O Museu da Cultura Cearense (MCC), museu que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, entre os dias 17 e 19 de outubro, das 18h30 às 21h, no Auditório Dragão do Mar, o minicurso gratuito "Umbanda do Ceará: histórias e narrativas", com o artista e pesquisador Jean dos Anjos.
Durante três dias de formação, o minicurso abordará as histórias e narrativas da Umbanda no Ceará, destacando a relevância da religião na história da religiosidade cearense, assim como a sua influência nas práticas culturais cearenses. Os encontros formativos incluem uma vivência prática da religião. Segundo Jean dos Anjos, o intuito do curso é "não só romper barreiras, mas desmistificar essa prática tão viva em nosso território cearense".
São disponibilizadas 50 vagas gratuitas para participação no minicurso. As inscrições podem ser realizadas pelo link: bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense.
Sobre Jean dos Anjos
Nascido e criado em Fortaleza, Ceará, Jean dos Anjos é antropólogo, fotógrafo e macumbeiro. Doutorando em Sociologia pelo Prograna de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Realizou exposições individuais e coletivas no Ceará, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina entre outros estados brasileiros. Premiado no Salão de Abril, em 2016 e 2023. Selecionado para o Prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) da qual é membro. Participou da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes, em 2019. É pesquisador do Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI/UFC).
Serviço: Minicurso "Umbanda do Ceará: histórias e narrativas", com Jean dos Anjos
Data: Dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023
Horário: 18h30 às 21h
Sala: Auditório do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Inscrições: bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre