PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
16º For Rainbow exibe filmes da Mostra Feminino Plural a partir desta sexta-feira (16)
Serão exibidos oito filmes e o espetáculo teatral "Solo do Meu Interior", da Cia Bravia.
16/12/22 às 12h18

 

     Espaço criado para dar visibilidade às produções realizadas por mulheres cis, trans, travestis, a Mostra Feminino Plural começa a ser exibida a partir da tarde de hoje (16), às 14h30min - na sala 02 do cinema do Dragão do Mar -, e prossegue até o próximo domingo (18). O objetivo da ação cultural audiovisual é dar visibilidade à fala de mulheres através da arte, a fim de disseminar e multiplicar estratégias, com o intuito de fortalecer a luta contra o  machismo, o silenciamento e as violências. 


     Ao longo da mostra serão exibidos oito filmes e o espetáculo teatral "Solo do Meu Interior". O júri da Mostra Feminino Plural é formado pela comunicadora e multiartista Ella Monstra,  pela cineasta e produtora Lays Antunes, e por Sara Benvenuto, que é professora, tradutora e realizadora audiovisual. 


 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

SEXTA-FEIRA  (16/12)


14h30 - CINEMA DO DRAGÃO (SALA 2) MOSTRA FEMINO PLURAL 
"Bege Euforia" (LÉSBICA,  19'52, Brasil, 2022). Dir. Anália Alencar. (foto em anexo)
"Eu Te Amo é no Sol" (LÉSBICA, 19'30, Brasil, 2021). Dir.: Yasmin Guimarães.
"Sobre Elas" (M TRANS, 14'07, Brasil, 2022). Dir.: Bruna Arcangelo. (foto em anexo)
"Futuros Amantes" (M TRANS, 14'55, Brasil, 2022). Dir.: Jessika Goulart. (foto em anexo)
"Crescer Onde Nasce o Sol" (M TRANS, 12'33, Brasil, 2021). Dir.: Xulia Doxágui.

''Megazord" (LGBT+, 20'58 Brasil,2021). Dir.: Luciana Wilm e Tyago Thompson.

 

17h - ARENA DO DRAGÃO DO MAR
Performances
Feira Rainbow de Artesanato

 

18h30 - CINEMA DO DRAGÃO (SALA 2)


MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS
CURTAS:

"Procura-se Bixas Pretas" (LGBT+, 25',Brasil, 2022).Dir.: Vinicius Eliziário. Durante a audição de um teste de elenco, Black Queers realizam um monólogo no qual contam suas experiências sobre afeto e identidade a partir de uma cena motivadora.
"Rosa Neon" (M TRANS, 19',Brasil, 2022).Dir.: Tiago Tereza. Arquitetado para contar a história de uma relação que se desfazia, "Rosa Neon" nos faz percorrer com o olhar o caminho dos afetos e esboçar entendimentos de como opera o nebuloso caminho das relações humanas.
"Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor" (LGBT+, 11',Brasil, 2021). Dir.: Liv Costa e Sunny Maia. Uma vez, elu disse: quando fui embora de mim, adeus era tudo o que tinha para dizer. Nessa viagem, talvez não exista uma chegada. Só um caminho infinito.
"Promessa de um Amor Selvagem" (LGBT+/GAY, 23',Brasil, 2022).Dir.: Davi Mello. Ao entrar de penetra em uma festa, um jovem rapaz descobre que esta será a sua última noite.
"Quando Chegar a Noite, Pise Devagar" (LÉSBICA, 20',Brasil, 2021). Dir.: Gabriela Alcântara. Coisas estranhas acontecem quando Caia se muda para uma nova casa. Assombrada por uma presença misteriosa, ela busca nos espíritos forças para superar seus medos.

 

LONGA:
"Eu Sou Alma / I Am Alma" (M TRANS, 72',Alemanha/Argentina, 2022). Dir.: Mariana Manuela Bellone. Rodado na Argentina, o documentário revisita a trajetória de Alma Catira Sánchez, uma mulher trans que, antes de mudar de gênero, serviu nas forças armadas, casou duas vezes e teve quatro filhos. Depois de anos, ela retorna ao lugar onde cresceu e compartilha suas memórias pessoais. (foto em anexo)


 

22h - ARENA DO DRAGÃO DO MAR (MÚSICA)

RAFAEL AMORA (foto em anexo)
"Sou cantor da nova geração da cidade que atua nesse tipo de segmento: pop, nova mpb, dança e teatro, e hoje venho com uma proposta de novo espetáculo de circulação e criação musical para a cidade junto com a Rede Cuca. Em 2022, tive a oportunidade de ser selecionado para o The Voice Kids, onde conheci grandes artistas da música brasileira como Carlinhos Brown, Tony Garrido e outros. Já participei do primeiro seminário municipal em diversidade e participei de show com Maiara e Maraísa. Atualmente estou em processo de montagem de show com repertório de músicas próprias e covers", destaca o artista.

 

SOBRE OS INGRESSOS
 

Todos os ingressos do 16º For Rainbow são distribuídos somente no dia específico de cada atividade - uma hora antes -, na própria bilheteria do equipamento cultural, Cada pessoa/CPF poderá retirar dois (02) ingressos - que são limitados - por programação. A comissão organizadora do evento solicita o uso de máscaras nos ambientes fechados do festival, como salas de cinema e teatro.

 

SOBRE O FOR RAINBOW 

O festival tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Secretaria das Cidades e Casa Civil, entre outros. O festival conta com patrocínio da Cagece e da Westrock e é realizado pela Via de Acesso à Arte e Cultura (VAAC), Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (Cenapop) e Criar - Comunicação e Cultura.

 

SERVIÇO: 16º FOR RAINBOW - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero
Data: 14 a 21 de dezembro de 2022
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza/CE)
Todas as atividades são gratuitas.
Site Oficial: forrainbow.com.br Instagram: @festivalforrainbow

PARCEIROS