PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar e Bece realizam programação gratuita em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Exibição de documentário e roda de conversa sobre "Autonomia e Independência das pessoas com T21", mediada pela psicóloga Ticiana Aires, são realizadas no Auditório do Dragão, nesta terça-feira (21), a partir das 14h.
20/03/23 às 15h11

     Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e a Biblioteca Pública do Estado Ceará (Bece) trazem, nesta terça-feira (21), uma programação especial gratuita em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A fim de ampliar a difusão de informações sobre a condição genética da trissomia do cromossomo 21, e, assim, contribuir para o combate ao preconceito contra pessoas com Down, os equipamentos culturais realizam, às 14h, no Auditório do CDMAC, a exibição do 'Expedição 21'. A partir das trajetórias de 18 jovens com síndrome de Down, o filme desmistifica limitações e reforça os direitos das pessoas com Down. O acesso é gratuito e livre.
     Após a sessão, a psicóloga Ticiana Aires conduzirá uma conversa sobre "Autonomia e Independência das pessoas com T21". No bate-papo, a convidada discutirá com os presentes as possibilidades de vida e conquistas das pessoas com deficiência, bem como as diferentes formas de preconceito e discriminação e estratégias para combatê-las.

 


Sobre o filme




     Iniciativa do projeto Cromossomo 21, idealizado pelo educador social Alex Duarte, premiado diretor de cinema pelo filme 'Cromossomo 21', 'Expedição 21' é um documentário que apresenta os resultados da Primeira Imersão de Pessoas com Deficiência Intelectual da América Latina, realizada entre 5 e 8 de novembro de 2018, em Florianópolis (SC). Reunindo jovens de diferentes partes do Brasil, o programa visa estimular a autonomia e independência dos participantes, com oficinas e exercícios que estimulam o empoderamento, a estruturação psíquica para o reconhecimento de habilidades e capacidades, e a socialização. 

    Com duração de 70 minutos, o filme mostra os bastidores dos quatro dias da Expedição, as conquistas dos participantes após a experiência, e como eles conseguiram superar seus próprios limites. 
 

 

Sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down

 

     De acordo com o Ministério da Saúde, a data - que é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 - tem como objetivo promover a conscientização global, para celebrar a vida das pessoas com a Síndrome de Down e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data escolhida em março, dia 21, representa a triplicação do 21º cromossomo que causa a síndrome. Sendo esta, portanto, uma condição genética e não uma doença.



 

Serviço: Dragão do Mar e Bece realizam programação gratuita em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Exibição do filme "Expedição 21" e roda de conversa "Autonomia e Independência das pessoas com T21", com a psicóloga Ticiana Aires 

Data: 21 de março de 2023 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Acesso gratuito e livre

 

 

PARCEIROS