Mural de Deco Treco (SP). Foto: Ana Raquel
Iniciada no último dia 22 de novembro, a 10ª edição do Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana segue até domingo (1º) com intervenções de artistas nacionais e internacionais que exploram a diversidade, a sustentabilidade, a inclusão e a acessibilidade no cotidiano, nos murais do Dragão e de outros espaços da Praia de Iracema, além de trazer programações especiais. No Centro Dragão do Mar, já estão em andamento obras de Deco Treco (SP), Lola Pinto (PB) e Tomaz Major (México).
Foto: Ana Raquel
Exposição "No litoral, na serra e no sertão, nas pessoas" poderá ser visitada gratuitamente até sábado (30).
Exposição
Nesta terça-feira (26), às 19h, na Varanda dos Museus, acontece a abertura da exposição "No litoral, na serra e no sertão, nas pessoas", uma celebração dos trinta anos de dedicação da ONG Aquasis à conservação ambiental. Ao provocar a ecoansiedade nos seus visitantes, a exposição convoca o público a atentar para a urgência do combate ao desequilíbrio. Os espaços convidam o espectador a contemplar o sertão, a serra e o mar com outros olhos, e, a partir disso, difundir o trabalho realizado pela ONG Aquasis. Após a abertura, a mostra segue aberta para visitação até domingo, 1º de dezembro, das 9h às 21h.
Lançamento de publicação
Na quinta-feira (28), a partir das 19h, na Looja Reticências, ao lado da Varanda dos Museus, acontece o lançamento do Livro Concreto 3, publicação que reúne registros das três últimas edições do festival.
Visita Guiada
No sábado (30), a partir das 16h, acontecerá uma visita guiada gratuita pelo Dragão, saída da loja Print Shop, inaugurada na última sexta-feira (22), nas proximidades do Museu da Cultura Cearense, abertura que contou com o "Baião com Rock", apresentação do Baião Ilustrado com a Banda Renegados.
Nova loja no Dragão
A Printshop Fortaleza (@printshop_fortal) é uma loja especializada em gravura (serigrafia, xilogravura, litogravura, linóleo e prints digitais), parceira da PrintShop São Paulo (@pr1ntshop), relação que promoverá o trânsito e o intercâmbio entre as produções das duas cidades. A loja funciona de terça a domingo, das 15h às 20h.
Sobre os artistas
Deco Treco (SP)
Foto: Ana Raquel
André Farkas
@decotreco
São Paulo - SP
Deco Farkas, também conhecido como Treco, é um artista visual, muralista, ilustrador e animador paulistano. É formado em artes plásticas pela FAAP. Já realizou exposições no Brasil e na Inglaterra, além de participar de festivais internacionais de arte urbana em países como Equador, Alemanha, Romênia e Espanha. Além disso, idealizou e pintou quatro infláveis gigantes usados na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Seu trabalho é leve, lúdico e vibrante, buscando um entendimento descomplicado
e divertido. Ao desviar-se da racionalidade, a arte de Deco concede espaço para que o inconsciente sussurre suas narrativas, trazendo consigo formas psicodélicas, cores saturadas e contrastantes, e uma pincelada de humor.
Lola Pinto (PB)
Foto: Ana Raquel
Izadora Figueredo Pinto
@lolapintooo
João Pessoa - PB
Lola Pinto é uma artista visual, muralista, ilustradora, designer e artesã paraibana, com uma abordagem multidisciplinar e uma forte conexão com o fazer manual. Sua trajetória une design e artesanato, resultando em obras que carregam afeto, memória e cultura. Lola explora diversos suportes como, murais, telas, cerâmicas e mídias têxteis. Inspirada pelas paisagens e cores de João Pessoa, recentemente tem se dedicado à pesquisa de pigmentos naturais da flora local, culminando na exposição "Cores Nativas", que explora sustentabilidade e experimentação artística.
Tomaz Major (México)
Foto: Ana Raquel
Jaime Alejandro Carrillo Videz
@tomazmajor
Ciudad de México, México.
Pintor originario del Estado de México
PROGRAMAÇÃO
26 de novembro (terça-feira)
19h - Programa Concreto Ambiental: Abertura da exposição "No litoral, na serra e no sertão, nas pessoas", da Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos)
Na Loja Print Shop Fortaleza
Acesso gratuito e livre
28 de novembro (quinta-feira)
19h - Lançamento do livro "Concreto 3"
Na Looja Reticências no Centro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre
30 de novembro (sábado)
16h - Visita Guiada
Saída da Loja Print Shop Fortaleza
Acesso gratuito e livre
Sobre o Festival Concreto
O Festival Concreto é um evento anual dedicado à promoção da arte urbana contemporânea. Desde o ano de 2013, tem desempenhado um papel vital na cena artística, proporcionando uma plataforma para artistas emergentes e estabelecidos, além de envolver a comunidade em experiências únicas de arte pública. Ao longo desta década, o Festival vem consolidando-se como um dos maiores festivais de arte urbana da América Latina. Em janeiro deste ano, o Festival foi agraciado com o Prêmio Brasil Criativo, uma chancela do Ministério da Cultura, na categoria arte urbana, por fomentar a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística e o consumo da arte em seus espaços de convivência. O Festival Concreto é integrante da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará.
O Festival Concreto é uma realização da Amplitude - Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social - IACIS e Ministério da Cultura. Patrocínio: Iquine, Banco do Nordeste e Cegás. Parceria: Universidade Federal do Ceará. Apoio Cultural: ENEL e Sistema Verdes Mares. Apoio: OOH. E conta com Apoio Institucional do Instituto Dragão do Mar, Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Edital Mecenas do Ceará.
Serviço: 10ª edição do Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana] no Dragão do Mar
Até 30 de novembro
Espaços diversos do Dragão
Mais informações: www.festivalconcreto.com.br