Reconhecendo a importância de requalificar a Praça Almirante Saldanha, espaço público que circunda o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), assumiu as obras que seriam de responsabilidade da gestão municipal e iniciou, ainda em julho, o isolamento das áreas.
A obra
Como anunciado pela Secult Ceará, a obra, com previsão de finalização até o segundo semestre de 2025, será executada pela SOP em quatro etapas:
1ª fase: cercamento da obra, demolição dos equipamentos existentes, recuperação estrutural dos equipamentos que irão continuar;
2ª fase: conformação e compactação da base (piso) e instalações elétricas, como postes e iluminação;
3ª fase: concretagem do novo piso;
4ª fase: instalação de novos equipamentos como bancos, lixeiras, luminárias e pinturas de meio fio.
O funcionamento do Centro Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura celebra a iniciativa, pois entende que a reestruturação urbanística do espaço é fundamental para requalificar todo o território. Enquanto isso, a programação do Centro Dragão do Mar segue intensa e diversa, disponível no site (www.dragaodomar.org.br) e nas redes sociais do espaço (www.instagram.com/dragaodomar).
As limitações de acesso são uma medida necessária para preservar as áreas que recebem as intervenções. A preocupação da SOP é causar o mínimo de transtorno à população. O projeto elaborado visa a não obstrução da circulação do público pedestre, que pode ser feita pelas vias do entorno do complexo, como Rua Boris, e Avenidas Almirante Jaceguai e Almirante Barroso (Av. Pessoa Anta).
A equipe de infraestrutura do CDMAC está em diálogo permanente com a SOP e tem trabalhado intensivamente nas últimas semanas para qualificar os acessos. Dentre as melhorias, uma nova entrada na Av. Pessoa Anta, com posto de segurança e rampa para o piso inferior do centro cultural, que funciona diariamente, das 9h às 21h, instalação de bicicletário próximo à estátua do poeta Patativa do Assaré e reforço na iluminação nas áreas externas. Os acessos têm sido amplamente divulgados nos canais de divulgação do Dragão:
- [NOVA ENTRADA] Portão de entrada pela Av. Pessoa Anta, para acesso ao piso inferior (Arena Dragão do Mar, Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar, Multigaleria e Espaço Rogaciano Leite Filho)
- Rampa do mural de Aldemir Martins, com entrada pela Av. Pessoa Anta, para acesso ao piso superior (Planetário Rubens de Azevedo, Anfiteatro Sérgio Motta, área administrativa e Museus)
- Entrada dos Museus, na Av. Presidente Castelo Branco (ao lado do Bece);
- Rua José Avelino, na altura do Espaço Rogaciano Leite Filho
- Rua José Avelino, com entrada pelo elevador panorâmico da Praça Verde para acesso ao piso superior (em frente ao Museu de Arte Contemporânea do Ceará)
O Centro Dragão do Mar reitera o seu compromisso com a democratização da arte e da cultura, por isso tem empenhado todos os esforços necessários para ampliar o acesso aos seus visitantes. As equipes do centro cultural realizam o acompanhamento diário da obra e seguem em diálogo permanente com os parceiros que têm atuado no território, sempre à disposição para mediar soluções.