Espetáculo "Luzia"/ Foto: Mar Pereira.
Nos dias 18, 19 e 20 de junho (terça a quinta-feira), o espetáculo de circo "Luzia" será apresentado, sempre às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais ligados à Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. O acesso é gratuito. A peça aborda a relação do parir a partir da violência obstétrica sofrida por milhares de mulheres no Brasil, em contraponto ao parto humanizado.
O espetáculo, encenado pela artista Ana Paula Prudêncio, traz o protagonismo da mulher sobre seu corpo, seu trabalho e sobre o ato de parir, colocando-na como centro da discussão e do posicionamento. A pesquisa teve sua origem no ano de 2020, no contexto de finalização do Co Laboratório de Artes Circenses. "Luzia" traz as memórias familiares da intérprete como norte da composição em cena junto ao tecido acrobático, aparelho que acompanha os movimentos que expressam a dor da violência ocorrida durante o parto e o alívio ao encontrar outras iniciativas que proporcionam à mulher o amparo e o protagonismo que necessita diante do momento do nascimento. O espetáculo surge a partir dos relatos familiares da intérprete, que são colocados em cena para o debate da violência comum durante o parto. A partir dessas histórias, pretende-se criar uma camada ficcional que aborde o tema e denuncie tal prática.
A peça busca revirar um arquivo de memórias através da poética da linguagem circense, o que não será nada confortável. "Luzia" é um convite ao que não se representa, é narrativa que insurge do ventre fértil, das histórias que poderiam ter sido, mas não foram.
"Luzia" é apoiado pelo IX Edital das Artes da Secultfor.
Ficha Técnica
Elenco: Ana Paula Prudêncio
Orientação Dramatúrgica: Samara Garcia
Provocação: Érica Vieira
Figurino: Devon Zoal
Iluminação: Wallace Rios
Assessoria de Imprensa: Joanice Sampaio
Trilha Sonora: Lara Lima
Produção: Tempo Aberto - Produtora Cultural
Design Gráfico: Clau Aniz
Sobre Ana Paula Prudêncio
Mulher negra nascida no sertão do Ceará, feminista, circense, intérprete-criadora, com 16 anos em cena. Uma artista que acredita na arte como ferramenta de desmantelamento do sistema racista patriarcal. Busca desenvolver no seu trabalho as temáticas da violência de gênero e de raça. Atriz, performer e circense. Tecnóloga em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará (2011) e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pelo mesmo Instituto. Formada no Co Laboratório em Artes Circenses (2018/2021), com especialidade em acrobacia aérea. Atuou em espetáculos com direção de Fernando Lira, Joca Andrade, Silvio Guindane e Andrea Pires. No cinema, atuou em "Cabeça de Nego", com direção de Déo Cardoso, e também participou da série "Lana e Carol", dirigida por Luciana Vieira.
Serviço: Espetáculo "Luzia", com Ana Paula Prudêncio
Datas: 18, 19 e 20 de junho de 2024 (terça a quinta)
Horário: 19h30
Local: Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito
Duração: 90 min. Classificação: 12 anos.
Mais informações no site www.dragaodomar.org.br e no Instagram @dragaodomar