Dando continuidade às apresentações de projetos musicais autorais de artistas cearenses selecionados na 2ª edição da convocatória Cena Ocupa, via programa Polifonias, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, nesta sexta-feira (6), a partir das 19h30, uma instigante sequência de apresentações no Anfiteatro Sérgio Motta: a performer Moon Kenzo, com o projeto "Sinapses Amargas", e a cantora, Ercília Lima, com "Show Gira do Tempo". Com duração de 60 minutos cada, as apresentações são gratuitas e livres.
"Sinapses Amargas" é uma performance baseada na representação verdadeira e relevante de corpos dissidentes, que abraça canções lírico-narrativas que passam pelo R&B, Soul, Lo-fi Hip Hop, Vaporwave, etc. A apresentação é um ponto inicial em que as ternafetividades de Moon Kenzo se encontram. Sua concepção surgiu a partir de um processo de antropafagia das rejeições e vivências da artista, que anuncia as humanidades de narrar e protagonizar histórias atravessadas por seu corpo preto, gordo e transviado cantando suas paixões, aflições, medos e vulnerabilidades.
Já o "Show Gira do Tempo", é um espetáculo que convida o público a passear pelos ritmos da cultura popular afro-brasileira, tendo o Tambor como elemento principal. No palco, Ercília compartilha sua trajetória por meio das referências e reverências a movimentos, grupos, espaços e atores culturais que foram importantes em sua formação artística.
Sambas, cocos, maracatus, bois e ijexás, são alguns dos ritmos apresentados num repertório que mescla músicas brasileiras consagradas, canções autorais, composições de parceiros artísticos, como Babi Guedes, Ninno Amorim e Alan Mendonça.
Sobre as atrações:
Moon Kenzo
Serena Moon de Oliveira dá vida a Moon Kenzo. É atriz, cantora, compositora, intérprete e professora. Como cantora e compositora, foca seus exercícios de criação na representação verdadeira e relevante de corpos dissidentes, o seu próprio ou dos demais à sua volta, em várias esferas e camadas de produção em prol de uma mudança de papéis hegemônicos na cultura e na sociedade.
Ercília Lima
Ercília é cantora, compositora, percussionista e brincante de cultura popular. Estudou ritmos populares e de matriz africana na Caravana Cultural. Desde 2009 canta no Afoxé Acabaca, é coreira fundadora do Tambor de Crioula das Marias e
participa do Bloco Pra Quem Gosta é Bom. Durante sua trajetória, tocou com os grupos Samba Delas, Mandingueiros Intergalácticos, Cocos do Norte e Banda Parandy. Dentre seus principais trabalhos realizados destacam-se: participação na I Bienal Internacional de Percussão, em Rennes/França (2009); shows no Ciclo Carnavalesco de Fortaleza 2020 e 2023; e aprovação do projeto Gira do Tempo no Edital da Lei Aldir Blanc 2020.
Sobre o Cena Ocupa
Em sua segunda edição, a convocatória seleciona projetos para ocupar os espaços do Dragão do Mar entre julho de 2023 e março de 2024. Com investimento aproximado de R$ 500.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão, a partir de um instrumento democrático de ocupação e difusão da cena cultural cearense.
Sobre o Centro Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço: [Cena Ocupa / Polifonias] Shows de Moon Kenzo, com o projeto "Sinapses Amargas", e Ercília Lima, com "Show Gira do Tempo"
Data: 6 de outubro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre, sujeito a lotação.