho e a memória, a realidade e a ficção. Aos poucos, suas palavras revelam que também elas pertencem ao mesmo limbo sobre o qual falam.
(FILME SURPRESA)
SEREIA TRAVESTI (Any Ayla Shakur, 2025, 10'1")
Navegando entre sonhos e memórias, uma travesti percorre imagens da infância e o mar da imaginação, onde fingia ser sereia para experimentar sua feminilidade.
ARCAD'ÁGUA (Paulo Carter, 2025, 26')
Em uma viagem de férias, a vida turbulenta de um jovem escritor muda completamente ao reencontrar um grande amigo de infância.
15° MOSTRA PERCURSOS - SESSÃO #9 PROGRAMA QUINCEANERA
A FESTA E OS CÃES (Leonardo Mouramateus, 2014, 25'08")
À noite eles se juntam em bando, como se fossem um pelotão que tivesse desertado de uma mesma parte, para este pedaço de bairro no subúrbio de Fortaleza.
SUPERDANCE (Pedro Henrique, 2016, 18'41")
Um bando. Um amigo desaparecido, uma cobra, um sofá jogado no caminho. Nove corações inquietos em busca de algo que ainda esteja vivo.
O VERBO (Juliana Craveiro e Lucas Souto, 2024, 20'23")
Uma jovem estudante de física é obrigada, por sua mãe abusiva, a participar dos cultos de sua congregação religiosa. Tomada por pensamentos que teorizam a figura de Deus cientificamente, a jovem recebe a visita inesperada de uma mulher misteriosa, que vai ajudá-la a conhecer toda a verdade por trás dos seus devaneios.
OS DESEJOS DA CARNE (Luciana Vieira e Tobias Gaede, 2011, 2'17")
O acaso faz do apresentador de TV um pregador pentecostal. De dentro de um trailer de hambúrgueres, ele nos fala, entre outras coisas, sobre os perigos dos desejos da carne.
OS ANOS 3000 ERAM FEITOS DE LIXO (OU QUANDO A DIGNIDADE DA RAÇA HUMANA SE AFOGOU NO CHORUME ESTÁTICO DA ARTE DA HIPOCRISIA)
(Ana Luiza Menezes, Clara Chroma, Cleyton Xavier, Luana Rosa, Ana Elisa Alves e Eduardo Sá Cin, 2017, 14'13")
Montanhas de lixo pelas ruas. Pessoas cobertas de lixo e se hidratando com chorume. Lixos com um brilho neon. Lixo com holograma e som estéreo. O lixo é um outdoor de alta concorrência. O lixo é a nova moeda e seu lastro é maior que o do ouro.
CLOACA (Fabiano Nardy e Getulio Abelha, 2018, 13'45")
Maria, Ariel, Idago e uma galinha fogem.
BRUXARTISTAS CEARÁ-PRÉVIA (Bárbara Cabeça, Isaac Bento, Rebeca de Melo e Verônica Vilela, 2016, 5'33")
Registro sobre a artista e bruxa cearense Bartira Dias.
CORAÇÕES JOVENS (Bélgica/Holanda, 2024)
Direção: Anthony Schatteman // 99 min // 14 anos // Mares Filmes
Sinopse: Elias desenvolve sentimentos por seu novo vizinho Alexander. Ele logo percebe que está se apaixonando pela primeira vez. As interações com seus amigos e familiares trazem mais perguntas do que respostas. Confuso com seus sentimentos, Elias tenta resolver seu caos interior para provar que merece o coração de Alexander. A coprodução belga-holandesa foi selecionada na seção Geração Kplus do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve sua estreia mundial.
A QUEDA DO CÉU (Brasil, 2024)
Direção: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha // 108 min. // 12 anos // Gullane
Sinopse: A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme acompanha o importante ritual fúnebre Reahu, que mobiliza a comunidade Watorik? em um esforço coletivo para segurar o céu.