PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu de Arte Contemporânea do Ceará promove curso gratuito sobre arte, tecnologia e territórios populares
Com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro, a formação "Dados, Cultura e Memória" explora o uso de dados como ferramenta de transformação social
05/02/25 às 14h43

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, realiza mais uma formação, desta vez unindo cultura e território. Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, o curso "Dados, Cultura e Memória: territórios populares contam histórias através de dados", ministrado por Gilberto Vieira, propõe um modo de pensar os dados como ferramentas de transformação social em territórios populares. As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro, através do formulário online disponível em bit.ly/dadosculturamemoria

 

Pensado a partir da necessidade dos agentes culturais, ativistas, educadores e lideranças comunitárias se articularem dentro de uma realidade em que dados orientam decisões narrativas e modos de vida, o curso é um convite para explorar criticamente o uso de dados dentro de cada território. 

 

Durante os três dias, o pesquisador e professor Gilberto Vieira conduzirá discussões, práticas e experiências colaborativas, conectando tecnologia, arte, mobilização comunitária e participação popular para criar soluções inovadoras que fortaleçam as comunidades.

 

A formação tem um limite de 40 vagas. A confirmação dos inscritos será divulgada na página do MAC-CE e no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). Os participantes com presença ativa receberão certificado após a finalização da formação.


 

Sobre o ministrante

 

Gilberto Vieira é pesquisador e gestor de projetos com experiência em mídia, dados, cultura e inclusão social em favelas e periferias. Co-fundador e diretor do data_labe, referência em metodologias inovadoras de coleta de dados em territórios populares. Doutorando em Gestão Urbana (PUCPR) e mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), explora temas como tecnopolítica e ativismo de dados. Foi pesquisador convidado no Weizenbaum Institut (Alemanha) e fellow do Emerging Media Leaders (ICFJ, EUA). Atua como consultor para organizações nacionais e internacionais, coordenando projetos de impacto social e inovação digital.

 

Serviço

Curso "Dados, Cultura e Memória: territórios populares contam histórias através de dados"

Com Gilberto Vieira

Dias 19 a 21 de fevereiro, quarta a sexta-feira

Horário: 14h às 18h

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar

Inscrições: de 03 a 15 de fevereiro via formulário online

Acesso gratuito. 40 vagas.

 

PARCEIROS