PROGRAMAÇÃO
Notícias
Planetário Rubens de Azevedo segue com formações do Curso Popular de Astronomia nesta semana
Canal do Planetário estreará aula sobre As Leis de Kepler e o Heliocentrismo na quarta (14) e sobre "Ano - Luz e Distâncias Astronômicas" na quinta (15).
09/07/21 às 12h04

Imagem TV Escola

Seguindo com suas ações que, além de divertir, promovem o conhecimento, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, lança novas aulas do Curso Popular de Astronomia nesta semana, a partir das 19h30, no Youtube do Planetário (youtube.com/planetariorubensdeazevedo)

Na quarta-feira (14), o público poderá saber mais sobre "As Leis de Kepler e o Heliocentrismo".  O Planetário apresentará aos espectadores um dos mais importantes momentos da Ciência Moderna, com a descoberta do Heliocentrismo de Nicolau Copérnico, depois confirmada por outros grandes cientistas: Tycho Brahe, Galileu Galilei e Johannes Kepler - astrônomo, físico e matemático alemão imortalizado pela elaboração das famosas 3 Leis de Kepler, que descrevem os  movimentos dos corpos celestes. Interessados poderão conhecer como Kepler rompeu com mais de 15 séculos de paradigmas.

Na quinta-feira (15), o tema da formação será "Ano - Luz e Distâncias Astronômicas". Será a vez de aprender o que é paralaxe. O Planetário mostrará o quanto nossa visão nos engana com relação às distâncias. A atividade vai demonstrar que nem sempre as estrelas mais brilhantes são as maiores e as mais próximas de nós. Os internautas também descobrirão qual o real tamanho da Terra no Universo, aprender sobre o Ano-Luz e que uma viagem até a estrela mais próxima do Sol levaria mais de quatro anos viajando na enorme velocidade da luz, que é de 300 mil quilômetros em apenas um segundo, e ainda descobrir que tudo que vemos no Universo vem do passado.

Confira os próximos lançamentos ao longo do mês de julho, sempre às 19h30, no YouTube do Planetário:

Dia 14 - Curso Popular de Astronomia / As Leis de Kepler e o Heliocentrismo

Dia 15 - Curso Popular de Astronomia / Ano - Luz e Distâncias Astronômicas

Dia 21 - Viagem Sideral no Planetário - Dois Pedacinhos de Vidro - Parte 01 (sessão infantil)

Dia 22 - Viagem Sideral no Planetário - Dois Pedacinhos de Vidro - Parte 02 (sessão infantil)

Dia 28 - Curso Popular de Astronomia - Telescópios e Radiotelescópios

Dia 29 - Curso Popular de Astronomia - Astronomia e o Big Bang - De onde viemos? Para onde vamos?

Apaixonados por Astronomia e ciências afins podem acessar o canal do Planetário Rubens de Azevedo para conferir esses e outros conteúdos.

Serviço: Planetário Rubens de Azevedo apresenta Curso Popular de Astronomia