PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Artistas realizam performances e ativações na abertura da exposição "Reflorestamento" nesta quinta-feira (22)
A partir das 18h, o Museu de Contemporânea do Ceará abre mostra coletiva com quase 80 trabalhos de artistas cearenses ou radicados no Ceará. 
20/12/22 às 17h52

"alembramento", de ewa nïara, será uma das performances apresentadas na abertura de Reflorestamento. 


 

     Nesta quinta-feira (22), a partir das 18h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e a Escola Porto Iracema das Artes, instituições da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) geridas em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), apresentam "Reflorestamento", mostra que expõe 79 obras de 84 artistas que participaram da formação no Laboratório de Artes Visuais da Escola, com curadoria de Aline Albuquerque e Lucas Dilacerda. Gratuita, a vernissage contará com performances e ativações de quatro artistas cearenses. 

     Abrindo a série de performances, a artista Jeff Santos traz "ve.la.mento", ação que aborda diferentes modos de violências, físicas e simbólicas, que têm consumido e expropriado a corpa de pessoas pretas. Em "Vamos produzir arte juntes", a artista piauiense radicada no Ceará, Vi Cavalcante, convida o público a participar de criação artística coletiva. A partir das 20h, ewa nïara desenha enquanto proposta de ativação através da corpa da performer, relembrando as memórias afrografadas em sua espinha dorsal transcestrais e em seu Orí, através da construção de uma partitura corporal de gestos de kura. Em "alembramento", a artista faz mergulhos, ativa feitiços contra a cólera colonial e cria potência na desobediência do kaos, propondo a construção de um arquivo de vida para não sucumbir às tribulações. Já Linga Acácio apresenta "Movimentos parasitas", performance expansão da obra matagal, o desenho em carvão ganhando o espaço expositivo.
 

 

Sobre es performers
 

     Jefferson Santos tem raízes no Ser-Tão de Madalena-CE. Atualmente se considera MultiArtiVista. Suas poéticas de encruzilhadas se atravessam y geram vários bugs na sociedade, atiçando instabilidade no corpo, tempo y espaço a cada performação que realiza, como ginga, como memória em movimento, como giras epistemológicas, cujas imagens são sopradas de dentro, instaurando corpo como lugar de encontro.

     Vi Cavalcante é artista, produtora e faz-tudo. Nasceu no Piauí e vive no Ceará. Estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, com diversas formações paralelas em artes. Entende a coletividade e as relações interpessoais como potencializadoras do processo criativo.

     ewa nïara é preta travesti favelada; artista transmídia y pesquisadora; territorializada em Fortaleza, Siará, Pindorama. Lança feitiços como artista visual, designer, figurinista, atriz, performer, dramaturga, escritora, poeta y outras linguagens que sua corpa atravessa. Mestranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional (MN/UFRJ) y bacharela em Design-Moda (UFC). Neste tempo, se dedica à sua retomada ancestral nativa e makumbeira, edificando firmamentos de kura.

     Linga Acácio é artista e curadora cearense. Pesquisa, escreve e produz conhecimentos que se contaminam entre a performance, interseccionalidade, desobediência anticolonial e virologia. Participa da SECUELA - Escola de Cuidados para Artistas Latino-Americanos, realizada por Capacete, Lugar a Dudas e Teoretica. Artista residente do programa de pesquisa em arte MAM-RJ 2021 e fez parte do Grupo de Crítica do Centro Cultural São Paulo, em 2020/2021. Desde 2012, atua como diretora de fotografia com participação em mais de 25 filmes, entre longas e curtas-metragens.

 

A exposição

 

     Em cartaz até março de 2023, "Reflorestamento" reúne fotografias, pinturas, desenhos, instalações, performances, vídeos e objetos de artistas cearenses e radicados no Ceará: Allan Diniz, amorfas, Andréa Sobolive, Antonio Breno, arth3mis, Bárbara Moira, Batalha, Beatriz Benitez, Beatriz Gurgel, Byya Kanindé, Camila Albuquerque, Carliane Capitu, Cecília Andrade, Célio Celestino, Charles Lessa, Claudia Sampaio, David Felício, delano gurgel queiroz, Diego de Santos, Diego Landin, Dinha Fonsêca, Duda, Eliana Amorim, Emanuel Oliveira, Euzébio Zloccowick, ewa nïara, Fabiano Veríssimo, Filipe Alves, Flávia Memória, FluxoMarginal, Haroldo Saboia, Helenita Matos, Henrique Viudez, Jared Domício, Jean dos Anjos, Jeff Santos, Jorge Silvestre, Juliana Capibaribe, Júnior Pimenta, Junior Potyguara, Ka, Leo Silva, Léo Silva, Levy Freitas, Levy Mota, Lídia Rodrigues, Linga Acácio, Lívio, Luciana Rodrigues, Lui, M.Dias Preto, Marcella Elias, Marcio Medeiros, Maria Macêdo, Mariana Smith, Marina de Botas, Merremii Karão Jaguaribaras, Milena Fernandes, Naiana Magalhães, Núbia Agustinha, Paula, Paulo José, Plantomorpho, Rafael Vilarouca, Raul Plassman, Roberto Borges, rodrigo é @rudriquix, Sabyne Cavalcanti, Samuel Tomé, sid, Simone Barreto, soupixo, Sy Gomes, Terroristas del Amor, Thomas Saunders, Tiago Alves, Trojany, Vi Cavalcante, Vince, Virgínia Pinho, Vita da Silva, Vivi Rocha Jones, Yuri Marrocos e zwanga adjoa nyack. 

     Após a abertura, a mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30, excepcionalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023, em decorrência das Festas de Fim de Ano. No dia 30 de dezembro de 2022, os Museus do Dragão do Mar terão horário diferenciado, com funcionamento das 9h às 17h. É recomendado que os visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara para seguirmos no enfrentamento ao coronavírus.

 

 

Serviço: Vernissage da exposição "Reflorestamento", com performances de Jeff Santos, Vi Cavalcante, ewa nïara e Linga Acácio
Data: 22 de dezembro de 2022 (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), na Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.
Acesso gratuito e livre
A mostra segue em cartaz até 03/2023, com visitações de terça a sexta, das 9h às 18h (com entrada somente até as 17h30) e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (acesso até 17h30). Excepcionalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023, em decorrência das Festas de Natal e Ano Novo, a exposição estará fechada. No dia 30 de dezembro de 2022, o MAC-CE terá horário diferenciado, com funcionamento das 9h às 17h.  
Agendamentos de grupos à exposição podem ser feitos pelo número (85) 3488-8621 ou pelo e-mail agendamentosmuseus.cdmac@idm.org.br

 

 

 

PARCEIROS