PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar abre inscrições para convocatória de ocupação nesta sexta-feira (26)
Ampliada com novos espaços, novas linguagens e maior número de projetos artísticos, a 2ª edição do Cena Ocupa receberá propostas até o dia 4 de junho. As apresentações acontecem entre julho de 2023 e março de 2024.
25/05/23 às 18h12

     Unindo os propósitos de ocupar democraticamente os seus espaços, difundir o trabalho dos artistas cearenses e contribuir para a formação de plateias nas mais diversas expressões artísticas, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) abre, nesta sexta-feira (26), as inscrições para a 2ª edição do Cena Ocupa, convocatória de ocupação dos seus espaços, entre julho de 2023 e março de 2024. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de junho de 2023, exclusivamente na plataforma Mapa Cultural do Ceará, pelo link bit.ly/cenaocupa23_24, também disponível no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

     Com participação limitada a agentes culturais com idade a partir de 18 anos, nascidos e/ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos, a chamada contemplará até 84 propostas artísticas de Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Performance e Teatro adulto, além de Contação de Histórias e Artes Cênicas para o público infantil. A chamada pode ser acessada no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

     Com investimento aproximado de R$ 500.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão. Segundo a superintendente do CDMAC, Helena Barbosa, o Cena Ocupa é um lugar de difusão da cena cultural cearense e o processo de escuta de artistas e agentes culturais tem sido fundamental para seguir avançando no atendimento de demandas da classe. "O programa vem sendo ampliado a partir da construção do diálogo com as classes artísticas e das reivindicações das representações de linguagens, como os fóruns, em particular, e da efetivação dessas expressões no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura", afirma a gestora. Neste sentido, o Núcleo de Ação Cultural do Dragão do Mar realizou, na última segunda-feira (22), às 17h, no auditório do Dragão, um encontro para escuta de propostas em torno da convocatória. 



Novidades
 

     Entre as novidades da convocatória para este próximo biênio, está o dobro de linguagens artísticas contempladas. A nova edição agora contempla, além de Circo, Dança e Teatro, Artes Visuais, Música e Performance. Com isso, outros espaços dos Dragão passam a ser ocupados, além do Teatro Dragão do Mar, como o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, a Praça Verde, o Anfiteatro e o Espaço Rogaciano Leite Filho. 

     Antes dividida entre quatro programas, a seleção agora traz sete programas: Trajetórias - Programa de Exposições (que receberá projetos de fotografia, pintura, instalação, desenho, moda, escultura, ocupações de performance, colagem, videoarte, gravura, e ou multilinguagens), Teatro da Terça, Quarta do Circo, Quinta com Dança, Cena Infantil (que além das cênicas receberá contações de histórias), Polifonias e Entre Performance.
    Com as mudanças, o número de propostas artísticas contempladas saltou de 28 para 84. A fim de simplificar a assimilação do processo de seleção, o texto foi trabalhado em linguagem simples. 



Política de Ações Afirmativas


     Com vistas ao avanço de políticas mais sólidas no que se refere a uma agenda afirmativa, por meio da valorização da diversidade cultural e do incentivo ao acesso de minorias sociais a ações de fomento, a convocatória reserva 40% do total de vagas para as pessoas proponentes autodeclaradas negras, pertencentes a povos originários/indígenas ou quilombolas, com deficiência ou mobilidade reduzida, além de conferir pontuação extra para projetos que atendam e/ou incluam pessoas LGBTQIA+. 

 

 

Como participar

     Para se inscrever, as pessoas proponentes precisam estar cadastradas no Mapa Cultural do Ceará. A comissão avaliadora de cada linguagem será composta por três profissionais de comprovada experiência e notório saber em cada área, sendo um deles vinculado ao Instituto Dragão do Mar (IDM). Após a análise dos projetos, o resultado preliminar será divulgado no site do Dragão do Mar e na página da Convocatória no Mapa Cultural do Ceará, até as 23h59 do dia 16 de junho de 2023. Recursos de contestação do resultado poderão ser enviados nos dias 19 e 20 de junho, sendo o resultado final lançado no dia 22 de junho de 2023. Dúvidas relacionadas à inscrição de propostas deverão ser enviadas por e-mail para convocatoria.cdmac@idm.org.br e serão respondidas de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, até o último dia de inscrição.


Cronograma

Abertura de inscrições: 26/05/2023 a 04/06/2023
Resultado preliminar: 16/06/2023
Envio de recursos: 19 e 20/06/2023
Resultado final: 22/06/2023
Início da programação: julho/2023

 


Sobre o Centro Dragão do Mar
 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. 



Serviço: Convocatória de Ocupação do Dragão do Mar 2023/2024
Período de inscrições: de 26 de maio a 4 de junho de 2023
Link da Convocatória e Inscrições: bit.ly/cenaocupa23_24
Divulgação do Resultado Preliminar: 16 de junho de 2023 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Envio de recursos: de 19 e 20 de junho de 2023
Resultado final: 22 de junho de 2023
Apresentação dos trabalhos selecionados: julho de 2023 a março de 2024
Mais informações: convocatoria.cdmac@idm.org.br
Dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará: bit.ly/dúvidamapacultural (das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o último dia de inscrição)

PARCEIROS