PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar transmite seminário de formação de leitores e mediadores de leitura, nestas quinta (22) e sexta (23)
Fruto de parceria entre Secult, Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e Instituto Dragão do Mar, o evento reúne grandes nomes relacionados à leitura e à mediação. Inscrições gratuitas abertas até quinta (22), 12h.
19/10/20 às 14h14

     A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SNBP), em parceria com Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e o Escritório do Livro e Debates de Ideia da Embaixada do Brasil, realiza o "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores", evento que traz grandes nomes nacionais e internacionais para debater a leitura e sua mediação. Contando com duas mesas redondas, a atividade acontece nos dias 22 e 23 de outubro, com transmissão online pelo canal do YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (youtube.com/dragaodomarcentro), numa parceria com o Museu da Cultura Cearense e o Instituto Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas até as 12h de quinta-feira (22) pelo link: bit.ly/entrepalavraseimagens. Inscritos confirmados receberão certificado, mediante comprovação de participação. 

     "Esta é uma iniciativa de intercâmbio cultural para nutrir nossas reflexões sobre práticas sociais de mediação de leitura a partir do relato de diferentes experiências. Dialogar com outros mediadores culturais sobre outros caminhos que não os nossos pode ser bem estimulante para o esboço de novas possibilidades e, por vezes, para reafirmar fundamentos que já orientam nossos trabalhos", ressalta a coordenadora de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult, Goreth Albuquerque.

     "O Escritório do Livro e Debates de Ideia e o Consulado Geral da França para o Nordeste estão muito felizes em apresentar o projeto 'Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores'. Esse projeto é o resultado de uma cooperação entre o Brasil e a França, através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, permitindo pensar juntos a literatura e a formação de leitores", ressalta Marion Fanjat, Adida de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife.

     No dia 22/10, o "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores" tem sua abertura às 15h, com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vincent Zonca; e da Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Natasha Faria. Logo em seguida, acontece a primeira mesa do evento, intitulada "Pensando a mediação de leitura em bibliotecas", com os convidados Roberto Pedretti (responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro - BiblioMaison) e Ana Dutra (mediadora de leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro). A atividade contará com mediação da Coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará, Goreth Albuquerque.

     Já no dia 23/10, também às 15h, a mesa redonda vem trazendo o tema "Quadrinhos, Identidade e território": encontro com a autora Marguerite Abouet (Costa do Marfim/França) e o autor Zé Wellington (Brasil - Ceará). Uma das maiores autoras de HQs da França, que traz herança africana em sua obra, irá dialogar com o autor de "Cangaço Overdrive", um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos, que mergulha num universo cyberpunk cearense. A mediação é realizada por Pedro Brandt, jornalista, especializado em quadrinhos. Quem fará abertura institucional da atividade será o diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; junto à gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor; e à gestora do Núcleo de Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Valéria Laena.

 

Sobre os convidados

Ana Dutra 

Formada em Letras (Português e Literatura) e pós graduanda em Literatura Infantil Juvenil, trabalha na Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro, onde faz mediação de leituras com crianças de 0 a 12 anos e faz oficinas de sustentabilidades, baseando-se no livro aplicado. Já trabalhou com mediações de leitura com crianças autistas, com as quais também aplicou de forma pedagógica oficina sustentável. Trabalhou no projeto Histórias por Telefone fazendo mediações de leitura através do telefone nesta presente Pandemia do COVID 19. Atualmente, procura associar a teoria da Pós Graduação com a prática na Biblioteca e em projetos.

Roberto Pedretti
É responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro (BiblioMaison). Foi livreiro especializado por 15 anos, e trabalhou como editor e assessor de comunicação e marketing em diversas editoras cariocas. Realizou a implantação e mediação dos clubes de leitura da Livraria da Travessa, a partir de 2010, e criou, na BiblioMaison, o evento  bilíngue "Lundis Littéraires" (que completa seu quarto ano consecutivo de atividade), em torno da literatura em língua francesa.

Zé Wellington
Nasceu em Sobral, interior do Ceará. É escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, indicado três vezes ao Troféu HQ MIX (considerado o Oscar do quadrinho nacional), tendo vencido em 2016 na categoria Novo Talento Roteirista pelo quadrinho Steampunk Ladies: Vingança a Vapor. Em 2019, seu quadrinho Cangaço Overdrive foi um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos.

Marguerite Abouet
É considerada uma das maiores autoras de quadrinhos da França. Depois de uma carreira como assistente jurídica, ela decide dedicar-se exclusivamente à escrita e cria, com a ajuda de Clément Oubrerie, a personagem de Aya. Ela conta com uma voz e um humor inéditos uma África longe dos clichês, da guerra e da fome. Em 2006, "Aya de Yopougon" foi  homenageada com o Prémio de Primeiro Álbum no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. No Brasil, Marguerite Abouet é publicada pela editora L&PM Editores.

Pedro Brandt
É jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (2006). Atuou durante quase uma década em cadernos culturais de periódicos da capital brasileira. Atualmente trabalha com assessoria de imprensa e coordenação editorial de eventos e projetos culturais. Cocriador do site www.raiolaser.net, sobre histórias em quadrinhos, e coautor da biografia "Júpiter Maçã - A efervescente vida e obra" (2018, Plus Editora).

 

PROGRAMAÇÃO

22 de outubro (quinta-feira)

15h - Abertura "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores"
Fabiano Piúba -  secretário da Cultura do Estado do Ceará
Vincent Zonca  -  Diretor do Escritório de livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil
Natasha Faria -  Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

15h30 - Mesa  "Pensando a mediação de leitura em bibliotecas"
Roberto Pedretti - Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro - BiblioMaison 
Ana Dutra - mediadora de leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro
mediação de Goreth Albuquerque - Coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará

 

23 de outubro (sexta-feira)
 
15h - Abertura "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores"  
Vincent Zonca - Diretor do Escritório de livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil
Aparecida Lavor -  Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará
Valéria Laena -  Gestora do Núcleo de Museus do Centro Dragão do Mar 

15h30 - Mesa "Quadrinhos, Identidade e território"
Marguerite Abouet (FR) - Uma das mais importantes autoras de HQs da atualidade
Zé Wellington (BR) - escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, vencedor Troféu HQ MIX 2016 e semifinalista do Prêmio Jabuti 2019 
mediação de Pedro Brandt - jornalista especializado em quadrinhos

 

Serviço: Seminário "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores"
Dias 22 e 23 de outubro de 2020
A partir das 15h
Acompanhe pelo canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Inscrições pelo link bit.ly/entrepalavraseimagens
Gratuito
 

PARCEIROS