A ampla e diversificada programação do ciclo especial Férias no Dragão também conta com apresentações gratuitas dos projetos selecionados na Cena Ocupa, convocatória de ocupação dos espaços do Dragão do Mar entre julho de 2023 e março de 2024. E quem abre o programa Polifonias, que apresenta os projetos musicais autorais de artistas da terra, nesta sexta-feira (21), a partir das 19h30, são Simone Sousa, com o projeto "Banzo", e o grupo Raízes do Griô, com "Reverbera". Os shows, que contarão com intérpretes de LIBRAS, têm acesso livre.
As atrações
Simone Sousa - "Banzo"
O show resume um processo de busca por uma definição de identidade dentro da comunidade, por significado nas lutas pessoais e políticas contra todas as formas de opressão, e de um processo de pesquisa de negritude, do feminismo negro e da presença negra na música cearense. Seu conceito é gerado a partir do nome dado a um fenômeno da época do processo colonial brasileiro no qual os africanos tirados de suas terras e escravizados eram acometidos de profunda tristeza, e expande sua significação para os sentimentos, cores e sensações da saudade em suas mais variadas formas.
As canções escolhidas representam um caminho de aprendizado, orgulho, autoconhecimento e aceitação, trazendo à tona questões como auto aceitação, a afirmação da identidade negra e fala de olhares coletivos de luta e trabalho, da tristeza pelas mortes diárias e da esperança por uma morte que signifique um recomeço. É sobre ancestralidade, respeito, amor, cura e fé. E sobre se descobrir e construir uma história enquanto cearense, negra e mulher. Como fala Bell Hooks, colocar as mulheres negras no centro não é uma ação para excluir as outras; é, ao contrário, um convite, um desafio para aqueles que nos ouviriam falar, para mudar paradigmas ao invés de apropriar, para fazer todos ouvirem a voz de uma mulher negra falando de um assunto, e não como uma desprivilegiada. Encontrar a própria voz é um ato de resistência.
Ficha Técnica
Simone Sousa - cantora
Márcio Brandão - participação especial
Camila Santino - vocal e produção
Kelvin Mota - violão e guitarra
João Marcos - baixo
Jefferson Portela - percussão
Grupo Raízes do Griô - "Reverbera"
O espetáculo Reverbera se caracteriza como o primeiro trabalho do grupo Raízes do Griô, composto apenas por seu repertório autoral, que começou a tomar corpo durante o período de isolamento social na pandemia do Covid-19, quando os músicos, na ausência de shows e apresentações, investiram na produção musical mesmo de forma remota. Com a reabertura dos encontros sociais e dos eventos, o grupo voltou a se reunir e começou a experimentar seu novo repertório.
Este trabalho surge como um novo momento para o grupo, de ressignificação da sua proposta artística, que assimilou os processos vividos durante o período de isolamento social, sendo o principal deles, poder se voltar para si e descobrir uma nova potencialidade experimentada na composição autoral. É nesse sentido que o grupo busca trazer ao público essa experimentação sonora, apresentando sua própria musicalidade que, transpassando por ritmos da música popular brasileira, coloca a percussão como foco, mas também apresenta outras referências da música brasileira, como os movimentos mangue e tropicália.
Sobre o Cena Ocupa
Em sua segunda edição, a convocatória seleciona projetos para ocupar os espaços do Dragão do Mar entre julho de 2023 e março de 2024. Com investimento aproximado de R$ 500.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão, a partir de um instrumento democrático de ocupação e difusão da cena cultural cearense.
Serviço: [Férias no Dragão | Cena Ocupa | Polifonias] Shows de Simone Souza, com "Banzo", e Raízes do Griô, com "Reverbera"
Data: 21 de julho de 2023 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre. Duração média 120 min. Acessível em LIBRAS