PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar realiza Semana de Formação no Campo da Acessibilidade
Por meio do Projeto Acesso, o Museu da Cultura Cearense traz 5 ações formativas gratuitas, entre lives e oficinas. Encontros contarão com tradução em Libras por profissionais da Central de Intérpretes de Libras (CIL).
04/12/20 às 21h10

     Dando continuidade aos processos formativos no campo da acessibilidade, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza, por meio do Projeto Acesso do Museu da Cultura Cearense, de 07 a 12 de dezembro, a Semana de Formação no Campo da Acessibilidade, uma programação dedicada aos profissionais da cultura e áreas afins sobre as distintas formas de propiciar experiências inclusivas em ambientes museísticos e culturais, a partir de encontros formativos que dialogam sobre  singularidades e potencialidades do público com distintas dificuldades de natureza visual, auditiva e intelectual. Os encontros contarão com intérpretes de libras cedidos pela Central de Intérpretes de Libras (CIL).

     Segundo Márcia Bitu, coordenadora do Projeto Acesso, a iniciativa visa estimular uma museologia afetiva, sensível, empática, "que admite outras vozes, muitas vozes, a voz da diversidade", afirma a gestora. 

     Na segunda-feira (7), a partir das 10h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), Márcia Bitu Moreno, gerente do Museu e coordenadora do Projeto Acesso, receberá a Profa. Dra. Lilianne Moreira Dantas para falar sobre "A pessoa com deficiência intelectual em museus e equipamentos culturais". A convidada falará sobre o conceito de inclusão social e deficiência, e de modo mais específico os aspectos funcionais e sociais de pessoas com deficiência intelectual, bem como sobre estratégias de mediação e acessibilidade para este público em visitas a museus e outros equipamentos culturais.   

     Também na segunda, às 15h, em sala fechada para inscritos no Google Meet, o educador e professor surdo Cleyton Santos, que também integra o Projeto Acesso, ministrará a oficina "Introdução à Libras", abordando a Língua Brasileira de Sinais - Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, seus aspectos socioculturais e linguísticos. O espaço de sinalização, os elementos que constituem os sinais, noções sobre a estrutura da língua, a língua em uso em contextos triviais de comunicação e compreensão dos principais sinais. A ação será mediada pela educadora Talita Evancely, também do Projeto Acesso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 6 de dezembro, pelo link bit.ly/introduçãoalibras.

     Na terça (8), das 15h às 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube, a educadora do Projeto Acesso Lara Lima mediará um bate-papo com a educadora física Izabeli Matos sobre "Deficiência visual - reflexões e saberes para inclusão museológica". O encontro abordará aspectos históricos e conceituais da deficiência visual; O sistema Braille: história e conceitos; Orientação e Mobilidade; Relacionamento interpessoal; Acessibilidade física e atitudinal em espaços internos e externos; Tecnologias assistivas digitais; A audiodescrição nos espaços culturais e museológicos. 

     Na quarta-feira (9), das 15h às 17h, em sala fechada para inscritos no Google Meet, a tradutora/intérprete Lara Gomes ministrará a oficina "Comunidade e Cultura Surda (histórias e lutas) e slam". A oficina abordará temas atuais importantes sobre a comunidade e cultura surda, as histórias e lutas das ativistas surdas. Também vai pontuar a importância do Slam do Corpo, batalha de poesia em Libras e Português. A oficina estimulará participantes a criarem uma poesia em dupla (surdo e ouvinte), usando a língua de sinais e a voz ou em forma totalmente visual. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 8 de dezembro, pelo link bit.ly/comunidadeculturasurdaeslam. A ação também será mediada pela educadora Talita Evancely. 

     Encerrando a programação, no sábado (12), das 15 às 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube, o jornalista e educador do Projeto acesso Carlos Viana receberá o militante de direitos humanos Alexandre Mapurunga para uma conversa ao vivo sobre o tema "Reconhecendo os direitos humanos das pessoas autistas", quando abrem diálogo sobre formas de superação da visão capacitista e suas estruturas de opressão que desumanizam e geram prejuízos à dignidade e aos direitos humanos das pessoas autistas.  

 

Programação

 

[ENCONTRO FORMATIVO AO VIVO] - "A pessoa com deficiência intelectual em museus e equipamentos culturais", com a Profª. Dra. Lilianne Moreira Dantas
Data: 07/12/2020 (segunda-feira)
Horário: 10h
Duração: 2 h
Local:  youtube.com/dragaodomarcentro
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

[OFICINA] "Introdução à Libras", com Cleyton Santos
Data: 07/12/2020 (segunda-feira)
Duração: 2h
Horário: 15h
Local: Sala virtual no Google Meet (link para inscritos)
Inscrições:  Até 06/12 pelo link bit.ly/introduçãoalibras
Vagas: 13
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

[ENCONTRO FORMATIVO AO VIVO] - "Deficiência visual - reflexões e saberes para inclusão museológica", com Izabeli Sales Matos e Lara Lima
Data: 08/12/2020 (terça-feira)
Duração: 2h
Horário: 15h às 17h
Local:  youtube.com/dragaodomarcentro
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito
 

[OFICINA] "Comunidade e Cultura Surda (histórias e lutas) e slam", com Lara Gomes
Data: 09/12/2020 (quarta-feira)
Duração: 2h
Horário: 15h às 17h
Local: Sala virtual no Google Meet (link para inscritos)
Inscrições:  Até 08/12 pelo link bit.ly/comunidadeculturasurdaeslam
Vagas: 10
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

[ENCONTRO FORMATIVO AO VIVO] "Reconhecendo os direitos humanos das pessoas autistas", com Alexandre Mapurunga e Carlos Viana
Data: 12/12/2020 (sábado)
Duração: 2h
Horário: 15h às 17h
Local:  youtube.com/dragaodomarcentro
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

Sobre os Ministrantes/Convidados/Mediadores


Profª. Dra. Lilianne Moreira Dantas - Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora e Mestra em Educação no eixo Escola e Educação Inclusiva pela UFC. Técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Horizonte-CE, professora em cursos de graduação em Pedagogia e integrante do Instagram @inclusive_br. Pesquisadora na área de educação especial, práticas pedagógicas inclusivas e deficiência intelectual.

 

Márcia Bitu Moreno - Gerente do Museu da Cultura Cearense e coordenadora do projeto Acesso - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Máster em Educación y Museos: Patrimonio, Identidad y Mediación Sociocultural, (Universidad de Murcia).

 

Cleyton Santos - estudante de Letras Libras na UFC e Pesquisador de Inventário da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Versão Ceará, Professor de Libras e Educador do Museu da Cultura Cearense.

 

Izabeli Sales Matos - Educadora Física pela Universidade de Fortaleza. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (2012). Especialista em Lazer, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Psicomotricidade, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); em Formação de Professores na Área da Deficiência Visual, pela Sociedade de Assistência aos Cegos; e em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Associação de Cegos do Estado do Ceará; Professora convidada do Curso de Especialização em Orientação e Mobilidade (Faculdade Alpha - Recife) e do Curso de Especialização em Reabilitação Visual (Faculdade Elo - Recife).

 

Lara Lima - Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, graduanda em administração de empresas pela Estácio, cursando especialização em gerenciamento de projetos pelo Instituto Prominas, membro do projeto acesso, membro do GT de acessibilidade cultural da Secult/CE.

 

Lara Gomes - Professora, educadora, contadora, tradutora/intérprete e realiza workshops sobre sua experiência profissional, cultura e comunidade surda nas faculdades e instituições em cursos livres. É integrante do coletivo de artistas e educadores Corposinalizante (corpo-sinalizante.blogspot.com) e assistente de palco do Slam do Corpo. Formada em Ciências Biológicas/UCSAL em Salvador-Bahia, pós-graduada em Libras e Educação para Surdos/UNINTER em São Paulo-SP, pós-graduada em Gestão Cultural Contemporânea/Itaú Cultural e Mestranda em Educação: Currículo/PUC-SP).


Talita Evancely - Graduada em Letras, membro do Projeto Acesso/MCC.
 

Alexandre Mapurunga - Analista de Sistemas, especialização em Gestão de Pessoas. Militante de direitos humanos. Secretário-Geral da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça). Assessor técnico da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará.

 

Carlos Viana - Graduado em comunicação social pela FAC, membro do Projeto Acesso, Membro do GT de acessibilidade cultural pela Secult/CE e repórter do Jornal O Povo.

 

Serviço: Projeto Acesso/MCC apresenta Semana de Formação no Campo da Acessibilidade
Período: 07 a 12 de dezembro
Horários diversos
Acesse a programação completa no site do Dragão do Mar: www.dragaodomar.org.br
Acesso Gratuito e Acessível em Libras

PARCEIROS