PROGRAMAÇÃO |20 a 26 de Novembro
MALÊS (Brasil, 2024) - Estreia
Direção: Antônio Pitanga // 114 min. // 16 anos // Imovision
Sinopse: MALÊS é uma jornada de resistência e coragem, ambientada na vibrante Salvador de 1835. Durante seu casamento, dois jovens muçulmanos são arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e reencontrar-se, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês.
MINHA CONTRIBUIÇÃO (Cuba, 1969)
Direção: Sara Gómez // 34min. // 12 anos
Sinopse: Sara Gómez examina o papel das mulheres em Cuba, oferecendo uma crítica incisiva a uma sociedade na qual a desigualdade de gênero persiste. A obra retrata as dificuldades que as mulheres enfrentam quando buscam integração econômica e igualdade com os homens em um país no auge da revolução.
UMA ILHA PARA MIGUEL (Cuba, 1968)
Direção: Sara Gómez // 20 min. // 10 anos
Sinopse: Sara Gómez documenta o cotidiano da Ilha da Juventude, anteriormente chamada de Ilha de Pinos, localizada em Cuba. Ela filma as discussões sobre os problemas da construção, da escola e das atividades de lazer dos jovens em 1968 e contextualiza essas imagens com o pensamento de Frantz Fanon sobre a construção de uma nação por meio da descolonização.No filme acompanhamos um jovem em situação de risco chamado Miguel, que é enviado para Havana como parte de um programa de reeducação do governo.
SOBRE HORAS EXTRAS E TRABALHO VOLUNTÁRIO (Cuba, 1973)
Direção: Sara Gómez // 9 min. // 10 anos
Sinopse: A diretora Sara Gómez registra as opiniões dos trabalhadores da indústria têxtil de Cuba sobre as teses do XIII Congresso Trabalhista da CTC. Eles expõem suas reflexões sobre a política de horas extras não remuneradas e trabalho voluntário.
E... NÓS TEMOS SABOR (Cuba, 1967)
Direção: Sara Gómez // 25 min. // 12 anos
Sinopse: O lendário músico de rumba Alberto Zayas serve como guia nesta vibrante jornada pela história e cultura musical cubana. Sara Gómez filma entrevistas, apresentações improvisadas na rua e gravações no estúdio.
DE CERTA MANEIRA (Cuba, 1977) - Materiais
Direção: Sara Gomez // 75 min. // 12 anos
Sinopse: Mario, um operário de fábrica, e Yolanda, uma professora, se apaixonam. Porém uma crise moral se instala no romance crescente entre eles, ressaltando as diferenças em suas perspectivas e valores. Uma obra feminista poderosa e radical da Cuba pós-revolução, "De Certa Maneira" é um marco do cinema do país e o único longa-metragem realizado pela diretora Sara Gómez.
O QUE A NATUREZA TE CONTA (Coréia do Sul, 2025) - Pré-estreia
Direção: Hong Sang-soo // 108 min // 12 anos // Pandora
Sinopse: Dong-hwa e sua namorada Kim Jun-hee acabam embarcando em uma longa tarde que se estende quando ele conhece seus pais pela primeira vez.
EXPOFAVELA INNOVATION CEARÁ
O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025) - Pré-estreia
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
COCÓ - O RIO QUE A CIDADE ATRAVESSA (Brasil, 2025) - Materiais
Direção: Renata Monte e Uirá Dantas // 5 episórios // 30 min. // 12 anos
Sinopse: No caminho do rio que banha Fortaleza, surge uma cartografia de memórias, identidades, afetos e histórias. Entre paisagens naturais e urbanas, o Cocó é personagem vivo e pulsante, um espelho de água atravessado por uma das maiores metrópoles do Brasil.
A QUEM EU PERTENÇO (Tunísia/França/Canadá, 2024) - Estreia
Direção: Meryam Joobeur // 120 min // 16 anos // Pandora
Sinopse: Aicha vive no norte da Tunísia com o marido e o filho mais novo. A família vive angustiada desde a partida dos filhos mais velhos, Mehdi e Amine, para a guerra. Quando Mehdi inesperadamente volta para casa com uma misteriosa esposa grávida, algo sombrio emerge na região, ameaçando toda a aldeia. Com isso, Aicha se vê dividida entre o amor materno e a busca pela verdade. Competição principal Berlim 2024. Diretora indicada ao Oscar por seu curta-metragem Ikhwène.
A QUEDA DO CÉU (Brasil, 2024) - Estreia
Direção: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha // 108 min. // 12 anos // Gullane
Sinopse: A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme acompanha o importante ritual fúnebre Reahu, que mobiliza a comunidade Watorik? em um esforço coletivo para segurar o céu.
CORAÇÕES JOVENS (Bélgica/Holanda, 2024) - Estreia
Direção: Anthony Schatteman // 99 min // 14 anos // Mares Filmes
Sinopse: Elias desenvolve sentimentos por seu novo vizinho Alexander. Ele logo percebe que está se apaixonando pela primeira vez. As interações com seus amigos e familiares trazem mais perguntas do que respostas. Confuso com seus sentimentos, Elias tenta resolver seu caos interior para provar que merece o coração de Alexander. A coprodução belga-holandesa foi selecionada na seção Geração Kplus do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve sua estreia mundial.
REJEITO (Brasil, 2023) - Estreia e 2ª Semana
Direção: Pedro de Filippis // 75 min // 10 anos // Descoloniza Filmes
Sinopse: Após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas estruturas ameaçam milhões de pessoas em Minas Gerais. "Rejeito" acompanha uma conselheira ambiental do Estado que enfrenta o modus operandi do governo e das mineradoras, ao passo que comunidades ameaçadas resistem em seus territórios. Com uma abordagem intimista e crítica, o documentário lança luz sobre os conflitos invisibilizados da mineração no Brasil contemporâneo.