PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense realiza roda de conversa sobre "Patrimônio e Políticas Culturais" com Jurema Machado na próxima segunda-feira (10)
Fruto da parceria entre Secult Ceará, IDM e Dragão, a conversa com a arquiteta e urbanista preparará o público para o Seminário sobre o Projeto de Lei do Código de Patrimônio Cultural do Estado do Ceará e do Sistema Estadual de Patrimônio do Ceará
07/10/22 às 16h37

Jurema Machado (Foto: Felipe Couri)


 


      O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realizam, na próxima segunda-feira (10), a partir das 10h, no Auditório do CDMAC, a Roda de Conversas "Patrimônio e Políticas Culturais", que contará com a presença de Jurema Machado, arquiteta urbanista, coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO no Brasil (2002-12) e ex-presidenta do Iphan (2012/2016), e da historiadora Cristina Holanda, mediadora do bate-papo. O acesso é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.  

     Voltada para educadores e trabalhadores de museus, pesquisadores e convidados em geral, a roda de conversa discutirá sobre a importância de políticas de preservação serem articuladas com outras políticas públicas. Essas e outras questões serão também contempladas no Seminário sobre o Projeto de Lei do Código de Patrimônio Cultural do Estado do Ceará e do Sistema Estadual de Patrimônio do Ceará, realização da Frente Parlamentar da Cultura, presidida pelo deputado estadual Renato Roseno, em conjunto com a Secult Ceará e em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), que acontecerá neste mesmo dia, das 14h30 às 17h, no Auditório das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

     Segundo o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, o seminário e a roda de conversa são encontros relevantes para envolver não apenas agentes culturais, mas também a sociedade civil no conhecimento da proposta de nova legislação e de como ela pode contribuir na promoção, proteção e gestão integrada e participativa do patrimônio cultural no âmbito do nosso estado. 

 


Sobre as convidadas

 

     Jurema de Sousa Machado é arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais - 1979. Consultora na área de patrimônio e gestão urbana. Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN - 2012-2016. Foi Coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO no Brasil - 2002-2012. Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG - 1995-1998. Coordenadora de projetos urbanísticos e planejamento em áreas tombadas em Belo Horizonte (MG) -1989-1992 e em Ouro Preto (MG) 1993-1994. Urbanista do Plambel - Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte -1980-1988)


 

     Cristina Holanda (mediadora) é licenciada em História e Mestre em História Social pela UFC. Especialista em Arqueologia Social Inclusiva. Ex-Coordenadora da COPAM - Coordenação de Patrimônio Cultural e Memória. Atualmente é diretora do Museu Ferroviário do Ceará. Trabalha há 19 anos como gestora de equipamentos e políticas públicas na área de patrimônio, com atuação específica em museus históricos)


 

Sobre o Projeto de Lei

 

     O Projeto de Lei que versa sobre o Código do Patrimônio Cultural do Ceará busca reunir as principais normas de proteção ao patrimônio cultural em vigor no Estado, realizando sua atualização e integração, tendo por premissa a promoção de uma gestão moderna e eficiente, compatível com as melhores práticas preservacionistas no mundo contemporâneo.

     A proposta regulamenta o Sistema Estadual do Patrimônio Cultural do Ceará - Siepac -, que foi criado pela Lei 18.012/2012 (Lei Orgânica da Cultura), tendo por finalidade a promoção, proteção e gestão integrada e participativa do patrimônio cultural no âmbito do Estado do Ceará. A minuta de legislação de proteção considera as inovações da Constituição Federal de 1988 - CF/88, em especial os artigos 215, 216 e 216-A, este último versando sobre o Sistema Nacional de Cultura - SNC. Esse compromisso foi incorporado como meta no Plano Estadual da Cultura, Lei nº 16.026, de 1 de junho de 2016, que estabelece criação e implementação de um Sistema Estadual de Patrimônio Cultural, além da revisão da legislação de proteção ao patrimônio cultural do Ceará.

     O Siepac irá contribuir na organização dos esforços dos poderes públicos em prol da atividade de proteção e salvaguarda do patrimônio, valorizando a atuação municipal em cooperação com outros entes. Após período de conhecimento público, onde ocorreu a escuta e captação de propostas da sociedade cearense, bem como a aprovação da minuta junto ao Conselho Estadual do Patrimônio Cultural, em 19 de setembro de 2022, a governadora Izolda Cela subscreveu e encaminhou o Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Ceará.


 

Serviço: Roda de Conversas "Patrimônio e políticas culturais"
Data: 10 de outubro de 2022 (segunda-feira)
Hora: 10h às 11h30
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito. Classificação etária: 16 anos. 

 

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto