Nessa semana, o Cinema do Dragão inaugura sua participação no Cinema Virtual, plataforma virtual de salas de cinema de todo o Brasil onde espectador assiste aos filmes e remete o valor do ingresso para a sala da sua escolha. A partir de quinta-feira (28), os frequentadores do Cinema do Dragão poderão continuar conferindo a programação, agora disponibilizada online, com a estreia do filme "Os Olhos de Cabul", de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévelle. Para assistir ao filme, basta que o usuário faça seu cadastro no sítio do Cinema Virtual e selecione o Cinema do Dragão como a sala que receberá o pagamento pelo ingresso digital, ao custo de R$ 19,90. Após adquirido o bilhete, o filme poderá ser assistido em até 72 horas, podendo ser acessado por até 3 diferentes dispositivos simultaneamente, entre computador, celular, tablet e smart TV.
As estreias de filmes acontecerão sempre às quintas-feiras, com permanência média em cartaz de até 15 dias, de acordo com a procura do público. Segundo Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão, a iniciativa apresenta-se como uma importante alternativa para proporcionar sustentabilidade não somente às salas de cinema, mas a toda a cadeia produtiva de audiovisual e, assim, minimizar os impactos da Covid-19 na geração de receita, especialmente dos exibidores, que encontram-se com suas salas físicas fechadas. "É também uma forma de continuarmos ofertando ao fiel público do Cinema do Dragão uma diferenciada seleção de filmes, que agora pode continuar atualizada com os últimos lançamentos do setor audiovisual, na segurança da sua casa", afirma o estudioso e crítico de cinema.
Para Natasha Faria, superintendente do Dragão do Mar, a iniciativa vem somar ao esforço que o Centro vem fazendo para continuar difundindo o acesso à arte e à cultura nas plataformas digitais da instituição, dando mais corpo à #NaRedeComDragão, campanha de compartilhamento de programações online e dicas de arte e cultura para consumo em casa, durante a quarentena.
Sobre o filme Os Olhos de Cabul
Exibido no Festival de Cannes (2019) e premiado com o Gan Foundation Award for Distribution, no Festival de Cinema de Animação de Annecy (2019), o longa de animação se passa no verão de 1998, em Cabul, no Afeganistão, sob o regime do Talibã. Dirigido pelas talentosas Eléa Gobbé-Mévellec e Zabou Breitman, é uma adaptação do livro 'As Andorinhas de Cabul', de Yasmina Khadra. O longa também ganhou o Audience Awards, no Festival de Cinema de Valletta, em Malta (2019), e foi eleito Melhor Filme no Festival Freistadt, na Áustria (2019). No Brasil, foi exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema, no último Festival do Rio, e foi selecionado para o Festival Varilux de Cinema Francês deste ano, suspenso por conta da pandemia.
Cinema Virtual
O Cinema Virtual é uma plataforma que integra distribuidores e exibidores para disponibilizar online os filmes ao público. Os filmes que entrariam em cartaz nas salas físicas dos cinemas são exibidos na plataforma por, em média, por 15 dias. Após esse período, o filme não será exibido em até 90 dias. Somente após esse período o filme poderá chegar às plataformas digitais de TVOD (do inglês Transactional Video on Demand), a forma como o usuário paga através de uma transferência apenas pelo conteúdo que deseja ver. O ingresso virtual é comprado após o espectador selecionar a sala de cinema para a qual deseja direcionar o valor do tíquete, dividido numa proporção de 60% para a sala e 40% para o distribuidor.
Serviço: Estreia "Os Olhos de Cabul" na sala do Cinema do Dragão na plataforma Cinema Virtual
Data: 28 de maio (quinta-feira)
Local: https://www.cinemavirtual.com.br/movie/os-olhos-de-cabul/theater/cinema-do-dragao
Ingresso: R$ 19,90 para acesso simultâneo em até 3 dispositivos