PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museus realizam debates online sobre Acessibilidade em Museus
Educadores do MCC e do MAC e convidados discutem as perspectivas e os desafios, ao vivo, pelo Instagram do Dragão
24/04/20 às 11h19

A campanha digital #NaRedeComDragao, iniciativa do Dragão do Mar para compartilhamento de conteúdos sobre arte e cultura continua e traz novos debates ao vivo, que serão transmitidas pelo Instagram do centro de arte e cultura. Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Educação de Surdos, os Museus do Dragão do Mar provocam uma reflexão sobre o tema, a partir de experiências já realizadas nos Museus, bem como abordando os desafios e as perspectivas para a inclusão cultural de surdos. 

 

Nesta quinta-feira (23), a partir das 16h, Cleyton Santos, professor de Libras e educador do Museu da Cultura Cearense, recebe Hélio Alves de Melo Neto, Mestrando no INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos (RJ), para a uma conversa sobre "Acessibilidade nos Museus". O bate-papo será integralmente em Libras, sendo direcionado à comunidade surda.

 

Na sexta-feira (24), a partir das 15h, Vinícius Scheffer, educador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, receberá o artista e arte-educador Ariel Volkova para debater o tema "Educação de Surdos e Cultura".  A conversa trará os atravessamentos da acessibilidade e formação em artes para pessoas surdas em espaços culturais e museus. 

 

Sobre os debatedores

Ariel Volkova

Artista, tradutor-intérprete de LIBRAS, docente especialista em arte-educação, bacharel em dança e pesquisador em teatro, fotografia, audiovisual e performance. Intérprete de LIBRAS da Escola Bilíngue Francisco Suderland em Fortaleza, desenvolveu o projeto pela UFC "VideoLIBRAnças: das interseções entre vídeo, LIBRAS e dança", no qual elaborou uma metodologia para a improvisação em dança e LIBRAS (LIBRAnças).

 

Vinícius Scheffer

 

Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa IRIS - Grupo de Estudos da Formação de Professores de Artes Visuais/IFCE. Atua como professor substituto em escola de surdos - SEDUC/CE e assistente de Acessibilidade do Museu de Arte Contemporânea - Dragão do Mar. Atuou como intérprete de LIBRAS em redes privadas de ensino superior e desenvolve trabalhos de acessibilidade cultural pela Art! em LIBRAS.

 

Cleyton Santos 

Professor de Libras e educador do Museu da Cultura Cearense

 

Hélio Alves de Melo Neto

Mestrando no INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos (RJ)

 

 

Serviço: Acessibilidade nos Museus em Debate
Live "Experiência de Acessibilidade nos Museus" com Cleyton Santos e Hélio Alves de Melo Neto
Data: Sexta-feira, 23/04
Horário: 16h
Local: Instagram do Dragão do Mar
Acessível em LIBRAS
Classificação etária: Livre

 

Live "Educação de Surdos e Cultura" com Vinícius Scheffer e Ariel Volkova
Data: Sexta-feira, 24/04
Horário: 15h
Local: Instagram do Dragão do Mar

100% em LIBRAS
Classificação etária: Livre

PARCEIROS