PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão exibe mostra gratuita de curtas cearenses nos dias 16 e 17 de agosto
Produzidos por estudantes do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, os filmes integram a IV Mostra da Porto.
10/08/23 às 17h11
     Parte da programação de aniversário dos 10 anos da Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) - a IV Mostra da Porto, leva à tela do cinema filmes produzidos pelos estudantes do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Escola. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no Cinema do Dragão em duas sessões: no dia 16 de agosto, quarta-feira, às 18h, e no dia 17 de agosto, quinta-feira, às 17h. A retirada dos ingressos (até dois por pessoa) deve ser feita uma hora antes da exibição de cada sessão na bilheteria do Cinema do Dragão.
     Cada uma das sessões, que serão exibidas em parceria com o Cinema do Dragão, terão quatro filmes cada, reunidos pelos temas "territórios do mar" e "territórios do corpo". Desenvolvidos no ponto alto da maré, o Preamar, período onde os estudantes participam de processos criativos do percurso de formação, os filmes trazem os conceitos norteadores do Programa de Formação Básica da Escola: corpo, território e imaginação e trazem reflexões sobre as Poéticas do Tempo Presente, tema que norteia os debates da Porto Iracema em 2023.
      Cada dia de exibição será apresentado pelos estudantes do percurso de 2023. Ao todo, oito curtas-metragens participam da Mostra.
    O coordenador do Programa de Formação Básica em Audiovisual, Felipe Camilo, detalha a experiência. "A Mostra da Porto expressa ao mesmo tempo o empenho da Escola em seus processos de iniciação em artes e um 'panorama imaginativo' das turmas dos percursos básicos em audiovisual ao longo dos anos", define.  
 


PROGRAMAÇÃO


16/08 (quarta-feira) - 18h

18h - PREAMAR - SESSÃO 01 - Territórios do mar, 54'

Exibição de 04 curtas-metragens: "Grilhões", com direção de Lucas Inocêncio; "Terral", com direção de Alisson Emanoel e Carol Cavalcante, "Sereia do Sertão", com direção de Letícia Viana, e "Ao Mar" de Esaú Pereira.

17/08 (quinta-feira) - 17h

PREAMAR - SESSÃO 02 - Territórios do Corpo, 58'

Exibição de 04 curtas-metragens:, "Matraca" com direção de Ted Rafael, David Aguiar, Sabina Nunes e George Frota; "Aos Meus Pés", dirigido por Felipe Saraiva; "Capitais", dirigido por Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha; e "Casa dos Espelhos" com direção de Paulo Carter.


Sobre os filmes

Grilhões, direção de Lucas Inocêncio, 2017, 13'13''

Wanderson, uma criança de 7 anos, encontra em Evaldo, um rapaz de 22 anos em regime aberto e utilizando uma tornozeleira eletrônica, um amigo leal. Juntos, eles tomam uma decisão.

Terral, direção de Alisson Emanoel e Carol Cavalcante, 2019,18'38''

Rute, mulher simples e devota, se desespera após seu marido, Jonas, sumir com sua jangada em alto mar. Agarrada a sua fé e a contragosto dos dois filhos, Rute decide acampar à beira-mar à espera do esposo. Durante a vigília, que dura três dias, Rute se conecta com seu sagrado enquanto descobre que a realidade não é só aquilo possível de ver e de tocar.

Sereia do Sertão, direção de Letícia Viana, 2021, 12'57''

Inaê é uma sereia negra que vive no meio do sertão. Após uma voz-guia soltar uma previsão de que águas surgirão na terra seca, Inaê tenta se prevenir daquilo que tanto fugia

Ao Mar, direção de Esaú Pereira, 2016, 8'45''

Luana é uma adolescente que vive em uma vila de pescadores à beira-mar, com seu avô, Silvano. Eles tiram o sustento da pesca, mas a menina possui um forte medo do mar. Após insistentes investidas do avô, Luana é posta em uma situação em que se vê obrigada a encarar o seu maior medo: entrar no oceano.

Matraca, direção de Ted Rafael, David Aguiar, Sabina Nunes e George Frota, 2015, 17'23''

A cidade de Fortaleza e sua fruição no espaço e no tempo. O documentário-dispositivo MATRACA traz registros do passeio de um flâneur, o artista Vitor Colares, que no itinerário da Praça do Ferreira ao Passeio Público, interage com as transformações e permanências, como um eco do passado emerso da obra A Normalista de Adolfo Caminha.

Casa dos Espelhos, direção de Paulo Carter, 2021, 16'

Alexandra está sendo assombrada por memórias de uma noite passada e antes de entender o que aconteceu, será preciso fazer as pazes consigo mesma e reintegrar-se a suas múltiplas personalidades.

Aos meus pés, direção de Felipe Saraiva, 2017, 13'45''

Wesley, 18, joga futebol. Raymundo, 40, gosta de pés. Os dois se encontram em um bar.

Capitais, direção de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, 2017, 10'51''

Alice é uma jovem de 20 e poucos anos, que vive sozinha em um dos milhões de apartamentos empilhados das capitais. A calmaria do dia-a-dia muda quando Laura, filha da sua vizinha de parede, bate em sua porta para perguntar se sabe algo sobre sua mãe. Ninguém tem visto ela há dias; nem Alice, nem Laura, e muito menos os moradores do condomínio.


 

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.



Serviço: IV Mostra da Porto no Cinema do Dragão
Dias 16 e 17 de agosto de 2023 (quarta e quinta-feira)
Horário: às 18h na quarta e às 17h na quinta
Local: Na sala 1 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público. A retirada dos ingressos (até dois por pessoa) deve ser feita uma hora antes da exibição de cada sessão na bilheteria do Cinema do Dragão

PARCEIROS