PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar abre inscrições gratuitas para minicurso em Crítica de Artista e Crítica de Arquivo
Voltado para artistas, estudantes e pesquisadores de artes cênicas, minicurso integra a programação de formação do Conecta SET, e conta com o apoio da Escola Porto Iracema das Artes. Inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro. 30 vagas.
27/11/20 às 23h53

Daniele Avila Small foto Ricardo Laf

 

     Inaugurando a programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está com inscrições abertas para o minicurso gratuito  "Crítica de Artista/Crítica de Arquivo", que será ministrado pela curadora e crítica de teatro Daniele Ávila Small, nos dias 02, 04 e 09 de dezembro, das 19h às 21h, em sala fechada na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de dezembro, pelo link bit.ly/criticadeartistaearquivo.

      O curso online, que conta com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, visa estimular a produção de textos reflexivos sobre as artes cênicas na contemporaneidade a partir de registros de espetáculos filmados. Com limite de 30 vagas, o curso é direcionado para artistas, estudantes e pesquisadores de artes cênicas, bem como demais interessados no assunto que tenham experiência na lida com o teatro, a dança ou a arte da performance. Inscritos com pelo menos 75% da carga horária cumprida receberão declaração de participação.

     De acordo com Daniele Ávila Small, a oficina se propõe a refletir sobre a crítica como uma escrita criativa, que pode assumir formatos diversos para propor um diálogo inventivo com os espetáculos. "A atividade jornalística e a pesquisa acadêmica são pontos de partida mais comumente reconhecidos para a escrita de textos críticos, mas a prática artística também tem sido, historicamente, uma base fértil para a produção de reflexão crítica a partir de um lugar implicado, afetiva e criativamente pautado por um olhar assumidamente próximo", afirma a pesquisadora. 

     Para pensar uma crítica de arquivo, serão abordados textos teóricos que se dedicam à produção de pensamento sobre obras de arte a partir de seus registros fílmicos, fotográficos, narrativos. Nesse sentido, o curso também vai discutir a produção de pensamento crítico na sua relação com a escrita historiográfica do teatro.

     Além do minicurso fechado, Daniele ministrará uma fala aberta sobre "Arquivos audiovisuais do teatro - a história protegida por senhas", no dia 11 de dezembro, às 19h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragadomarcentro). Na ocasião, a curadora fará uma  reflexão sobre a recepção crítica de trabalhos de artes cênicas a partir de seus registros em vídeo e as implicações desta prática na historiografia do teatro, na produção teórica contemporânea e nas possibilidades de difusão das artes para além de seu alcance no tempo e no espaço. 

 

Sobre a ministrante

     Daniele Avila Small (Rio de Janeiro, 1976) é crítica, pesquisadora e curadora de teatro. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, é idealizadora e editora da revista Questão de Crítica. Foi curadora dos Olhares Críticos, eixo reflexivo da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) entre 2018 e 2020, dentre outros projetos de formação, teoria e crítica de teatro desde 2011. Tem integrado também equipes de curadoria de festivais internacionais de artes cênicas no Brasil.


 

Sobre o Conecta SET

     O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

Serviço: Conecta SET - Formação apresenta o Minicurso "Crítica de Artista/Crítica de Arquivo", com Daniele Ávila Small 
Dias: 02, 04 e 09 de dezembro
Horário: 19 às 21h
Carga horária total: 6 horas
Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Inscrições: Até 1º/12 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou pelo link bit.ly/criticadeartistaearquivo
30 vagas
Classificação: Livre

Fala Aberta ao vivo "Arquivos audiovisuais do teatro - a história protegida por senhas", com Daniele Ávila Small 
Dia 11 de dezembro
Horário: das 19h às 21h
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro)

PARCEIROS