PEDAÇO DE MIM (França, 2024)
Direção: Anne-Sophie Bailly // 94 min. // 16 anos // Filmes do Estação
Sinopse: Mona, uma mulher divorciada, vive com seu filho Joel, um adulto neurodivergente. Os dois compartilham uma relação profunda, que é abalada quando Mona descobre que uma namorada de Joel, também neurodivergente, está grávida.
CAZUZA: BOAS NOVAS (Brasil, 2025) - Estreia
Direção: Nilo Romero // 91 min. // 14 anos // Cajá
Sinopse: Em 1987, Cazuza foi diagnosticado com AIDS e viajou para os Estados Unidos para iniciar um tratamento. Internado em um hospital em Boston, ele chegou a ficar à beira da morte. No entanto, quando voltou ao Brasil no final daquele ano, lançou três álbuns, recebeu prêmios e fez mais de 40 apresentações do espetáculo "O Tempo Não Para". Com depoimentos de Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Frejat, sua mãe Lucinha Araújo e do próprio diretor do filme, Nilo Romero (amigo, parceiro de composições e diretor musical do último show de Cazuza), o documentário nos conta essa história com grande riqueza de detalhes.
PRÉDIO VAZIO (Brasil, 2025)
Direção: Rodrigo Aragão // 80 min. // 16 anos // Retrato Filmes
Sinopse: A jovem Luna embarca junto ao namorado em uma jornada para procurar sua mãe, que desapareceu no último dia do Carnaval em Guarapari. Sua busca a leva até um antigo prédio aparentemente vazio, mas que na verdade é habitado por almas atormentadas.
DREAMS (Noruega, 2024)
Direção: Dag Johan Haugerud // 110 min. // 16 anos // Imovision
Sinopse: Aos quinze anos, uma garota experimenta um despertar sexual ao se apaixonar intensamente por sua professora. Para processar seus sentimentos, ela os traduz em palavras, preenchendo as páginas de seu diário com uma escrita vívida e arrebatadora. Quando sua mãe e avó descobrem o texto, enxergam nele uma obra digna de publicação, sem perceber que, para a jovem, aquelas palavras não eram literatura, mas a única maneira de preservar a chama de um amor impossível. Nesse embate geracional, três mulheres confrontam suas visões sobre amor, sexualidade e autodescoberta, transformando suas relações para sempre.
EROS (Brasil, 2024) - Estreia
Direção: Rachel Daisy Ellis // 108 min. // 18 anos // Fistaile
Sinopse: EROS explora as arquiteturas do amor, sexo e intimidade por meio de uma das mais infames e adoradas instituições brasileiras: o Motel. Frequentadores foram convidados a se filmar durante uma noite e compartilhar seus vídeos para fazer parte de um filme.
YÕG ÃTAK: MEU PAI, KAIOWÁ (Brasil, 2024)
Direção: Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna // 94 min. // 12 anos // Embaúba
Sinopse: "Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá" conta a busca de Sueli Maxakali e Maísa Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, de quem foram separadas durante a ditadura militar no Brasil. O filme acompanha a jornada da cineasta para reencontrar o pai, bem como as lutas enfrentadas pelos povos indígenas Tikmu?'u?n e Kaiowá em defesa de seus territórios e modos de vida.
CLOUD - NUVEM DE VINGANÇA (Japão, 2024) - Estreia
Direção: Kiyoshi Kurosawa // 124 min. // 16 anos // O2
Sinopse: Buscando lucro rápido, um jovem revende online diversos produtos baratos por preços elevados, o que acaba gerando insatisfação entre seus clientes. Conforme o descontentamento cresce, alguns clientes decidem se vingar, levando-o a enfrentar uma série de eventos misteriosos e ameaçadores que colocam sua vida em risco.
O SILÊNCIO DAS OSTRAS (Brasil, 2024)
Direção: Marcos Pimentel // 127 min. // 12 anos // Olhar
Sinopse: A vida de uma menina que nasceu em uma vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou. Depois de perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. Um filme sobre crescer, sobreviver e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio.
FILHOS DO MANGUE (Brasil, 2024) - Estreia
Direção: Eliane Caffé // 107 min. // 14 anos // Bretz Filmes
Sinopse: Um homem violento e desregrado aparece ferido e desmemoriado em uma comunidade ribeirinha. As pessoas do local o acusam de roubo e tentam, em vão, que ele recupere a memória e devolva o dinheiro. Em um julgamento popular, vem à tona uma trama que envolve violência doméstica, de gênero, tráfico humano e desvio de verba pública. Condenado ao isolamento, o homem busca um novo sentido para viver.