Fotografia de Leandro Henrique, feita durante formação realizada pelo Sesc Fortaleza e Núcleo de Articulação Territorial (NAT).
Desde março 2023, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, através do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), tem realizado ações periódicas para a promoção da cidadania cultural como caminho de acesso e garantia dos direitos humanos. Nos dias 24 e 28 de setembro, o NAT e parceiros trazem roda de conversa, exposições de fotografias e fotopinturas, show gratuito no Poço da Draga, sessão de cinema, atendimentos sociais e de saúde e entrega de nova remessa de carteirinhas do Programa da Gratuidade.
Dialogar com a população dos territórios vizinhos, promover o acesso a atividades artístico-culturais, garantir serviços e direitos, e abrir caminhos para que pessoas em contextos periféricos e de vulnerabilidade social possam protagonizar suas narrativas são algumas motivações que impulsionam o trabalho realizado pelo NAT.
Uma das ações frequentes é a arrecadação de alimentos para doação para parceiros da vizinhança e para o Programa Ceará Sem Fome. Somente no mês de agosto foram arrecadadas mais de seis toneladas de alimentos.
Sempre com um olhar atento para a sua vizinhança, o CDMAC destinou, via NAT, 1.142 quilos de alimentos para parceiros, como a Igreja Revival da Comunidade Moura Brasil, a ONG Velaumar da Comunidade Poço da Draga, articuladores locais da Comunidade Graviola e a Casa da Sopa, que auxilia a população em situação e superação de rua. Com essas ações, o Núcleo compreende a cidadania cultural como caminho de acesso e garantia dos direitos humanos em conjunto com a rede de proteção social.
Exposições
O Olhar da Rua
O Núcleo de Articulação Territorial firmou uma parceria com o SESC Fortaleza, que, por meio do projeto Olhares Comunitários - Pessoas em Situação de Rua, realizou um minicurso de fotografia para pessoas em situação de rua. Nas aulas, ministradas pelo professor Gustavo Costa, foram disponibilizadas as ferramentas para o desenvolvimento dessa produção artística e estimulado o exercício da expressão das suas subjetividades.
O objetivo da ação, que também contaram com apoio do Coletivo BarraMar, do Centro POP Centro e do Imagem Território, segundo Carlos Silva, educador social do NAT, foi "produzir junto ao público participante, a partir da fotografia, uma imersão na experiência de ressignificação do olhar sobre si mesmo e sobre as condições que envolvem a superação da condição de rua e recondução de identidades", como afirma.
A partir do dia 24 de setembro, todos poderão conferir o resultado dessa formação nos espaços do Dragão do Mar. Às 9h, representantes das instituições e coletivos parceiros realizam uma "Projeção Comentada" no Auditório e compartilham as trocas e experiências vividas durante o curso. O bate-papo contará com a presença de Elias Figueiredo (Centro Pop Centro), Lúcia de Fátima (Sesc), Gustavo Costa (Coletivo Imagem Território) e terá mediação de Mabel Castro (NAT).
Já a Multigaleria do Dragão do Mar recebe, a partir das 11h, a exposição "O Olhar da Rua", com 18 lambes de fotografias tiradas por essas pessoas em situação e superação de rua que passaram pela formação. As fotografias expostas trazem uma série de reflexões sobre a cidade, sobre o território, sobre os corpos e sobre si mesmo que são protagonizadas por esses olhares que, muitas vezes, se encontram às margens. A abertura da mostra contará com uma apresentação de DJ do Coletivo BarraMar.
A exposição gratuita seguirá disponível para visitação até o dia 24 de outubro, de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30.
Reinvenção Imagética da Identidade
Ainda nesta terça-feira (24), também às 11h, na Multigaleria, será aberta uma versão extendida da exposição "Reinvenção Imagética da Identidade". Fruto de parceria entre o Núcleo de Articulação Territorial e o Museu da Cultura Cearense, a mostra agora soma 25 fotopinturas de pessoas que vivem em superação e situação de rua nas proximidades do centro cultural. Os trabalhos do mestre da fotopintura Julio Santos lançam um olhar lúdico e sensível sobre a imagem desses personagens, a partir de suas próprias narrativas e da expressão dos seus desejos em fabular e ressignificar suas histórias de vida.
As imagens foram elaboradas a partir de registros feitos em ação que marcou o Dia da Fotografia e o Dia da Luta da População em Situação de Rua, no último dia 19 de agosto. A mostra também seguirá em cartaz até o dia 24 de outubro, podendo ser visitada gratuitamente, de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30.
Ações socioculturais
Também na terça (24), a partir das 15h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, acontece a Ação Sociocultural Poeta Mário Gomes, realizada pelo NAT, em busca de promover ações de atenção e cuidado com a população em situação de vulnerabilidade social ou em superação de rua. A ação é realizada em articulação com CAPS AD, CPDROGAS, Consultório na RUA e Casa da Sopa.
Cinema
A comunidade também foi homenageada no último domingo (22) pelo Cinema do Dragão, via programa Vizinhanças - que traz sessões gratuitas para grupos, associações, coletivos e organizações comunitárias de Fortaleza - com a sessão especial "A Arte do Salto" exibindo os curtas-metragens "A Velha e o Mar" (2005), de Petrus Cariry; "Ponte Velha" (2018), de Victor de Melo; "Quando o mar" (2018), de Lua Alencar; e "O Velho e o Novo Poço da Draga" (2011), dirigido por Álvaro Graça.
Nesta terça-feira (24), às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, o Cinema e o NAT realizam, via Programa Se Achegue!, mais um "Cinema na Praça", com a exibição gratuita do curta 'Cine Holiúdy - O Astista Contra o Caba do Mal', de Halder Gomes, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Compondo os programas públicos do Cinema, a ação integra o Projeto "Cinema do Dragão: Telas plurais, cenas diversas" apoiado pelo Edital para as Artes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Show
No dia 28 de setembro, a comunidade Poço da Draga, vizinha ao Centro Dragão do Mar e que celebrou este ano 118 anos de existência e resistência, realiza o show gratuito "Eu sou o Samba", de Junior Panthera e da banda Samba Brasil, cuja formação original, integrada por moradores do Poço da Draga, completa 30 anos.
A ocasião também marca mais uma entrega de carteiras do Programa da Gratuidade, política criada e implementada pelo CDMAC, via NAT, a fim de garantir o acesso das comunidades periféricas vizinhas a programações pagas realizadas pelo Centro Dragão do Mar, destinando até 10% de ingressos para as pessoas cadastradas.
"Além de garantir acesso aos serviços do Dragão do Mar, o Programa de Gratuidade possibilita uma relação de proximidade com a vizinhança, fortalece vínculos e garante uma democracia cultural", reforça Andreza Magalhães, assessora de articulação territorial do NAT.
PROGRAMAÇÃO
24 de setembro (terça-feira)
9h - Projeção Comentada "O Olhar da Rua", com Elias Figueiredo (Centro Pop Centro), Lúcia de Fátima (Sesc), Gustavo Costa (Coletivo Zóio) e mediação de Mabel Castro (NAT)
No Auditório
Acesso gratuito e livre
11h - [Parceria NAT e Sesc Fortaleza, com apoio do Coletivo BarraMar, Centro POP Centro e Imagem Território] Abertura da exposição "O Olhar da Rua"
Na Multigaleria
Acesso gratuito e livre
11h - [Parceria NAT e Museu da Cultura Cearense] Abertura da exposição "Reinvenção Imagética da Identidade", do Mestre Julio Santos
Na Multigaleria
Acesso gratuito e livre
15h - [parceria NAT, CAPS AD, CPDROGAS, Consultório na RUA, Casa da Sopa] Ação Sociocultural Poeta Mário Gomes
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e aberto, voltado para pessoas em situação e/ou superação de rua.
18h - [Programa Se Achegue! Cinema na Praça / Parceria Cinema do Dragão e NAT] Exibição do curta 'Cine Holiúdy - O Astista Contra o Caba do Mal', de Halder Gomes
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre.
28 de setembro (sábado)
17h - Show "Eu Sou o Samba" - uma celebração de 30 anos de Samba Brasil, com Junior Panthera e Banda Brasil - e entrega das carteiras do Programa de Gratuidade do Dragão
Em frente ao Pavilhão Atlântico, no Poço da Draga
Acesso gratuito e livre.
Serviço:
Ações do Núcleo de Articulação Territorial e parceiros
Período: 24 e 28 de setembro de 2024
Horários: diversos
Local: Multigaleria e no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza) e na comunidade Poço da Draga (Rua Almirante Tamandaré, 2 - em frente ao Pavilhão Atlântico)
Acesso livre e gratuito
Mais informações: www.dragaodomar.org.br