PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Escritor cearense lança cordéis online que podem ser acessados gratuitamente
Natan Marreiro é artista visual, poeta e estudioso da cultura popular e também faz parte do quadro de colaboradores do Dragão do Mar
02/04/20 às 21h26

O compartilhamento de conteúdo do #NaRedeComDragão continua todos os dias nas redes sociais do Centro Dragão do Mar e também pelo nosso site. Nesta segunda-feira (30), o Dragão do Mar apresentou dois lançamentos online de literatura de cordel de Natan Marreiro, artista visual, poeta e estudioso da cultura popular e tradicional nordestina, "ABC do Sertão" e "Na festa de São Francisco". As publicações tiveram lançamentos online e agora podem ser acessadas na internet gratuitamente.

"ABC do Sertão" apresenta em seus versos uma homenagem a forma de viver no sertão. O ABC é uma modalidade muito conhecida, antiga e explorada pelos escritores. O cordelista percorre todo o alfabeto, versando o assunto letra por letra.

 

Em "Na Festa de São Francisco", o leitor poderá mergulhar nas tradições religiosas, os ritos e pontos do turismo religiosos em Canindé. Esse cordel é uma peleja. "A peleja é uma modalidade onde o cordelista constrói uma contenda entre dois cantadores de viola, e usando estratégias de textualizações orais já conhecidas dos cantadores de Repente, escreve uma história de desafio em verso entre dois conhecidos (ou imaginários) repentista", explica o escritor.

 

José Natan Barbosa Marreiro, cearense natural de Canindé (8 de junho de 1992), é artista visual, poeta e estudioso da cultura popular e tradicional nordestina. Natan iniciou sua trajetória aos 16 anos de idade submetendo trabalhos à concursos literários e hoje já tem participação em algumas coletâneas poéticas. O artista já trabalhou nos Museus do Dragão como educador e agora integra a equipe administrativo-financeira do centro cultural.

 

Links para leitura gratuita dos cordéis digitalizados:

"ABC do Sertão"

"Na Festa de São Francisco" 

 

#NaRedeComDragão

Esses e outros conteúdos integram a #NaRedeComDragão, uma campanha digital de compartilhamento de conteúdos sobre arte e cultura, especialmente idealizado para consumo neste período em que a indicação é ficarmos todos em casa. As indicações podem ser conferidas nas redes sociais Instagram e Facebook e no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

 

Boa leitura e divirta-se!

PARCEIROS