PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense abre exposição da cearense Naiana Magalhães na próxima quarta-feira (28)
Com curadoria de Carolina Vieira e produção de Sol Moufer, "RISCA" apresenta um panorama da última década de trabalhos da artista, que faz sua primeira mostra individual na capital cearense, abordando temas do litoral do Ceará.
23/09/22 às 17h37

Naiana Magalhães em movimento em frente à obra Varreduna, 2021. Fotografia s papel algodão. Foto: Nicolás Leiva.

 

 

      Na próxima quarta-feira (28), às 18h, o Museu da Cultura Cearense (MCC), que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre ao público "RISCA", primeira mostra individual da artista visual fortalezense Naiana Magalhães em sua terra natal. Com curadoria da pesquisadora e gestora cultural Carolina Vieira, apoio da Galeria Multiarte e fomento da Escola Porto Iracema das Artes, a exposição reúne cerca de 30 obras ao longo de 10 anos de trabalho da artista, entre desenhos, pinturas, fotografias, gravuras, vídeos, filmes, objetos e instalações, trabalhos que versam sobre questões ligadas ao tempo, à luz e à paisagem, em particular a litorânea.

     Após a abertura, a mostra poderá ser visitada até 28 de novembro de 2022, de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30). Acessível, a exposição conta com audiodescrição, vídeo de Libras, e informações em Braille ampliado.

     Seguindo no enfrentamento ao novo coronavírus, o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara.

     RISCA faz referência à linha do horizonte, assim popularmente nomeada por pescadores e moradores da faixa de mar. Em comum, as obras apresentam uma percepção da artista sobre a mutação da paisagem. Imersos na contemplação da beleza das obras, os visitantes são convidados a refletir sobre a história do litoral cearense e problemáticas diversas, como a especulação imobiliária e o extrativismo desenfreado, por exemplo, para repensar os modos de consumo e exploração. De forma sutil e poética, Naiana Magalhães lança um olhar crítico às monumentalidades e investiga, partindo do conceito de "maritimidade", criado pelo geógrafo Eustógio Dantas, como Fortaleza, enquanto cidade e sociedade, se relaciona com o litoral.

     "A produção de Naiana Magalhães transita por diferentes suportes, construindo relações e tensões por meio de paisagens visuais e sonoras a serem acessadas de maneira nem sempre apaziguadora, chamando a atenção para o cuidado com o espaço ao redor", destaca a curadora.

 


Sobre a artista

 


 

     Naiana Magalhães é artista visual nascida em Fortaleza, Ceará (1986), que, atualmente, integra o 73º Salão de Abril e a mostra de videoarte paralela à 13ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre. É mestra no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (2018). Foi aluna do Laboratório de Artes Visuais da Vila das Artes em Fortaleza (2012). Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2013-2014). Em 2015 participou de residência artística em Quebec, Canadá, no instituto La Chambre Blanche, em parceria com o LabMIS-SP; do 66º, 67º e 68º Salão de Abril em Fortaleza-CE e da 10ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre. Foi contemplada com o projeto Miragem Cariri, na Temporada de Projetos 2018 do Paço das Artes-SP e com o projeto Sombra do Tempo para o Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes em Fortaleza-CE, sob a tutoria da artista Maria Helena Bernardes (2016). Indicada ao prêmio PIPA 2016.



 

Sobre a curadora

 


     Carolina Vieira é curadora e pesquisadora no campo da arte com mestrado em Teoria e Crítica de Arte (EBA - UFMG), especialização em Arte Contemporânea (PUC-Minas) e em Arte e Educação (Uni7). Atualmente, é gerente de projetos artísticos da Pinacoteca do Ceará. Coordenou o Programa de Formação Básica em Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (2013-2021). Esteve como mediadora do grupo de estudo sobre a História das Exposições de Arte do Ceará, na Galeria Multiarte (2014-2020). Participou do Laboratório Curatorial da SP-Arte (2014), recebendo prêmio-viagem à Bienal de Berlim. No mesmo ano foi selecionada para o Workshop para Organização Cultural da 31ª Bienal de São Paulo, ministrado pelos curadores e artistas daquela Bienal. Fez parte das equipes de medição e de curadoria do Inhotim (2008-2012). Atuou com pesquisa, curadoria e produção de exposições em instituições como: Unifor, Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE), Caixa Cultural Fortaleza entre outras.


 

 


Serviço: Abertura da exposição RISCA, de Naiana Magalhães", com curadoria de Carolina Vieira
Data: 28 de setembro de 2022 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local:
No piso intermediário (salas 3 e 4) do Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Gratuito e livre.
Acesso
gratuito e livre. O uso de máscara e o passaporte vacinal completo são recomendados para a prevenção contra o coronavírus.
Após
28/09, visitações seguem gratuitas até 27 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30).
Com recursos de acessibilidade


 

PARCEIROS