PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar celebra Dia das Crianças nesta quarta (12) com ampla programação infantil gratuita
Em comemoração à data, o complexo cultural realiza mais um Dragão das Crianças e apresenta quatro espetáculos, oficinas nos Museus, exibição no Cinema e sessões no Planetário. 
10/10/22 às 11h16


 

     Celebrando o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, o Centro Dragão do Mar, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar,  traz uma ampla programação gratuita para a meninada comemorar a data com muita arte e cultura. Quatro espetáculos, três oficinas, sessões no Planetário Rubens de Azevedo e no Cinema do Dragão compõem a programação especial de mais um Dragão das Crianças. Mais informações podem ser acessadas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).
    Seguindo no enfrentamento ao novo coronavírus, o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara.

 

Espetáculos Cênicos
 

 Foto Divulgação "Puxa! Era...uma Bruxa"?"

 

     Abrindo a programação, a partir das 9h, na Arena Dragão do Mar, o Brincando e Pintando no Dragão, tradicional programa infantil que traz brincadeiras e jogos lúdicos nos domingos, ganha edição extra nesta quarta-feira (12). O programa também seguirá no turno da tarde, das 15h às 18h. A partir das 10h, a atriz Rebeka Lúcio apresentará o espetáculo "Puxa! Era...Uma Bruxa!?". A contadora de histórias convida a criançada a viajar nas asas da imaginação e traz uma narrativa que mostra que bruxas podem nem ser tão maléficas assim.

 
"O Barquinho e o seu Pescador" foto Tim Oliveira


    A partir das 16h, também na Arena Dragão do Mar, o diretor, ator, músico e manipulador de bonecos Evan Teixeira traz "O Barquinho e o seu Pescador", espetáculo que conta a história de um pescador que veleja no mar com o seu barquinho em busca de alimento e sustento para a sua família, sem deixar de lado o respeito e a gratidão pelas vidas das águas do oceano.
    Às 17h, será a vez do Grupo Comédia Cearense apresentar, no Teatro Dragão do Mar, o espetáculo "Um Amor Astronômico". Com produção da artista cearense Érica Cardoso, textos e músicas autorais, e um lindo e detalhado cenário, a peça narra a divertida convivência do Sol com a Lua, numa trama que traz curiosidades sobre astronomia e conscientiza os espectadores para a preservação do meio ambiente.

 
"O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões" foto Alex Hermes


    A partir das 18h, o grupo Dona Zefinha apresentará "O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões", uma comédia musical infantil que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Com canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e mais, a trupe faz de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim, mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada.

 

 

Planetário

 

  "A Quinca, o Pititi e o Albireu" foto Nicolás Leiva


     Excepcionalmente no Dia das Crianças, o Planetário Rubens de Azevedo abre e oferta sessões gratuitas ao longo do dia. Abrindo a data comemorativa, a partir das 9h, o Planetário exibe "ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras". A sessão "A Quinca, o Pititi e o Albireu" será apresentada em seguida, às 10h. Os ingressos para as sessões podem ser retirados na bilheteria (até dois por pessoa), a partir das 8h, até que seja esgotado o limite de 45 lugares por sessão. 

     A programação continua com duas novas sessões de "ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras" e "A Quinca, o Pititi e o Albireu", às 14h e 15h, respectivamente. A distribuição de ingressos será iniciada às 13h. Outra oportunidade para assistir às mesmas sessões gratuitas será nos horários de 18h e 19h, com distribuição de ingressos a ser iniciada às 17h.

 

Oficinas educativas
 

     Além dos espetáculos cênicos e sessões gratuitas no Planetário, o Dragão do Mar também traz oficinas gratuitas para o público infantil nos Museus. Às 10h, na exposição Bestiário Nordestino, em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), as educadoras Lissa Cavalcante e Rosy Laurentin realizam a "Contação de Histórias com os Personagens do Reisado". Com acesso gratuito, a atividade é direcionada para crianças a partir de 4 anos de idade. Depois de escutar a história sobre o reisado e a criatura fantástica do pássaro Jaraguá, cada criança vai desenhar e decorar o seu próprio Jaraguá. A ação educativa será limitada a 20 vagas e as inscrições devem ser feitas no próprio local.
     A partir das 15h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, os educadores Kimberly Gomes e Jonh Coutinho conduzem "Desenhos Contados", atividade que estimulará a criançada a elaborar desenhos dentro de um campo expandido, dialogando diretamente com a exposição  "Desenhos - Geometrias Imperfeitas - Cavidades Dilatadas", após uma mediação pela mostra e contação de histórias com os educadores. A oficina objetiva refletir as relações do desenho com o imaginário, instigando a vivência das crianças com o museu, enquanto um corpo vivo e espaço tridimensional,  por meio de uma prática lúdica e experimental em criações de desenhos sensíveis à narrativa.
    A partir das 16h, na mostra Bestiário Nordestino, no MCC, as educadoras Zami Formiga e Júlia Moreira realizam a oficina "Criação de Máscaras dos Caretas". Também limitada a 20 vagas, com inscrições no local, a atividade ensinará aos participantes como criar as tradicionais máscaras.

 

Cinema 


     Também tem cineminha para a garotada. A partir das 17h, o Cinema do Dragão exibirá a animação infantil 'Além da Lenda', com direção de Marília Mafá e Marcos França, comédia inspirada no folclore nacional, indicada para crianças de 6 a 9 anos de idade. A sessão é gratuita, com retirada dos ingressos iniciada uma hora antes da sessão (até dois por pessoa), na bilheteria. 

     Em 'Além da Lenda', um livro sagrado que reúne todas as lendas do folclore brasileiro é mantido em segredo e escondido na Montanha Coração do Brasil, revelada uma vez por ano, justamente no dia 31 de outubro, dia do Saci. Só que a data está esquecida por muitos brasileiros, que preferem comemorar o Halloween. Um trio símbolo do Dias das Bruxas, gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar o secreto livro e assim "dominar" as lendas brasileiras. Eles não esperavam, no entanto, encontrar no caminho a travessura de três dessas lendas. Numa brincadeira de criança, Comadre Fulozinha, Negrinho do Pastoreio e Curupira acabam perdendo o livro, que, meio por acaso, chega às mãos do garoto Lucas, um fã de super-heróis, quadrinhos e games. Mesmo sem saber, o menino será o responsável por proteger parte do nosso folclore, o que acaba criando um forte laço de amizade entre ele e as lendas brasileiras.


 

PROGRAMAÇÃO DRAGÃO DAS CRIANÇAS


9h às 12h - Brincando e Pintando no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre.

 

09h - ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria (até dois por pessoa), a partir das 8h, até o limite de 45 lugares.

 

10h - Espetáculo "Puxa! Era...Uma Bruxa!?", com Rebeka Lúcio
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 50 min.

 

10h - A Quinca, O Pititi e o Albireu
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria (até dois por pessoa), a partir das 8h, até o limite de 45 lugares.

 

10h - Oficina "Contação de Histórias com os Personagens do Reisado", com as educadoras Lissa Cavalcante e Rosy Laurentin
No Museu da Cultura Cearense, na exposição Bestiário Nordestino.
Acesso gratuito e livre (indicada para crianças com idade a partir de 4 anos). 20 vagas. Inscrição no local. Duração: 60 min.

 

14h - ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria (até dois por pessoa), a partir das 13h, até o limite de 45 lugares.

 
15h - A Quinca, O Pititi e o Albireu
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria (até dois por pessoa), a partir das 13h, até o limite de 45 lugares.

 

15h às 18h - Brincando e Pintando no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre.


15h - Oficina "Desenhos contados", com Kimberly Gomes e Jonh Coutinho
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Acesso gratuito e livre. Duração: 60 min.


16h - Espetáculo "O Barquinho e o seu Pescador", com Evan Teixeira
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 50 min.


16h - Oficina "Criação de Máscaras dos Caretas", com Zami Formiga e Júlia Moreira.
No Museu da Cultura Cearense, na exposição Bestiário Nordestino.
Acesso gratuito e livre. 20 vagas. Inscrição no local. Duração: 60 min.


17h - Espetáculo "Um Amor Astronômico", do Grupo Comédia Cearense
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na Bilheteria, a partir de uma hora antes da sessão. Duração: 60 min.

 

17h - Exibição infantil gratuita 'Além da Lenda' (Brasil, 2020)
Direção: Marília Mafé e Marcos França // 86 min // DCP // Livre // Boulevard Filmes
Acesso gratuito e livre mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na Bilheteria do Cinema, a partir de uma hora antes da sessão


18h - Espetáculo "O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões", com o grupo Dona Zefinha
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre. Duração: 60 min

 

18h - ABC do Sistema Solar - Novas Aventuras
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria (até dois por pessoa), a partir das 17h, até o limite de 45 lugares.

 

19h - A Quinca, O Pititi e o Albireu
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria (até dois por pessoa), a partir das 13h, até o limite de 45 lugares.

 

 

Serviço: Dragão das Crianças - Programação especial Dia das Crianças
Data: 12 de outubro de 2022 (quarta-feira)

Horários diversos
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Programação gratuita

Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br

PARCEIROS