A formulação de políticas públicas que possibilitem a difusão da potência e diversidade musical brasileira exige diálogos, convergências e atravessamentos entre culturas, identidades, agentes e territórios. Foi a partir desse desafio que a Enel, o Governo do Estado do Ceará e a Quitanda Soluções Criativas idealizaram o Seminário "Políticas Públicas para Circulação Nacional e Internacional da Música Brasileira", que acontece neste sábado (24), das 14h às 17h30, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O acesso é gratuito e está sujeito à limitação do espaço. Os participantes que desejarem receber um certificado de participação podem se inscrever no link: http://eventos.uvanet.br/. O encontro terá transmissão ao vivo através do canal da Quitanda soluções Criativas no YouTube.
O encontro tem o objetivo de debater mecanismos de cooperação e integração internacional, além de experiências, programas e projetos musicais desenvolvidos por artistas, produtores e gestores culturais do Brasil. O momento marca o encerramento da 2ª turma e a abertura da 3ª turma do Laboratório de Gestão Cultural, curso de formação voltado aos gestores culturais, e também é uma das ações do programa Plataforma Sinfonia do Amanhã.
Com mediação de Helena Barbosa, superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e Paulo Feitosa, diretor da Plataforma Sinfonia do Amanhã, o Seminário contará com sete painéis. O Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, por exemplo, vai falar sobre "Políticas nacionais de fomento e promoção nacional e internacional da música brasileira". A Secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela, também participa do encontro, abordando as "Estratégias de fomento e promoção nacional e internacional da música cearense".
Outra painelista convidada é Eulícia Esteves, Diretora de Música da Funarte, que promete trocar ideias e experiências sobre a política nacional das artes e a circulação internacional da música brasileira. Já Alexandre Rossi, programador e produtor do Circo Voador, apresenta ao público as experiências de um dos mais relevantes espaços para o movimento cultural da cidade do Rio de Janeiro, reconhecida por receber artistas até então iniciantes, como Planet Hemp, O Rappa, Skank, Liniker, Nação Zumbi e Baco Exu do Blues, além de também ter intensificado o circuito de shows internacionais e projetos na casa, trazendo nomes como LCD SoundSystem, Bad Brains, Ibeyi, entre outros.
"Construir pontes, fortalecer as relações culturais, promover intercâmbios e dar vazão à riqueza da produção musical brasileira. São esses os resultados que o seminário visa alcançar, fomentando um debate crítico baseado na centralidade das políticas públicas para o fomento à criação e difusão cultural, abertura de mercados criativos, fortalecimento da imagem e valores culturais do País e promoção de desenvolvimento e sustentabilidade", destaca Paulo Feitosa.
PROGRAMAÇÃO
14h às 17h30 - Seminário "Políticas Públicas para Circulação Nacional e Internacional da Música Brasileira".
Painel 1 - Políticas nacionais de fomento e promoção nacional e internacional da música brasileira, com Márcio Tavares, Secretário Executivo do Ministério da Cultura
Painel 2 - Funarte: a política nacional das artes e a circulação internacional da música brasileira, com Eulícia Esteves, Diretora de Música da Funarte
Painel 3 - Estratégias de fomento e promoção nacional e internacional da música cearense, com Luisa Cela, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Painel 4 - Os centros culturais e suas estratégias de difusão e promoção da música, com Helena Barbosa, superintendente do Centro Dragão do Mar, e Mona Gadelha, Coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes
Painel 5 - Espaços culturais privados e estratégias de difusão e promoção da música brasileira, com Alexandre Rossi, programador e produtor do Circo Voador
Painel 6 - O papel dos festivais de música na internacionalização de artistas brasileiros, com Sara Loiola, Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN)
Painel 7 - A projeção da imagem da música brasileira no contexto internacional, com Paulo Feitosa
No auditório do Dragão do Mar
Sobre o Sinfonia do Amanhã
A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR. Conta com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), e parceria do Instituto Dragão do Mar (IDM). Agradecimento: Enel.
Serviço: VI Plataforma Sinfonia do Amanhã - Seminário "Políticas Públicas para Circulação Nacional e Internacional da Música Brasileira"
Data: 24 de junho (sábado)
Horário: 14h às 17h30
Local: Auditório do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e sujeito à capacidade do espaço.
Site: https://plataformasinfonia.org/
Redes sociais (Instagram e Facebook): @plataformasinfonia