O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco das apresentações do XI Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) nos dias 13, 14 e 15 de novembro. O evento, que celebra a diversidade e a riqueza das tradições populares, reunirá grupos de danças de projeção folclórica do Brasil e do exterior no Anfiteatro Sérgio Motta, com entrada gratuita.
A programação no Dragão do Mar contará com apresentações de 17 grupos de folclore e projeção folclórica, incluindo o grupo internacional Asociación Folklórica Paraguay Eté Villa Elisa (Paraguai), além de companhias cearenses, nacionais e de diferentes etnias. Entre os participantes estão o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza (CE), Bumba-Meu-Boi de Itapari (MA), Cia. de Dança Estrelas da Rua (CE), GAN Herança Nativa (RS), Grupo de Tradições Cearenses (CE), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (CE), Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia (MT), Grupo Miraira (CE), Grupo Parafolclórico Xiquexique (CE), Grupo Sarandeiros (MG), Grupo Terra da Luz (CE), Oré Anacã (CE), além da Companhia homenageada desta edição, a Companhia de Ritmos e Danças Populares (Cordapes), do Ceará. Também integram a programação os grupos da organização e curadoria: Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (CE), Grupo Tablado (CE) e Txai Cia de Danças Populares (CE).
Grupo Homenageado
A Companhia de Ritmos e Danças Populares (Cordapes) foi fundada no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, visando estimular crianças e jovens a pesquisar e divulgar manifestações culturais através da dança e música. Trabalha numa área de extrema carência social e cultural, em que promove, por meio de ações e projetos, meios para o desenvolvimento dos jovens da comunidade. Atualmente conta com pessoas de diversas faixas etárias entre crianças, jovens e adultos que por meio da cultura popular promove integração sociocultural e artística.
Sobre o FIFOLC
O Festival Internacional de Folclore do Ceará nasceu do desejo de celebrar a identidade e a diversidade do folclore brasileiro, promovendo o reconhecimento, a valorização e a preservação das manifestações culturais que constituem o patrimônio imaterial de seus povos. Com uma proposta plural e inclusiva, o FIFOLC busca ampliar o acesso à cultura e fortalecer o diálogo entre tradições populares, reunindo grupos de projeção folclórica do Ceará, de diferentes regiões do Brasil e de outros países em uma grande celebração de saberes, danças e expressões artísticas.
SERVIÇO
XI Festival Internacional de Folclore do Ceará
Datas: 13, 14 e 15 de novembro
Local: Anfiteatro Sérgio Motta - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Acesso: Rua José Avelino (através da Praça Verde / Palco Rogaciano Leite Filho), Rua Boris (em frente ao Hub Cultural Porto Dragão) e Av. Pessoa Anta (ao lado da Caixa Cultural).
Gratuito | Classificação livre