Dando continuidade às apresentações composta a partir de propostas selecionadas na sua convocatória de ocupação, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, no sábado (19) e domingo (20), a partir das 18h, na Arena Dragão do Mar, a performance "Necessita-se de estratégias para acabar com o capitalismo", do artista paraibano radicado no Ceará Waldírio Castro. O acesso é gratuito e livre.
Ao longo de uma hora e meia de apresentação, o artista utiliza a repetição da escrita e o eco natural do espaço para ampliar o alcance à sua provocação: fazer o público refletir sobre problemáticas decorrentes do capitalismo.
A performance é desdobramento de uma videoperformance homônima, realizada no período pandêmico, quando Waldírio Castro convidou cinco artistas de diferentes partes do mundo para escreverem em diferentes suportes a frase nome deste projeto. Agora, pela primeira vez realizada presencialmente, a ação busca ativar uma ágora pública que tem como referência livros como "Realismo Capitalista", de Mark Fisher, e "Como ser anticapitalista no século XXI?", de Erik Olin Wright.
A ação é aberta à interação, possibilitando aos espectadores uma interação direta com o artista. "Estarei aberto para conversar e debater como nosso cotidiano, sonhos e subjetividades estão capturados por esse sistema-mundo e quais estratégias podemos criar para desviar dele, encontrando caminhos para a materialização de outros mundos.", declara Waldírio.
Sobre o artista
Natural de Campina Grande, Paraíba, Waldírio Castro se autodeclara bixa-artista-pesquisador-curador indisciplinar. É doutorando em Artes pelo PPGARTES UFPA com bolsa CAPES. Mestre em Artes pelo PPGARTES UFC com bolsa FUNCAP e especialista em Semiótica pela UECE. Sua produção artística se dá em diferentes suportes, mídias e meios como performance, videoperformance, fotoperformance, videodança, videoarte, intervenção urbana, desenho e pintura. Realizou a curadoria de exposições como "Imaginários Queer" (Valência Espanha/ Quixadá-CE) e "Degenerado Tibira: o Desbatismo" (Fortaleza/CE). É autor do livro "Em terra de homofóbicos casamento gay é arte: artivismo, norma e disrupção". Tem obras em acervos como MIS-CE (Museu da imagem e do Som do Ceará) e MUSEARI Queer Art - Espanha. Atualmente tem interesse na produção em artes e nos processos curatoriais atravessadas pelas perspectivas cuir/transviadas e decoloniais
A convocatória é uma iniciativa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), centro cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), importante instrumento para a ocupação democrática dos espaços do Dragão por artistas e coletivos cearenses ou radicados no Ceará, bem como para o estímulo à formação de plateias em múltiplas linguagens (Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Performance, Teatro e Contação de Histórias).
Serviço: Performance "Necessita-se de estratégias para acabar com o capitalismo", de Waldírio Castro
Datas: 19 e 20 de outubro de 2024 (sábado e domingo)
Horário: 18h
Local: Arena Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Acesso gratuito e livre. Duração: 90 min.