PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Nota Informativa
Projeto Cidade da Gente chega ao Dragão do Mar neste sábado (04/08)
03/08/18 às 17h27

A Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, inicia no próximo sábado (04/08) o Projeto Cidade da Gente na área próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais especificamente na rua Almirante Jaceguai, no trecho entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Almirante Barroso, ao lado do Porto Iracema das Artes. Na sequência da intervenção realizada na Cidade 2000 em setembro do ano passado, a ideia é demonstrar, com um novo exemplo, como é possível dar um outro uso ao espaço público disponível nas ruas, além do trânsito de veículos por exemplo.

 

Com tinta de fácil remoção, cones, jarros de plantas, bancos e outros mobiliários de baixo custo, cerca de 300 metros da rua Almirante Jaceguai ganham numa nova cara, bem mais acessível a pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais. Durante 15 dias, quem passar pelo local também vai contar com atividades culturais, educativas, prestação de serviços públicos, além de uma nova área de convívio para a comunidade local e também turistas.

 

Na Praia de Iracema, o Projeto Cidade da Gente vai oferecer apresentações de grupos musicais e outras intervenções artísticas, oficinas, doação de mudas de plantas regionais, exames e orientações de saúde, além de outros serviços públicos disponibilizados pelas unidades móveis da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, como solicitação do Bilhete Único, cartão de gratuidade para portadores de necessidades especiais, cartão do idoso e emissão de credenciais para vagas especiais. As atividades culturais têm apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto Iracema, Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

"Essas intervenções temporárias nos permitem testar um conceito, apresentar e submeter a proposta à participação das pessoas que moram e frequentam o espaço. É uma etapa intermediária para projetos de mudança na cidade que temos adotado e que já tem resultados muito positivos" explica o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia. Durante os 15 dias do projeto, um totem eletrônico disponibilizará um formulário para que qualquer pessoa possa avaliar a intervenção. A tecnologia foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Universidade de Fortaleza e foi utilizada durante a primeira edição Cidade da Gente, realizada no bairro Cidade 2000. Por lá, 246 moradores avaliaram a intervenção e, destes, 230 classificaram como "muito boa" ou "boa". Do total, 97% disseram que o pedestre deve ser priorizado na Cidade.

 

A exemplo de intervenções similares realizadas também em cidades como Bogotá, na Colômbia; Mumbai, na Índia; e em São Paulo, a ideia é mostrar que é possível priorizar as pessoas e garantir mais segurança viária a pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas - especialmente em regiões com uma vida cultural tão intensa como o entorno do Dragão do Mar. Os pedestres são o segundo grupo que mais é vítima de acidentes de trânsito em Fortaleza, registrando um total de 36,7% do total de mortes no trânsito em 2017.

 

"Além de oferecer mais segurança para crianças, idosos e toda comunidade em geral, essas intervenções temporárias têm o poder de transformar a forma como as pessoas se apropriam do espaço público. Isso transforma as relações das pessoas com o local e também entre si - mostra que é possível 're'desenhar as ruas colocando as pessoas em primeiro lugar", explica Skye Duncan, diretora da Iniciativa Global de Desenho para Cidades da National Association of City Transportation Officials (Nacto/EUA), parceria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

 

Prévia da área de trânsito calmo da Praia de Iracema
O novo desenho urbano implantando temporariamente na Rua Almirante Jaceguai antecipa parte do projeto da área de trânsito calmo anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio para a Praia de Iracema no início deste ano. A ideia é que a comunidade conheça a intervenção e participe das discussões sobre o novo desenho urbano para área, que oferece mais condições de segurança para os usuários mais vulneráveis das ruas, além de garantir mais espaço para o lazer e convívio urbano. A opinião dos moradores registradas através de um totem e de pesquisas durante o projeto serão incluídas na intervenção final da área de trânsito calmo.

 

Todas as ações são realizadas com apoio da Iniciativa Global para o Desenho de Cidades, da National Association of City Transportation Officials (NACTO, na sigla em inglês) parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que desde 2015 apoia a política da Prefeitura de Fortaleza para reduzir mortes e feridos no trânsito.

 

A intervenção tem apoio de diversas secretarias e instituições municipais e estaduais: Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto Iracema, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa Municipal de Transporte Urbano (Etufor), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza, Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Escola Porto Iracema das Artes. A Associação Dragões do Mar, que reúne empresários da região, também apoia a iniciativa. A Hidracor Tintas patrocinou a pintura da área.

 

PROGRAMAÇÃO

 

SÁBADO (04/08) 
 

16h - Inauguração do Cidade da Gente "Dragão do Mar" (Palco Principal) 
Intervenção de Artes Visuais no passeio da Ladeira, entre as árvores (Rua Almirante Jaceguai)

17h - Ação de Bordado Coletivo (Praça Almirante Saldanha)


20h - Regional da Quadrilha Junina Filhos do Sertão (Palco Principal)


 

DOMINGO (05/08)
 

7h às 13h - Ciclofaixa de Lazer com distribuição de mudas e exames rápidos de saúde (Rua Almirante Jaceguai)
 

09h-11h  - Oficina de Bricolagem (pintura de caixas) para crianças (Praça Almirante Saldanha)
 

14h às 22h - Férias na PI com Órbita Bar (Rua Dragão do Mar)
 

16h30 - Com Figura - Sessão de desenho com modelo vivo (Praça Almirante Saldanha)
 

17h - Roda de Choro e grupo "Tô só dizendo" e Tarcísio Saldanha (Rua Almirante Jaceguai)
 

18h - Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Palco Principal)
 

 

 

Serviço: Lançamento do Projeto Cidade da Gente na Praia de Iracema
Data: Sábado (04/08)
Horário: 16h
Local: Rua Almirante Jaceguai, ao lado do Porto Iracema das Artes

PARCEIROS