PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Em cartaz no Dragão do Mar, performances abordam resistência e memória de corpos marginalizados
Gratuitas, as apresentações 'Enunciação de uma Transplanta' e 'Geleia: Presepada Polifônica' acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro, e 'Benigna(s)' será performada nos dias 25 e 26 do mesmo mês
07/02/25 às 16h04

Ervas medicinais, surrealismo afropindorâmico e religiosidade caririense. Durante o mês de fevereiro, as performances "Enunciação de uma Transplanta" de Lyz Vedra, "Geleia: Presepada Polifônica" do coletivo Vulcão Anastácia, e "Benigna(s)" de Joedson Kelvin ocupam o Teatro Dragão do Mar com três perspectivas artísticas sobre alternativas à violência contra corpos marginalizados, seja por meio do cuidado, do improviso ou da memória.

 

Gratuitas, as apresentações fazem parte da programação do Cena Ocupa, convocatória de ocupação artística do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

 

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 18h30, Lyz Vedra resgata a memória das travestis cearenses, utilizando ervas e plantas de poder. Travesti, artista-pesquisadora e mestranda em Artes pela Universidade Federal do Ceará, sua pesquisa explora a relação entre corpo, arte e natureza, com foco em Micropolítica Ecossomática, Insurgências de Gênero e Enunciação Travesti, abordando questões ético-estético-políticas. Em "Enunciação de uma Transplanta", performada na Arena Dragão do Mar, Lyz busca afirmar a vida de pessoas transvestigêneres diante das narrativas silenciadas. Através do uso de ervas, a artista propõe uma prática de cura e cuidado, fundamentais para a resistência desses corpos. 

 

"Acredito na importância dessa performance porque ela afirma vida para a travestilidade através do cuidado, coisa tão negada aos nossos corpos. Quem cuida da travesti? A minha performance, portanto, promove a cura e o cuidado para os nossos corpos através da prática do banho de ervas como maneira de enfrentamento dessa realidade nefasta", declara a artista.

 

Nos mesmos dias, a partir das 19h30, o coletivo Vulcão Anastasia propõe a jam session "Geleia: Presepada Polifônica" para homenagear a cultura negra e originária, reconhecendo a ancestralidade como fonte de inspiração criativa. Combinando elementos do surrealismo com o teatro afropindorâmico - termo cunhado por Nego Bispo - Amandyra, Tieta Macau, Garcyvyna, Tuan Fernandes e outres artistas realizam uma experiência de improvisação sonora no Teatro Dragão do Mar, misturando múltiplas linguagens artísticas, oferecendo liberdade criativa e explorando o conceito de erro como material de criação. 

 

"Consideramos importante para o desenvolvimento da arte que fazemos a possibilidade de não saber o que vem depois, e com isso fortalecer nosso senso de escuta e liberdade criativa. Isso nos fortalece enquanto sujeito coletivo e transforma o que algumas pessoas podem considerar erro, em matéria de criação", destaca Amandyra, diretora do Vulcão Anastácia.

 

Já nos dias 25 e 26 de fevereiro, às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, Joedson Kelvin, com uma performance baseada no território caririense, reivindica a memória de Benigna da Silva, santa popular e vítima de violência de gênero, e de outras mulheres e meninas que enfrentam essa realidade. Em "Benigna(s)", Joedson propõe uma reflexão sobre a memória e a territorialidade das meninas e mulheres da região. "Eu acho que essa performance vem principalmente para lembrar da Benigna como uma menina, uma menina não branca, pobre, órfã, sertaneja, uma existência que foi interrompida e que se reflete em tantas outras", afirma o artista.

 

Joedson Kelvin, natural de Santana do Cariri (CE), é artista, pesquisador, fotógrafo e comunicador social, graduado em Jornalismo pela UFCA e mestrando em Comunicação pela UFC. Em 2024, atuou em diversas funções no curta-metragem Vermelho de Bolinhas, incluindo direção, roteiro, pesquisa, assistência de fotografia e direção de arte.

 

Serviço:

Apresentações do Entre Performance - Cena Ocupa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

 

"Enunciação de uma Transplanta"

Com Lyz Vedra

Data: 7 e 8 de fevereiro, sexta e sábado

Horário: 18h30

Local: Arena Dragão do Mar

Acesso gratuito. 60min. Livre.

 

"Geleia: Presepada Polifônica"

Com Amandyra, Garcyvyna, Ruído Preto, Tieta Macau e artistas convidades

Data: 7 e 8 de fevereiro, sexta e sábado

Horário: 19h30

Local: Teatro Dragão do Mar

Acesso gratuito. 60min. Livre.

 

"Benigna(s)"

Com Joedson Kelvin

Data: 25 e 26 de fevereiro, terça e quarta

Horário: 19h30
Local: Teatro Dragão do Mar. 

Acesso gratuito. 30min. Livre.

PARCEIROS