PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu de Arte Contemporânea do Ceará realiza lançamento virtual de catálogo de artes visuais nesta terça-feira (29)
Em live no YouTube do Dragão, o Museu recebe Marília Oliveira, Régis Amora e Thadeu Dias, artistas da exposição "Linha de Costa", para uma conversa sobre a publicação, originada a partir da exposição de mesmo nome, lançada em 2019, no MAC Dragão.
28/06/21 às 17h34

     O Museu de Arte Contemporânea do Ceará, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realiza nesta terça-feira (29) live de lançamento do catálogo "Linha de Costa", dos artistas Marília Oliveira e Régis Amora, membros do Descoletivo, e Thadeu Dias. A publicação é resultado da pesquisa lançada em 2018 e que culminou na exposição homônima, em 2019, no MAC Dragão, com curadoria de Bitu Cassundé. O bate-papo será acessível em Libras e contará com a mediação da arte educadora Andréa Dalveroni, que integra o Núcleo Educativo do MAC Dragão.

      Além de compartilhar curiosidades sobre o desenvolvimento do projeto, os convidados apresentarão o catálogo ao vivo. O livro traz imagens inéditas e registros da investigação do avanço do mar em algumas cidades do litoral cearense. Ainda fechado ao público, o MAC Dragão anunciará a distribuição gratuita de exemplares, tão logo seja confirmada a retomada das suas atividades presenciais, prevista para o mês de agosto.  

 

Sobre os convidados 


     Marília Oliveira é sapatão cearense e artista visual, pesquisadora de autobiografia, memória, gênero, sexualidade e violência nas artes visuais, interessada em questões relacionadas à autoficção e mistura entre palavra e imagem. Doutoranda em Artes Visuais pela UFBA e mestra em comunicação pela UFC, teve 4 fotolivros publicados, sendo o mais recente em 2020, "Um livro sobre o amor sapatão". Participou de festivais e mostras coletivas no Brasil, em Portugal e na França e realizou duas exposições individuais. Atualmente, se debruça sobre amor e cotidiano lésbico com sua pesquisa de doutorado e suas produções em fotografia.

 

     Régis Amora é artista multimídia, dedicando-se, atualmente, a investigar as relações entre arquivo, memória e performatividades de gênero em seu trabalho. É membro fundador do Descoletivo. Foi diretor de comunicação do Ifoto - Instituto da Fotografia do Ceará (gestão 2014 - 2015). Finalista do prêmio La Salita, na Espanha, com o ensaio Corpos. Em 2014, participou, junto ao Descoletivo, do Encontros da Imagem, em Portugal. Em 2016, teve a exposição individual CINE CASA como parte da Seção Oficial do Festival Internacional Outono Fotográfico, na Galícia. Lançou, através do Descoletivo, as publicações Série sobre o Sutil e Tempo Imperfeito.  Em 2018, foi premiado no 69º Salão de Abril, com o trabalho CINE CASA. Em 2019, abriu a exposição Linha de Costa, junto ao Descoletivo e com curadoria de Bitu Cassundé, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Dirigiu, em 2020, a websérie DIVINE VIVE.

     Thadeu Dias é artista visual e poeta, de Fortaleza, atualmente residindo no Rio de Janeiro. Graduou-se em 2018 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Sua formação no campo artístico é complementada por cursos, oficinas e laboratórios livres. Desde 2015, desenvolve processos artísticos nos quais busca o entrelaçamento entre paisagem, corpo, memória e sonho. Trabalha poeticamente a noção de geoafetividade, criando um território-pele composto por desenhos, pinturas, fotografias, objetos instalativos e escrita poética. Interessa ao artista, atualmente, borrar os limites entre autorreferência, alteridade e fabulação para criar outros modos de habitar, compreender e ter registro de mundo."
 

 

Serviço: LIVE "Lançamento do catálogo Linha de Costa", com Marília Oliveira, Régis Amora, Thadeu Dias e mediação de Andrea Dalveroni
Data: 29 de junho de 2021 (terça-feira)
Horário: 17h  
Exibição: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acessível em Libras

PARCEIROS