PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÕES

 Museu da Cultura Cearense 

 

EXPOSIÇÃO "VAQUEIROS" 

 

Atenção! Informamos que a exposição Vaqueiros está fechada para o público devido ao processo de montagem das novas exposições. A Vaqueiros reabrirá a partir do dia 21 de setembro de 2018.

 

 

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

 

Exposição de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. 

Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Acesso gratuito.

Classificação etária: Livre

 

 

Abertura da exposição "Silvio Rabelo: reinventando a marchetaria"

 

 

 

O artista Silvio Rabelo é desenhista, pintor e escultor que domina a técnica da marchetaria. Destaca-se por ser autodidata assim como pela habilidade na criação de trabalhos com madeira a partir de pesquisa e experimentação. Suas obras ilustram capas de livros, discos e coleções relevantes do Brasil e exterior, compondo também exposições individuais no Museu da Cachaça, Tribunal Regional do Trabalho, Receita Federal, dentre outros.Sob curadoria de Valéria Laena, a exposição "Silvio Rabelo reinventando a marchetaria" traça um percurso em torno de 40 obras do artista que resultam de umas das mais antigas artes: a marchetaria. O processo criativo envolve o olhar sensível do artista para extrair das fibras naturais preciosos tons de madeira, numa expressão plástica que reúne marchetaria e pintura. A exposição ocupará as galerias 01 e 02 do Museu da Cultura Cearense no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no período de 6 de setembro a 4 de novembro de 2018.

 

Serviço

Abertura dia 6 de setembro de 2018, às 19h, nas salas 1 e 2 do Museu da Cultura Cearense.

Em cartaz até dia 4 de novembro de 2018. Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, com acesso até as 18h30; e aos sábados e domingos, das 14h às 21h, com acesso até as 20h30.

Gratuito. Livre.

 

 

Abertura da exposição "Pinturação", de Sérgio Pinheiro

 

 

 

O artista Sérgio Pinheiro comemora 50 anos de pintura com a exposição "Pinturação". O Museu da Cultura Cearense (MCC) homenageia o pintor exibindo seis coleções representativas de sua trajetória: "Os Transformers", obras fruto de sua monografia de mestrado focada no neoplasticismo de Mondrian; "Coloridos no pincel", pinturas informais realizadas no computador a partir de minipinturas; "Os Ambulantes", em versão digital, uma menção a trabalho anteriormente premiado em edital 2006 da Fundação Getúlio Vargas - Concurso Memória do Trabalho, exibido no Museu da Cultura Cearense; coleção "Abstrato Definido", pinturas que brincam e buscam abstração sem vestígios; e pinturas a partir de ilustrações em Haikai para o livro "O Raio do Futebol", peça ilustrada pelo pintor com texto de Sérgio Redes.O artista dedica Pinturação a sua irmã Maria Lúcia Sales Pinheiro.

 

 

Abertura dia 20 de setembro de 2018, às 19h, no Museu da Cultura Cearense. Em cartaz até 4 de novembro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e aos finais de semana, das 14 às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.

 

 

 Museu de Arte Conteporânea MAC-CE

 

 

 Exposição ZÉ - Acervo de experiências Vitais 

 

 

 

ZÉ - Acervo de Experiências Vitais expõe o trabalho do artista numa perspectiva de intimidade, recorrendo a trechos de depoimentos que convidam o espectador a adentrar seu conjunto poético. Complementando o percurso, um vídeo apresenta fragmentos do processo da composição e montagem da exposição. Estão previstos, ainda, programas públicos de oficinas e palestras que abordarão, através da relação de Zé Tarcísio com outras linguagens, o seu fazer artístico.

 

Curadoria: Bitu Cassundé
Curadora assistente: Cecília Andrade
 

Visitações até novembro de 2018, de terça a sexta, das 9h às 19h (com último acesso até 18h30), e sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com último acesso até 20h30).

Acesso Gratuito 

 

 Multigaleria

 

VII Exposição Fotográfica Contrastes - gênero, tempos, lugares, olhares e a II Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero

 

'Festival Curta O Gênero 2018'

 

O Curta O Gênero (COG), evento cujo foco é nas discussões de gênero, sexualidades e feminismos, chega em 2018 à sétima edição, entre os dias 11 e 16 de setembro. O evento avança a cada ano ao trazer para o público uma programação gratuita que tem a diversidade como tema central.Este ano, o COG 2018 traz como temática "Política e Democracia - Revisitando conceitos e apontando alternativas a partir dos feminismos latino-americanos". A programação traz várias atividades, como mostra de curtas-metragens, exposição de fotografias e ilustrações, simpósios e seminários, teatro, oficinas e minicursos em um mergulho estético-político nos campos dos feminismos, gênero e sexualidades.

 

Serviço

VII Exposição Fotográfica Contrastes - gênero, tempos, lugares, olhares

01 a 30 de setembro de 2018

Na Multigaleria

 

II Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero

01 a 30 de setembro de 2018

 

Visitação de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito.

Gratuito. Livre.

 

 

AGENDAMENTO

Para agendamento de grupos e escolas para visitação dos museus é fundamental entrar em contato pelo telefone (85) 3488-8621  e através do email: agendamentomuseus@gmail.com

 

 

 

PARCEIROS