Dando continuidade à série de episódios do podcast "Comeram Meu Podcast", do coletivo Comeram Minha Pipoca (CMP), selecionado a partir da convocatória Arte em Rede, dois novos episódios serão lançados nesta semana. Às segundas e quintas de dezembro, desde o último dia 03 a 21 deste mês, serão lançados episódios sobre cineclubismo no perfil do grupo na plataforma Soundcloud e que poderão ser acessados no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), sempre a partir das 18h.
Nesta segunda-feira (14), o 4º episódio abordará o tema "Conduzindo um debate", quando Pedro Sá mediará a conversa entre Emilly Guilherme e Iago Barreto sobre a importância do debate para o cineclubismo.
Na quinta-feira (17), o coletivo discutirá "O papel político do cineclubismo", onde os participantes falam sobre a importância do cineclubismo para a democratização do audiovisual, o amadurecimento político do CMP, importância de escolher filmes plurais e diversos e a representatividade em filmes.
Sobre o Comeram Meu Podcast
Após abrir a série com o tema "Como começar um cineclube?", o grupo apresentou, no segundo episódio, o tema "Curadoria e programação". "Como divulgar? Nossos acervo de cartazes, trailers e fotografias" foi assunto do 3º episódio.
"Comeram Meu Podcast" é um programa em formato de podcast do coletivo cineclubista Comeram Minha Pipoca. De acordo com Emily Guilherme, em seis episódios, o coletivo compartilhará sua evolução e aprendizado sobre curadoria; formas de divulgar as sessões e os cineclubes, os desejos que os movem a criar esses pontos de cultura, distribuição do cinema brasileiro e regional e sobre formação e fidelização de público.
Conheça os debatedores dos episódios 4 e 5
Emilly Guilherme é bacharel em audiovisual desde 2019, curadora, cineclubista e produtora cultural desde 2016.
Pedro Emílio Sá é realizador audiovisual e desde a sua formação universitária tem demonstrado especial interesse em som e nas potências da comunicação do cinema.
Iago Barreto é Arte-Educador, Artista, comunicador comunitário e Cineclubista.
Sobre o Arte em Rede
A Convocatória "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.
O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.
Serviço: Arte em Rede apresenta "Comeram meu Podcast", do coletivo cineclubista Comeram minha Pipoca
4º episódio - Conduzindo um debate
Dia: 14 de dezembro
5º episódio - O papel político do cineclubismo
Dia: 17 de dezembro
Horário: 18h
Local de exibição: Soundcloud (https://soundcloud.com/comeram-minha-pipoca/) e no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Duração: 25 min
Classificação: Livre