PROGRAMAÇÃO |29 de Janeiro a 04 de Fevereiro
HAMNET: A VIDA ANTES DE HAMLET (Reino Unido, 2025)
Direção: Chloé Zhao // 125 min. // 16 anos // Universal
Sinopse: Um dos mais importantes escritores do cânone ocidental, William Shakespeare vive uma tragédia ao lado de sua esposa Agnes quando o casal perde o filho de 11 anos para uma das várias pragas que assolaram o século XVI. Hamnet era o nome do menino. Explorando os temas da perda e da morte, o filme acompanha a rotina e o dia a dia de uma família, as alegrias e as tristezas de viver numa pequena vila na Inglaterra do passado e a história de amor poderosa que inspirou a criação da peça Hamlet.
BOTÃO DE HOMEM MORTO (México, 2024)
Direção: Alejandro Gerber // 108min // 14 anos
Sinopse: Dalia descobre que seu marido desapareceu. Sua vida e seu trabalho como motorista de metrô começam a desmoronar; a violenta indiferença de seu entorno a envolve em um túnel escuro que parece não levar a lugar nenhum.
CRÔNICAS DEL OTRO NORTE (México, 2024)
Direção: Miguel León // 90 min // 14 anos
Sinopse: O roteirista de "O Segredo do Doutor Grinberg" dirige uma jornada única ao mundo dos sonhos que deslumbrou o júri e o público do Festival Internacional de Cinema de Guanajuato. Durante três anos, um estrangeiro monta uma instalação em Chihuahua, aberta a qualquer pessoa que queira entrar e contar um sonho, daqueles que ficam gravados na memória com a mesma intensidade da lembrança do que foi vivido. Com o objetivo de finalmente começar a contar a história da humanidade adormecida. E encontrar nessa jornada a chave para a sua própria história. Uma história que o liga, misteriosamente, àquele lugar.
[Sessão Vitrine Petrobras] A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (Brasil, 2025) - Estreia
Direção: Rafaela Camelo // 90 min. // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.
FIAÇÃO DE MÚSICAS (México, 2023)
Direção: Ismael Vázquez Bernabé // 100min // 14 anos
Sinopse: Quais são os nossos dons e como os usamos para construir uma comunidade? Conheceremos três fios de um tear comunal: Lorenzo, Donato e Zoila.
JIKURI, JORNADA À TERRA DOS TARAHUMARA (México, 2023)
Direção: Federico Ceccheti // 84 min // 14 anos
Sinopse: A vida de Rayénari muda com a chegada de Antonin Artaud em busca do conhecimento espiritual Tarahumara. Depois de perder sua alma em um ritual, Rayénari o encontra em um asilo mental e o ajuda a se recuperar por meio de sonhos.
MONSTRO DE XIBALBA (México, 2024)
Direção: Manuela Irene // 76 min // 14 anos
Sinopse: Rogelio tem oito anos e quer saber o que acontece quando as pessoas morrem. Obrigado a passar as férias com sua babá Eduarda em Yucatán, ele tenta desvendar esse grão mistério. Junto com seus novos amigos, Lucio e Juanito, os três encontrarão o velho eremita de Yucatán conhecido como o Monstro de Xibalba.
NEPANTLA: O ENTREMEIO (México, 2024)
Direção: Robie Flores // 82 min // 14 anos
Sinopse: Uma cineasta retorna para casa após a morte de seu irmão e cria um retrato de amadurecimento que explora sua adolescência com passeios de barco e transformações.
O AGENTE SECRETO
(Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025)
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
LABIRINTO DOS GAROTOS PERDIDOS (Brasil, 2025)
Direção: Matheus Marchetti // 82min // 18 anos // Filmicca
Sinopse: Um garoto do interior se perde na madrugada da cidade grande, passando por uma série de encontros sexuais progressivamente bizarros, enquanto um assassino espreita pelas sombras da metrópole.
O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025)
Direção: Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.
JOVENS MÃES (França, 2025) - Estreia
Direção: Jean-Pierre e Luc Dardenne // 106 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Cinco jovens mulheres - Jessica, Perla, Julie, Ariane e Naïma - vivem juntas em um abrigo para grávidas e mães adolescentes na região de Liège, Bélgica. Cada uma enfrenta, à sua maneira, as consequências de uma maternidade precoce, tentando cuidar de seus filhos enquanto encaram o peso de suas próprias ausências e feridas. Jovens Mães é um retrato delicado e contundente da maternidade como território de vulnerabilidade e resistência, marcado por dilemas éticos, sociais e afetivos.
RODA DE CONVERSA // GRATUITO
ATUAÇÃO NO AUDIOVISUAL: CASTING, PREPARAÇÃO, GRAVAÇÃO E OUTRAS ABORDAGENS COM ANDRÉIA PIRES
FOI APENAS UM ACIDENTE (Irã/França/Luxemburgo, 2025) - Estreia
Direção: Jafar Panahi // 106 min. // 14 anos // Imovision
Sinopse: Quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu
torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna protética. Vahid então recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação, e o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?
SERRA DAS ALMAS (Brasil, 2025)
Direção: Lírio Ferreira // 121 min. // 16 anos // Imagem Filmes
Sinopse: Em Pernambuco, um roubo de joias irá reunir um antigo grupo de amigos desajustados, fazendo com que os resultados sejam catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles terá que encontrar sua própria forma de liberdade.
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE // GRATUITO
TECTÔNICA (CE/Brasil, 2026)
Direção: Pedro Diogenes // 23 min. // Livre
Com Marta Aurélia // Banda: Clau Aniz, Vitor Cozilos Vitor, Felipe Couto, Ayla Lemos e Uirá dos Reis
QUASE À MEIA VOZ (CE/Brasil, 2025)
Direção: Maria Tamires e Victor Emanuel Borges // 17 min. // 14 anos
Sinopse: Eulália e Iremar, duas mulheres na terceira idade, dividem a vida entre novenas na vizinhança e quartos de motel, explorando livremente desejo e paixão. Com a chegada dos 60 anos de Eulália, porém, uma questão paira entre elas: em suas idades, é possível amar livremente e começar de novo?
A RETIRANTE (CE/Brasil, 2020)
Direção: Débora Ingrid e Henrique Oliveira // 13 min. // Livre
Sinopse: Um pescador ribeirinho, num final de tarde de pesca, descobre ter fisgado o esqueleto de um retirante que há muito tempo estava submersa nos rios. Sua ossada enredada se agarra ao coração do pescador numa noite encantada.
SECUNDÁRIA (CE/Brasil, 2025)
Direção: Amanda Pontes e Micheline Helena // 16 min. // Livre
Elenco: Di Ferreira, Elisa Porto, Lii Coelho, Georgina Castro.
Sinopse: Diana é uma atriz que está passando por um longo processo de casting para um filme. A vida real e a interação com suas amigas a faz questionar o que ela está deixando de legado nesse mundo.
YES (França/Israel/Alemanha, 2025)
Direção: Nadav Lapid // 150 min. // 16 anos // Imovision
Sinopse: Y., um músico de jazz em decadência, e Jasmine, sua esposa dançarina, sobrevivem oferecendo sua arte e seus corpos a quem estiver disposto a pagar. Quando despertam o interesse de figuras influentes, passam a se apresentar para a elite do país. Mas tudo muda quando Y. recebe uma nova missão: compor o novo hino nacional em troca de uma quantia impensável. Dizer "sim" sempre foi parte do jogo, mas o preço do sucesso pode ser a sua própria consciência.
SEM URSOS (Irã, 2022)
Direção: Jafar Panahi // 107 min. // 12 anos // Imovision
Sinopse: Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.
CURVA SINUOSA (CE/Brasil, 2021, dir. Andréia Pires)
Direção: Andréia Pires // 21 min. // 14 anos
Elenco: Jéssica Teixeira
Sinopse: Essa parte das coisas, indissociavelmente exposta em 2021 por Jéssica Teixeira, a qual, em sua coluna nomeada Almanaque dos ossos, entendeu que, quando Arquimedes corria e gritava nu na sua sala arredondada, a palavra EUREKA produzia algo equivalente a um buraco nos pulmões, um perigo no presente ou um surto na certeza. Essa visão das coisas, possivelmente não é partilhada por todas as pessoas do planeta. Enfim.
PONTO CEGO (Brasil/França, 2025, dir. Luciana Vieira e Marcel Beltrán)
Direção: Luciana Vieira e Marcel Beltrán // 21 min. // 12 anos
Elenco: Ana Luiza Rios, Carri Costa, Bilica Léo, Katiana Monteiro, Juliana Maia, Kennedy Saldanha, João Fontenele, Alcântara Costa, Luiza Torres, Júnior Sindeaux
Sinopse: Marta é uma engenheira responsável pelas câmeras de segurança do porto de Fortaleza, um ambiente onde as mulheres silenciadas convivem com o anonimato e o desprezo. Mas Marta está pronta para romper o silêncio.
TERRA AUSENTE (CE/Brasil/França, 2018)
Direção: Noá Bonoba // 14min //
Sinopse: Encontros induzidos por forças externas. Mundo em ruínas. Aqui, quem vos fala, não é mais o humano. É o que restou dele.
AONDE AS COISAS VÃO QUANDO ELAS SOMEM (CE/Brasil, 2025)
Direção: Lua Alencar // 22 min. // 12 anos
Elenco: Geane Albuquerque, Ecila Menezes, Melindra Lindra, Honório Félix e Nairton Santos
Sinopse: Anna cataloga pertences de mortos e furta parte dos acervos da firma onde trabalha, atraindo a desconfiança de Gildásio, seu chefe autoritário. Mergulhada nas histórias que os objetos contam, Anna perambula pelo centro da cidade, guiada pelas lembranças que eles evocam. Nesse percurso, ela conhece Norma e se vê diante de um dilema: restaurar uma antiga câmera analógica ou revelar as fotos contidas em sua película.
A VOZ DE HIND RAJAB (Tunísia/França/Estados Unidos, 2025)
Direção: Kaouther Bem Hania // 89 min. // 14 anos // Synapse
Sinopse: A história real de Hind Rajab, uma menina de seis anos encurralada em um carro sob o fogo das forças israelenses em Gaza. Pelo telefone, ela consegue pedir ajuda e a equipe de resgate trava uma tensa luta contra o tempo para encontrar um meio de salvá-la.
TÁXI TEERÃ (Irã, 2015)
Direção: Jafar Panahi // 82 min. // 10 anos // Imovision
Sinopse: Atrás do volante de seu táxi, Jafar Panahi cruza as ruas movimentadas de Teerã. Conversando com os passageiros ao longo do trajeto, o diretor retrata a sociedade iraniana entre o riso e a emoção, abordando discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE // GRATUITO
MANAS (Brasil, 2024)
Direção: Marianna Brennand // 107 min. // 16 anos // Paris Filmes
Sinopse: Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da figura da irmã que partiu, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres à sua volta.
DOIS PROCURADORES (França/Alemanha/Países Baixos/Letônia/Romênia/Lituânia/Ucrânia, 2025)
Direção: Sergei Loznitsa // 118 min. // 16 anos // Retrato Filmes
Sinopse: União Soviética, 1937. Milhares de cartas de detentos falsamente acusados pelo regime são queimadas em uma cela de prisão. Contra todas as probabilidades, uma delas chega a um recém-nomeado promotor local, Alexander Kornyev. Em busca de justiça, o jovem promotor se mobiliza para denunciar os métodos arbitrários de repressão praticados por agentes da polícia secreta, a NKVD.
OTHON (Alemanha/França, 1970)
Direção: Danièle Huillet e Jean-Marie Straub // 89 min. // 12 anos // Filmicca
Sinopse: O primeiro filme colorido de Straub e Huillet adapta uma tragédia menos conhecida de Corneille de 1664, que por sua vez foi baseada em um episódio de intriga da corte imperial narrado nas Histórias de Tácito. O figurino é clássico, e o elenco não profissional, vestido de toga, interpreta o texto original em francês do drama em meio às ruínas do Monte Palatino, em Roma, enquanto o barulho da vida urbana contemporânea zumbe ao fundo. Suas falas são executadas com uma monotonia fantástica e frequentemente com sotaques carregados; a linguagem em "Othon" torna-se não apenas uma expressão, mas algo em si, um elemento cuja simplicidade aqui nos alerta para qualidades do trabalho que de outra forma poderiam ser subordinadas.
DEUSES DA PESTE (Brasil, 2025)
Direção: Gabriela Luíza e Tiago Mata Machado // 127 min. // 14 anos // Zeta Filmes
Sinopse: Em um antigo casarão em ruínas, no centro de São Paulo, um velho ator shakespeariano exilado dos palcos vive com seus fantasmas. Em seu leito, cercado de cortinas vermelhas retiradas de um teatro abandonado, ele sonha com a peste e com o fogo se alastrando por todo o país. Em torno do velho ator, forma-se uma estranha comunidade. Reunindo amigos atores, músicos e bailarinos de diversas companhias e procedências.
Rodado em outubro de 2022, entre o primeiro e segundo turno das eleições nacionais brasileiras, entre a esperança da mudança e o desespero da possibilidade da reeleição de Ubu/Bolsonaro, "Deuses da Peste" pode ser visto como uma resposta da comunidade teatral `a teatralização da política promovida pelo liberal-macho-fascismo e aos anos de incúria, morte e perseguição implacável aos artistas brasileiros. Um filme sobre fraternidade e resiliência do povo do teatro, sobre o luto e a luta.
SESSÃO COM APRESENTAÇÃO MUSICAL APÓS EXIBIÇÃO // GRATUITO
FOGOS DE ARTIFÍCIO (CE/Brasil, 2025)
Direção: Andréia Pires // 21 min. // 14 anos
Sinopse: Mais um ano acaba e outro começa. Entre o óbvio e o inusitado, uma festa de réveillon move sonhos e desfaz acordos. Aqui, a vida é sem futuro, tudo que importa acontece agora.
RESUMO DA ÓPERA (Brasil, 2025)
Direção: Honório Félix e Breno de Lacerda // 92 min. // 14 anos
Sinopse: Guiados por um messias, cosmonautas dominam um planeta, transformando seus habitantes originais em operários de sua obra: a construção de uma nação. Mas Ning, uma consciência coletiva de revolta, surge, trazendo a iminência de uma greve geral.
UM SONHO PIAUIENSE
Os filmes do ciclo Cinema Marginal Piauiense estão entre os primeiros já realizados no estado. Antes do surgimento desse grupo de cineastas e artistas, a ideia de fazer cinema em Teresina não passava de um sonho distante. A chegada das câmeras Super?8 representou uma verdadeira revolução, tornando não apenas a filmagem, mas também o processo de revelação muito mais acessível e democrático. Com o apoio do Dr. Antônio Noronha no financiamento das produções, a união de um grupo de rebeldes ligados à contracultura e às artes, e o retorno do já famoso Torquato Neto - poeta, jornalista e letrista tropicalista - em 1971, esse sonho começou a se tornar realidade. Neto, cuja presença conferia legitimação e inspiração ao movimento, ajudou a impulsionar esse cenário criativo. Nossa sessão de abertura apresenta as obras pioneiras desse ciclo. Após a conclusão de O Terror da Vermelha (1972), muitos dos participantes deixaram Teresina em busca de estudo e trabalho, mas o legado underground permaneceu e a semente do cinema já havia sido plantada. Esta sessão acompanha esse primeiro momento de crescimento.
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE // GRATUITO
MARGINAIS NO RIO E EM FORTALEZA
Em 1971, vivendo no Rio de Janeiro e pouco antes de retornar a Teresina, Torquato Neto atuou como prostituta travestida no filme pioneiro de temática gay Helô e Dirce - Mangú Bangue (1971), de Luiz Otávio Pimentel. Essa produção, assim como Nosferato no Brasil (1971) de Ivan Cardoso, filmada ainda mais cedo naquele ano, teve um impacto profundo sobre o jovem tropicalista. Torquato levou essas experiências e influências - como o interesse em desconstruir o cinema de gênero e em adotar um experimentalismo underground - de volta a Teresina, onde as compartilhou com seus pares. Com isso em mente, um dos filmes de abertura desta sessão é a cópia resgatada da obra de Pimentel. Após a conclusão de O Terror da Vermelha (1972), muitos dos cineastas e participantes do primeiro ciclo do Cinema Marginal Piauiense deixaram Teresina para estudar ou trabalhar em outros lugares. Durvalino Couto e PJ Cunha foram para Brasília, Arnaldo Albuquerque, Carlos Galvão e Xico Pereira para o Rio de Janeiro, enquanto Nelson Nunes e José Alencar se estabeleceram em Belém. Ainda assim, sair do Piauí não significou romper com suas origens. Onde quer que estivessem, esses artistas levavam consigo o espírito piauiense e a paixão por produzir um cinema divertido, político e experimental, feito em Super-8 e sempre baseado na colaboração.
Esta sessão, portanto, destaca as primeiras influências de Torquato Neto no Rio de Janeiro e acompanha a trajetória dos cineastas piauienses à medida que levaram essa energia para além de seu estado natal, continuando a redefinir o cinema brasileiro por meio da prática coletiva.
FRANKENSTEIN (EUA, 2025)
Direção: Guillermo del Toro // 149 min. // 18 anos // O2
Sinopse: O diretor vencedor do Oscar Guillermo del Toro adapta a clássica história de Mary Shelley sobre Victor Frankenstein, um cientista brilhante e egocêntrico que dá vida a um ser em um experimento monstruoso, que acaba levando à desgraça do criador e da criatura.
JEANNE DIELMAN, 23, QUAI DU COMMERCE, 1080 BRUXELLES (Bélgica/França, 1975)
Direção: Chantal Akerman // 193 min. // 14 anos // Filmicca
Sinopse: Três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho adolescente e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.
EU, TU, ELE, ELA (Bélgica, 1974)
Direção: Chantal Akerman // 82 min. // 14 anos // Filmicca
Sinopse: Em seu primeiro longa-metragem provocativo, Chantal Akerman estrela como uma jovem sem rumo que deixa o isolamento autoimposto para embarcar em uma viagem que leva a casos de amor solitários com um motorista de caminhão e uma ex-namorada. Com seu famoso encontro carnal em tempo real e seu minimalismo ousado, Eu, Tu, Ele, Ela é o filme mais sexualmente audacioso de Akerman, um dos maiores nomes da história do cinema.
A SAPATONA GALÁCTICA (Austrália, 2025)
Direção: : Leela Varghese e Emma Hough Hobb // 86 min. // 14 anos // Synapse
Sinopse: A princesa espacial lésbica e introvertida Saira embarca em uma missão para resgatar sua ex de alienígenas malvados, recrutando uma popstar não-binária e uma nave espacial rabugenta.