PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Com canto, fé e valorização da tradição, Dragão das Encantarias recebe o Reisado Santa Luzia nesta quinta (18)
O programa promove encontros entre mestres, brincantes e grupos de expressões populares no Espaço Rogaciano Leite Filho. Nesta edição, também participam Mestra Fátima, Mestre Kiliano e brincantes Marcelo Farias e Rodrigo Claudino
16/12/25 às 14h16

Nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro, no Espaço Rogaciano Leite Filho, às 19h, o programa Dragão das Encantarias, organizado pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) - convida o Reisado Santa Luiza para um momento de encontro e valorização da riqueza das tradições populares em um ambiente de celebração e resistência cultural. A entrada é gratuita e classificação livre.
 

O Reisado Santa Luzia é um grupo de tradição popular da vertente do Reisado de Congo, atuante em Fortaleza (CE) e fundado em 15 de novembro de 2024, em homenagem à Santa Luzia. Sob a condução do mestre Eduardo Feitosa (Pai João) e do contra-mestre Daniel Silva, ambos com ampla trajetória em diversas tradições populares do Ceará, o Reisado reúne mais de 13 guerreiros, as embaixadoras Sayonara Oliveira e Vanessa Silva, além de um conjunto musical formado por seis batuqueiros, tendo como puxador Roberto Vieira (Robertim), brincante de múltiplas expressões da cultura popular. Com a aproximação das celebrações natalinas, o Reisado Santa Luzia percorre as ruas da cidade, mantendo viva a tradição e fortalecendo os laços entre fé, cultura e território.
 

Nesta edição do Dragão das Encantarias, o grupo convida Mestra Fátima e Mestre Kiliano, promovendo uma união potente entre referências do reisado cearense. Líder do Reisado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Ceará, Mestre Kiliano mantém há mais de duas décadas a tradição viva, transmitindo saberes às novas gerações. Já Mestra Fátima é fundadora do Reisado Nossa Senhora de Aparecida, criado em 2009, e há mais de dez anos leva a cultura do popular pelas ruas de Fortaleza e de outros territórios, fortalecendo a presença feminina e a continuidade dessa manifestação popular. 
 

Ao lado dos mestres, participam os brincantes Marcelo Farias e Rodrigo Claudino, artistas profundamente ligados à cultura popular cearense. Músico, compositor e percussionista, Rodrigo Claudino desenvolve sua trajetória a partir da pesquisa e da vivência em brincadeiras tradicionais como o Reisado, o Maracatu e o Cabaçal, sendo integrante da banda Fulô da Aurora e do Coletivo Cia Vata. Já Marcelo Farias integra os Brincantes Cordão do Caroá, tradicional projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que, há mais de 20 anos, resgata e difunde o reisado por meio de cortejos e apresentações que celebram o ciclo natalino, unindo estudantes e comunidade em manifestações de fé, memória e identidade cultural.

 

Dragão das Encantarias

Lançado em outubro de 2025, o Dragão das Encantarias é um programa dedicado à valorização das manifestações tradicionais do Ceará. O projeto, que conta com a curadoria do Caldeirão das Artes Produções Artísticas, é realizado mensalmente e se consolida como um espaço de encontro entre mestres, brincantes e o público, promovendo a circulação das expressões populares e o fortalecimento da memória coletiva. 
 

"Ao abrir espaço para mestres, grupos e coletivos que mantêm vivas essas manifestações, estamos fortalecendo laços comunitários, garantindo a transmissão de saberes e contribuindo para que a cidade de Fortaleza se reconheça e se orgulhe ainda mais da sua riqueza cultural", destaca Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar.
 

Unindo movimentos de coco e terreiro, a participação do Reisado Santa Luiza no Dragão das Encantarias reforça a diversidade e a força das manifestações tradicionais do estado, garantindo espaço para as novas gerações e para a continuidade dos saberes ancestrais.

 

Serviço:

Dragão das Encantarias, com Reisado Santa Luzia convida Mestra Fátima, Mestre Kiliano  e brincantes Marcelo Farias e Rodrigo Claudino

Quinta-feira, 18 de dezembro, 19h

Espaço Rogaciano Leite Filho

Gratuito / Livre

 

PARCEIROS