PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar apresenta contos e lendas tradicionais do Cariri na quarta-feira (10)
Espetáculo virtual "Contos Nordestinos", da Cia Luz do Conto, combina narrativas, cirandas, adivinhas e parlendas, numa grande celebração da cultura popular nordestina.
08/03/21 às 17h21


     Em mais uma apresentação fruto da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta, nesta quarta-feira (10), o projeto "Contos Nordestinos", da Cia Luz do Conto. Com exibição a partir das 18h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), o coletivo traz uma encantadora coletânea de contos e lendas da cultura popular nordestina.
     Com um cenário composto por elementos regionais característicos do Cariri, como bonecos, chapéu de palha, peneira, entre outros elementos, e contando com o acompanhamento de violão, rabeca, zabumba, triângulo, pandeiro e bateria, a apresentação ganha uma trilha de cirandas e baião e o tom poético de adivinhas e parlendas. 


Sobre o grupo
 

     Com 10 anos de atuação, a Cia. Luz do Conto é formada por quatro artistas: a narradora de histórias Bette Gomes, os músicos Sidália Maria e Airton Santos, e o bonequeiro Artur Rodrigues. Ao longo dessa trajetória, o grupo traz espetáculos com histórias lindas, embaladas com as cantigas e brincadeiras populares inspiradas na cultural regional do Cariri. Além do Ceará, o quarteto já circulou pela Paraíba, pelo Pernambuco e pelo Piauí, apresentando projetos que obtiveram sucesso em editais de várias instituições, tais como CCBNB, Centro Dragão do Mar, SESC, além de escolas, editoras e outras instituições.
 

Sobre o Arte em Rede
 

     A Convocatória "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.
     O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará. 


Serviço: Arte em Rede apresenta "Contos Nordestinos", da Cia Luz do Conto
Data: 10 de março de 2021 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 35min45
Classificação etária: Livre


 

PARCEIROS