PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão chega à sua 332ª semana de programação com 3 estreias, debate com realizador e sessão gratuita de curtas
"Atlantique", "Açúcar" e "O Filme do Bruno Aleixo" estreiam nesta quinta
28/01/20 às 16h19

Após o sucesso da Mostra Retroexpectativa, o Cinema do Dragão retorna à programação regular e traz, entre 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2020, três estreias: ATLANTIQUE (de Mati Diop), AÇÚCAR (de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira) e O FILME DO BRUNO DO ALEIXO (de João Moreira e Pedro Santo). RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (de Céline Sciamma), O FAROL (de Robert Eggers) e PARASITA (de Bong Joon-ho) continuam em cartaz.

 

Estreias

 

Vencedor do grand prix du jury no último Festival de Cannes, ATLANTIQUE é uma co-produção entre Senegal e França, sendo o primeiro filme de longa-metragem dirigido pela atriz francesa Mati Diop. O filme, que somente foi exibido em Fortaleza durante a Mostra Retroexpectativa, agora entra em cartaz na sala 1. Na trama, Ada é uma menina de 17 anos apaixonada por Souleimane, um jovem pedreiro que está trabalhando na construção de um prédio futurista à beira mar no subúrbio de Dakar, no Senegal. O único problema é que ela foi prometida para outro homem. Quando, certa noite, os trabalhadores desaparecem no mar, seus espíritos retornam possuindo o corpo de suas namoradas para buscar justiça.

 

Da dupla de realizadores pernambucanos Renata Pinheiro (de AMOR, PLÁSTICO E BARULHO, além de diretora de arte dos filmes da realizadora argentina Lucrécia Martel) e Sérgio Oliveira, AÇÚCAR estreou no Festival do Rio de 2017 e agora entra em cartaz nos cinemas brasileiros. Estrelado por Maeve Jinkings (de O SOM AO REDOR e AQUARIUS), o filme acompanha a trajetória de Bethânia Wanderley, que não gosta do cenário rural da Zona da Mata, mas precisa voltar ao lugar onde nasceu, um decadente engenho de cana-de-açúcar, para impedir que os antigos trabalhadores do canavial tomem conta das terras. Confrontada pelo líder da associação, Zé (José Maria Alvez), e Alessandra (Dandara de Morais), Bethânia terá que lidar com o seu passado e os seus preconceitos.  

 

O FILME DO BRUNO ALEIXO é um filme de comédia português baseado no personagem homônimo e dirigido por João Moreira e Pedro Santo. No longa, Bruno Aleixo é convidado a escrever o roteiro de seu filme biográfico e, apesar de sempre ter as melhores ideias, acaba pedindo ajuda a seus amigos Busto, Bussaco e Renato. A partir disso, se desenvolve uma espécie de brainstorm sem sentido em que as sugestões se concretizam na tela. 

 

Sessão de Curtas

 

Na sexta-feira, dia 31 de janeiro, a partir das 20h, o Cinema do Dragão recebe sessão especial com a exibição gratuita de filmes produzidos por estudantes da quinta turma do Curso de Realização da Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes. Serão exibidas, no total, quatro produções: "Desterro", "Minha Vozinha", "Pátria" e "Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais". 

 

Debate

 

No dia 2 de fevereiro, será realizada uma sessão especial de "Açúcar", com debate com o diretor Sérgio Oliveira (Sala 2). Para participar da conversa, o interessado deve adquirir o ingresso para a exibição, na bilheteria do Cinema, por R$ 14,00 a inteira e R$ 7,00 a meia.

PARCEIROS