PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão realiza debate sobre o panorama da produção de cinema no Brasil, nesta sexta-feira (19)
Discussão com os produtores, roteiristas e diretores Allan Deberton e Patricia Baía será realizada no Dia do Cinema Brasileiro e abordará a qualidade da atual safra cinematográfica e as políticas públicas direcionadas ao setor.
17/06/20 às 15h52

No dia 19 de junho, data em que é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, o Cinema do Dragão realiza um debate sobre "Produção de Cinema no Brasil e Políticas Públicas", com os diretores, produtores e roteiristas Allan Deberton e Patrícia Baía, e contará com mediação do curador do Cinema Pedro Azevedo. A conversa será transmitida a partir das 19h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).

 

O Dia do Cinema Brasileiro foi instituído em 1898, quando foi feita a captura das primeiras imagens em movimento produzidas pelo cinematógrafo em solo brasileiro, na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro). Ao longo desses 122 anos, a produção cinematográfica brasileira passou por muitos momentos históricos e ciclos importantes, e atualmente vive uma das suas fases de maior força criativa e reconhecimento internacional, na contramão de sucessivas crises institucionais que ameaçam a sua existência. Na ocasião da efeméride, o Cinema do Dragão recebe os convidados para uma discussão sobre o atual momento da produção cinematográfica no Brasil, as políticas públicas de incentivo ao audiovisual e a atuação da Ancine no contexto da pandemia do novo coronavírus.

 

Sobre os convidados

 

Allan Deberton é produtor, diretor e roteirista, formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Dirigiu os premiados "Doce de Coco" (2010), "O Melhor Amigo" (2013), "Os Olhos de Arthur" (2016), que juntos participaram de mais de 100 festivais nacionais e internacionais e conquistaram 49 prêmios. Em 2014, teve aulas com o guru de roteiros de Hollywood, Robert Mackee, no Programa Globosat de Roteiristas. Em 2015, produziu o longa documentário "Do Outro Lado do Atlântico", de Márcio Câmara e Daniele Ellery, com estreia no Festival de Havana. Em 2017, co-produziu para a EBC a série de TV "Lana&Carol", de Samuel Brasileiro e Natalia Maia; Em 2018, produziu o longa "Se Arrependimento Matasse", de Lília Moema e co-produziu com a Globo Filmes o telefilme "Baião de Dois". Na área de teatro, produziu os espetáculos "Avenida Q - O Musical da Broadway" (CE, 2015 e 2016), "A Hora da Estrela - O Musical" (CE, 2017) e "Amor Confesso" (CE, 2014 e 2016) e o projeto de formação 'Broadway Brasil" (2013, 2016, 2017 e 2018), este último em parceria com a Broadway Dreams Foundation. Em 2019, produziu o curta "Aqueles Dois, de Émerson Maranhão, ganhador de 16 prêmios em 34 importantes festivais. No mesmo ano, também lançou "Pacarrete", seu primeiro longa-metragem, com estreia no 22th Shanghai Internacional Film Festival, competindo ao Golden Goblet Awards e ganhador de 8 Kikitos no 47. Festival de Cinema de Gramado, inclusive Melhor Filme, Melhor Filme Juri Popular, Roteiro e Diretor. Ganhou prêmio 'Rajatha Chakoram' (The Silver Crow Pheasant) de Melhor Diretor no 24th International Film Festival of Kerala (Índia). "A Atualmente desenvolve os projetos "O Melhor Amigo", "Feito Pipa", "A Adoção", "Transversais" e "Marcélia".

 

Patricia Baía é produtora, roteirista e diretora formada em Produção em Multimídias. Roteirizou e dirigiu alguns curtas-metragens, entre eles o premiado " Águas de Romanza" que participou de mais de 40 festivais de cinema no Brasil e mundo, além de receber inúmeros prêmios. Como produtora já trabalhou na VideoFilmes, O2, Glaz Entretenimentos, Formata, ATC Entretenimentos, entre outras empresas. Executou a produção de diversos longas destacando-se, "O shaolin do Sertão", " Os Parças"," Cine Holliudy 2" e " Vermelho Monet", também é sócia da Corte Seco Filmes produtora que realizou durante anos o Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema e no momento finaliza seu 3º longa-metragem a ser lançado em 2021. Atualmente, faz parte da equipe de gestão de projetos audiovisuais da empresa Non Stop Produções como Produtora Executiva.


 

Serviço: LIVE "Produção de Cinema no Brasil e Políticas Públicas", com Allan Deberton e Patrícia Baía

Data: 19 de junho de 2020

Horário: 19h 

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube - www.youtube.com/dragaodomarcentro

Acesso Gratuito

Classificação etária: Livre

PARCEIROS