O mês de novembro ganha um tom especial no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com o Festival Afrocearensidades, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e a Secretaria da Cultura (Secult), em parceria do Instituto Mirante de Cultura e Arte e Instituto Dragão do Mar (IDM), em alusão ao Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.
Ao longo de todo o mês, a programação reúne uma ampla diversidade de ações que exaltam a história, a resistência e as contribuições dos povos negros na formação cultural e social do estado, com shows, exposições, mostras audiovisuais, oficinas, homenagens, celebrações nos territórios quilombolas, atividades sociais e educativas.
Um dos destaques da programação será a abertura da exposição "Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade", no dia 29 de novembro, às 16h, no Museu da Cultura Cearense (MCC), marcando a reabertura do espaço após mais de dois meses de manutenção. A mostra tem curadoria de Cícera Barbosa, Joseli Cordeiro e João do Cumbe e reúne mais de 150 itens, entre objetos, fotografias e sons, que narram as vivências de territórios quilombolas espalhados pelo Ceará. A proposta é apresentar o quilombo como um projeto de mundo vivo e coletivo, articulando memórias, saberes e tecnologias de cuidado. A programação de abertura contará com falas de lideranças quilombolas, rodas de conversa, apresentações artísticas e visita guiada com a curadoria.
Antes, nos dias 21 e 22 de novembro, o Dragão do Mar recebe a Expo Favela Innovation Ceará 2025, maior feira de inovação e empreendedorismo das periferias brasileiras. A iniciativa promove o diálogo entre empreendedores de favelas e empresários do asfalto, oferecendo palestras, workshops, rodadas de negócios, mentorias, exposições, cursos, shows, filmes e debates, todos conduzidos por moradores e coletivos das favelas do estado, estimulando o protagonismo e o empreendedorismo social.
No domingo, 23 de novembro, com abertura dos portões às 17h, a Praça Verde será palco do show "Baile da Praça", com apresentação de Mano Brown & convidados. A festa promete ser um encontro definitivo e inesquecível entre o rap, o soul e a cultura de rua, trazendo sucessos do Racionais MC's - grupo formado em 1988, na cidade de São Paulo - juntamente com canções da carreira solo de Mano Brown. A classificação indicativa é de 16 anos. Os ingressos estão à venda na plataforma Meaple e nas bilheterias físicas do Dragão do Mar.
A programação do Dragão do Mar também inclui o programa Dragão das Encantarias, dedicado às manifestações tradicionais do Ceará. No dia 13 de novembro, às 19h, o palco do Espaço Rogaciano Leite Filho recebe o Coco de Praia do Iguape, com Mestre Chico Casueira, e o Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Já no dia 27 de novembro, o Afoxé Acabaca convida Afoxés Omorisá Odé e Oxum Odolá para uma celebração de ritmo, ancestralidade e resistência afro-brasileira.
Música, dança, teatro e ações formativas
Outro eixo do Festival é a formação. Durante todas as quartas-feiras de novembro (5, 12, 19 e 26), a Oficina EducaReggae ocupa a Arena Dragão do Mar, oferecendo aulas introdutórias de reggae, das 19h às 20h30. No dia 7 de novembro, o Museu da Cultura Cearense promove a oficina "Arquivos Afrofuturista - Fotografias como portais de histórias entre o passado, o presente e o futuro", ministrada por Kinaya Black, artista visual e pesquisadora que explora o afrofuturismo na literatura e no audiovisual. O encontro acontece no Hub Cultural Porto Dragão.
O domingo, 9 de novembro, será marcado por duas grandes celebrações: às 16h, o Sound System no Dragão traz uma potente experiência sonora e estética com os DJs Vládia Soares e King Vibration, o Projeto Black Woman, Tahuari Ibã Kaya e a feira criativa Afroempreendedoras em parceria com a Feira Negra de Fortaleza, na Praça Verde.
No sábado, 15 de novembro, o projeto Pôr do Som - Música Instrumental no Dragão apresenta o grupo Não Insistas, Rapariga!, que homenageia grandes nomes negros da música brasileira como Pixinguinha, Paulinho da Viola e Baden Powell, na Arena Dragão do Mar, às 17h.
Ao longo de novembro, o Teatro Dragão do Mar recebe também o projeto Teatro da Terça - Cena Ocupa, com apresentações do espetáculo "Lampejo", do Coletivo Zanzulim, todas as terças-feiras (4, 11, 18 e 25), às 19h30. A peça, com acessibilidade em Libras, investiga os processos migratórios entre Ceará e Amazônia durante os ciclos da borracha, por meio de memórias íntimas e fragmentadas, para reconstruir trajetórias coletivas.
A Companhia Loly Pop Urban Art apresenta o espetáculo "Um ponto de vista do concreto", dentro da Quinta com Dança - Cena Ocupa, todas as quintas-feiras (6, 13, 20 e 27), às 19h30. Com acessibilidade em Libras, a montagem mistura danças urbanas, graffiti e poesia, abordando temas como disputa, memória, territorialidade e apagamento.
Já no domingo, 23 de novembro, a dança ocupa o Teatro com o espetáculo "Manifesto Papangu", às 19h. O evento terá acessibilidade em Libras.
Entre os dias 20 e 29 de novembro, o Festival Afrocearensidades apresenta ainda a Mostra de filmes Territórios de Liberdade, em parceria com o MCC e a Seir, ampliando a reflexão sobre o tema quilombola no cinema. As exibições acontecem no Cinema do Dragão, com sessões gratuitas ou a preços populares.
No sábado, 22 de novembro, às 13h30, o Expresso Dragão-Draga convida o público a uma caminhada multicultural saindo da Estátua de Chico da Matilde em direção à praia do Poço da Draga, em uma celebração vibrante da cultura afrocearense. A atividade é uma articulação do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), em parceria com o Projeto EnfrentAção.
Serviço - Afrocearensidades no Dragão do Mar
Teatro da Terça - Cena Ocupa
Espetáculo "Lampejo", do Coletivo Zanzulim
Terças-feiras, 4, 11, 18 e 25 de novembro, às 19h30
Teatro Dragão do Mar
Livre
Oficina EducaReggae
Quartas-feiras, 5, 12, 19 e 26 de novembro, das 19h às 20h30
Arena Dragão do Mar
Quinta com Dança - Cena Ocupa
Espetáculo "Um ponto de vista do concreto", da Companhia Loly Pop Urban Art
Quintas-feiras, 6, 13, 20 e 27 de novembro, às 19h30
Teatro Dragão do Mar
12 anos
Oficina "Arquivos Afrofuturista - Fotografias como portais de histórias entre o passado, o presente e o futuro" - Museu da Cultura Cearense
Com Kinaya Black
Dia 7 de novembro, sexta-feira, às 14h
Hub Cultural Porto Dragão
Livre
Sound System no Dragão
Com DJs Vládia Soares e King Vibration, Projeto Black Woman, Tahuari Ibã Kaya e Feira Afroempreendedoras em parceria com a Feira Negra de Fortaleza
Dia 9 de novembro, domingo, às 16h
Praça Verde
14 anos
Pôr do Som - Música Instrumental no Dragão
Com o grupo Não Insistas, Rapariga!
Dia 15 de novembro, sábado, às 17h
Arena Dragão do Mar
Livre
Dragão das Encantarias
Com Coco de Praia do Iguape (Mestre Chico Casueira) e Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Dia 13 de novembro, quinta-feira, às 19h
Espaço Rogaciano Leite Filho
Livre
Mostra de Filmes Territórios de Liberdade
De 20 a 29 de novembro
Cinema do Dragão
Expo Favela Innovation Ceará 2025
Dias 21 e 22 de novembro, sexta e sábado
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Mais informações Instagram @expofavelaceara
Expresso Dragão-Draga
Dia 22 de novembro, sábado, às 13h30
Saída da Estátua de Chico da Matilde em direção à Praia do Poço da Draga
Espetáculo "Manifesto Papangu"
Dia 23 de novembro, domingo, às 19h
Teatro Dragão do Mar
Com acessibilidade em Libras
Livre
Mano Brown & convidados - Show "Baile da Praça"
23 de novembro, domingo, 17h
Praça Verde
Venda de ingressos na plataforma Meaple
16 anos
Dragão das Encantarias
Com Afoxé Acabaca e convidados Afoxés Omorisá Odé e Oxum Odolá
Dia 27 de novembro, quinta-feira, às 19h
Espaço Rogaciano Leite Filho
Abertura da Exposição "Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade"
Dia 29 de novembro, sábado, às 16h
Museu da Cultura Cearense