PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar inicia série artística "Atos de Liberdade" nesta segunda-feira (15)
Com forte tom político, ciclo reúne 15 exibições virtuais de trabalhos de 17 artistas cearenses, a maioria inéditos. As apresentações cênicas serão exibidas às segundas, quartas e sextas de fevereiro, no YouTube e no IGTV do Dragão do Mar.
15/02/21 às 11h25

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia na próxima segunda-feira (15) o ciclo programático "Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar", que apresentará, a partir da próxima segunda-feira (15), 15 trabalhos em formato de vídeo, a grande maioria inéditos, com duração aproximada de quatro a 10 minutos, cada, resultado da produção de 17 artistas cearenses. As apresentações acontecerão às segundas, quartas e sextas de fevereiro, a partir das 20h, no YouTube do Dragão do Mar e no IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar).  

     

Conturbado, o ano de 2020 foi marcado por danos indeléveis para a humanidade. A virada de ano chegou, mas a renovação da esperança por dias melhores aconteceu de forma tímida, numa conjuntura em que sobram incertezas e são cada vez mais evidentes as fragilidades nas mais diversas esferas da vida social. Ao que parece, o novo ano chegou trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas o que buscamos, afinal? O que nos é comum? A necessidade/o desejo de liberdade, talvez. Democracia, pertencimento e diversidade emergem como questões fundamentais que nos constituiriam enquanto coletivo, mas que têm sofrido recorrentes ameaças por um levante de movimentos conservadores. Pensando nisso, o CDMAC convidou artistas cearenses para criarem trabalhos em diferentes linguagens artísticas que remetem a esses 3 eixos.

     

Provocados a seguirem o jogo surrealista cadavre exquis, metodologia criada na França que propõe a junção de trabalhos de diferentes autores sem que a criação de um seja previamente conhecida pelos demais, e inspirados nas lutas individuais e coletivas pela liberdade de ser e agir, artistas do teatro, da dança, da performances e do circo lançam ao público suas respostas-interpretações sobre os eixos anteriormente citados, originando um conjunto cênico independente e ao mesmo tempo relacionado simbolicamente.

     

A programação reunirá esquetes, coreografias, performances, leituras dramáticas e números circenses, entre outros formatos cênicos. Participam da ação Altemar di Monteiro, Ana Paula Prudêncio, Andreia Pires, Edivaldo Férrer, Gerson Moreno, Gil Rodriguês, Chico Henrique, Honório Félix, João Paulo Lima, Kaye Djamiliá, Natália Coehl, Sarah Nastroyanni, Poliana Carcará, Georgia Vitrilis, Silvianne Lima, Souza Frota e Yasmim Salvador.

     

De acordo com Natasha Faria, superintendente do Centro Dragão do Mar, a iniciativa representa um esforço coletivo para lançar ao público um conjunto de obras que evidenciam, para além da qualidade técnica dos trabalhos, a potência das narrativas dramatúrgicas propostas e sua capacidade para instigar no público uma reflexão sobre o que temos vivenciado e, sobretudo, sobre os rumos que queremos/precisamos seguir.

     

Abrindo a série de trabalhos, na segunda-feira (15), às 20h, no IGTV do Dragão, o encenador, dramaturgo, coreógrafo, performer, intérprete Honório Félix apresentará ´Da Fada Madrinha´, obra que conta a história de uma fada que, num ano trágico e sem festa, aparece para anunciar o que é preciso para repor o que falta ao mundo. Em seguida, às 20h15, no YouTube do Dragão, Georgia Vitrilis, Poliana Carcará e Sarah Nastroyanni trazem ´O Belo Animal: pulsões caóticas e irreversibilidade´. O desvio originado da aceleração entre duas partículas suspensas propõe uma travessia espacial que representa um campo de fabulação que conduz ao giro sobre uma paisagem diversificada, ecológica e democrática, no qual todas as forças incidem e atuam sobre um mesmo patamar de importância, conduzindo ao abismo dos paradigmas organicistas e que fundam os ideais civilizatórios.

     

Na quarta-feira (17), às 20h, no IGTV do Dragão, 'A Máquina do Juízo Final', de Kaye Djamiliá, fala sobre a inversão dos trópicos e da rotação e como a força das resistências pode originar o giro contrário, em busca de um novo tratado geográfico. A exibição será seguida de 'desterro', de Altemar di Monteiro, encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro. Na obra, cada vez que "a coisa" se aproxima do que um dia já viu, seu corpo se distancia do que se foi em meio à poeira. Fechando o bloco de apresentações deste dia, às 20h15, no YouTube, terá início 'Oxigênio', da performer Natália Coehl, que exercita o devir-árvore e a ultrapassagem do seu corpo cis-humano para ser atravessada pelas experiências dos seres vegetais.

     

Finalizando a programação do Atos de Liberdade para a próxima semana, Gil Rodriguês apresenta na sexta-feira (19), às 20h, no IGTV do Dragão ´...reverberações de um diálogo em silêncio?´. O ator, performer, dançarino e artista circense exibe uma dança acrobática pela casa por um viés de self voyeur machine e suas "res-pirações". Logo depois, às 20h04, também no IGTV, João Paulo Lima apresenta ´O perigo de uma única história para o corpo´, quando, inspirado no texto da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, o dançarino-leitor expõe o incômodo gerado por corpos defs quando os mesmos ocupam a cidade e reivindicam seus lugares de fala e prazeres. Ainda neste mesmo dia, às 20h15, no YouTube, 'MicroPolítica dos afetos´, de Souza Frota, aborda a urgência de democratização dos afetos num cenário agravado pela solidão causada pela pandemia.

     

Mais informações sobre as atrações da série para os próximos dias podem ser conferidas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). Veja, a seguir, a programação completa do ´Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar´.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 15

20h - Da Fada Madrinha - Honório Félix
No IGTV. Duração: 13min01. Classificação: Livre

20h15 - O Belo Animal: pulsões caóticas e irreversibilidade - Georgia Vitrilis, Poliana Carcará e Sarah Nastroyanni
No Youtube. Duração: 7min. Classificação: 14 anos

 

Dia 17

20h - A Máquina do Juízo Final - Kaye Djamiliá
No IGTV. Duração: 5min02. Classificação: Livre

20h06 - desterro - Altemar di Monteiro
No IGTV. Duração: 7min27. Classificação: Livre

20h15 - Oxigênio - Natália Coehl
No Youtube. Duração: 07min04. Classificação: Livre

 

Dia 19

20h - ...reverberações de um diálogo em silêncio... - Gil Rodriguês
No IGTV. Duração: 4min33. Classificação: Livre

20h04 - O perigo de uma única história para o corpo - João Paulo Lima
No IGTV. Duração: 10min17. Classificação: 14 anos

20h15 - MicroPolítica dos afetos - Souza Frota
No Youtube. Duração: 9min04. Classificação: 14 anos

 

Dia 22

20h - De Onde é que Vens? - Ana Paula Prudêncio
No Youtube. Duração: 5min44. Classificação: Livre

20h10 - Transmargem - Yasmim Salvador
No Youtube. Duração: 7min49. Classificação: Livre

 

Dia 24

20h - Na trincheira - Edivaldo Férrer
Youtube. Duração: 11min. Classificação: 14 anos

20h12 - Germinado - Chico Henrique
IGTV Duração: 7min. Classificação: Livre

 

Dia 26

20h - palavra-alma - Silvianne Lima
No Youtube. Duração: 5min50. Classificação: 14 anos

20h10 - Repartição - Andreia Pires
No Youtube. Duração: 5min. Classificação: Livre

20h15 - Solo de Muites - Gerson Moreno
No Youtube. Duração: 10min. Classificação: Livre

 

Serviço: Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar
Período: De 15 a 26 de fevereiro de 2021
Horário: A partir das 20h
Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)
Acesso gratuito

 

PARCEIROS