PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Atriz e pesquisadora cearense apresenta videopesquisa sobre cena negra feminina no teatro fortalezense no canal do Dragão do Mar
Projeto aprovado na convocatória Arte em Rede compõe programação celebrativa ao Dia da Consciência Negra.
23/11/20 às 09h59

     Integrando a programação celebrativa do Dia da Consciência Negra, a atriz e pesquisadora Yasmin Elica lançará o segundo vídeo de pesquisa-aula do projeto "Cena Negra Feminina: Corpos Femininos Negros no Teatro Fortalezense", originados a partir de sua pesquisa sobre a cena teatral na capital, lançada em outubro via convocatória Arte em Rede. Na segunda (23), a partir das 19h, no canal do Dragão do Mar no YouTube, a pesquisadora apresentará performance inspirada nas respostas coletadas por questionário virtual. 

     A proponente fará ainda uma apresentação ao vivo, no dia 30 de novembro, também às 19h, no canal do Dragão do Mar no Youtube. 

    A pesquisa-aula mostra um panorama da realidade da cena negra na cidade, a partir da experiência de Yasmin e como seu corpo negro feminino é percebido no teatro cearense. Com o foco na vivência de mulheres negras no meio cênico local, a atriz e encenadora perpassará pela realidade experimentada e compartilhada com outras artistas, refletindo de que forma os corpos negros femininos compõem e são retratados cenicamente.

     O projeto propõe a encenação de experiências comuns à cena negra teatral feminina na cidade. Para Yasmin Elica, "a pesquisa-aula retrata a cosmovisão com um recorte específico da mulher negra artista, que parte da experiência da atriz e encenadora e como seu corpo negro feminino é percebido no teatro cearense". 

 

Sobre a artista

 

  Yasmin Elica é licenciada em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2016), do qual foi bolsista do programa PIBID/CNPQ de iniciação à docência e integrante do grupo de pesquisa Poéticas do Corpo, regido pela Profa. Dra. Mônica Marçal. É pós-graduanda em Psicomotricidade Relacional no Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), onde desenvolve sua pesquisa a partir de um paralelo entre expressividade corporal cênica e expressividade psicomotora relacional. Atualmente se dedica à pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira no Instituto Nacional de Ensino (INE). Estudou diferentes vertentes teatrais ao longo de sua carreira, participando de trabalhos em diferentes funções como atriz, diretora e bailarina. É Formada pelo Curso Princípios Básicos de Teatro - Theatro José de Alencar (2008), foi aluna da escola Porto Iracema das Artes em produção cultural e em percursos formativos em teatro e dança. É diretora de cena na Blitz Intervenções, onde trabalha com eventos sociais e corporativos. É professora na rede privada de ensino em Fortaleza, lecionando aulas extracurriculares de Teatro e Expressão Corporal.

 

Sobre o Arte em Rede

 

A Convocatória "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

 

 O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará. 

 

Serviço: Arte em Rede apresenta Cena Negra Feminina: Corpos Femininos Negros no Teatro Fortalezense, de Yasmin Elica
Lançamento de Vídeo Gravado
Dia: 23 de novembro
Horário: 19h
Local de exibição: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Live
Dia 30 de novembro
Horário: 19h
Local de exibição: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 60 min
Classificação: 14 anos.

PARCEIROS