PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Confira a programação da 420ª cine-semana do Cinema do Dragão
Gratuita, a X Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero compõe a grade junto a três títulos.
16/08/22 às 17h35

"Procura-se Bichas Pretas" (still) será exibida na sessão "Paratodes 3" no domingo (18).

 

 

     O destaque da 420ª cine-semana do Cinema do Dragão é a X Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero, que além da sala de exibição acontecerá também no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  A mostra exibe  curta-metragens de documentário, ficção, animação, cinema experimental e infantil, agrupados nas sessões: ParaTodes; Das Violências De Cada Dia; Envelhecimentos; Para Florescer o Mundo; e Corpos, Terra E Territórios. A programação da Mostra é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria a partir de uma hora antes das sessões.

     Integrando a programação regular, seguem em cartaz o terror corporal 'Crimes do Futuro', do diretor David Cronenberg; 'Os Primeiros Soldados' (Rodrigo de Oliveira), que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio 2021 e o Prêmio de Melhor Filme da Mostra Olhos Livres em Tiradentes; e 'Memoria' (Apichatpong Weerasethakul), vencedor do prêmio do Júri em Cannes 2021.

     Alinhado ao mais recente decreto estadual, a apresentação do passaporte sanitário deixa de ser obrigatória, mas o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara, como forma de dar continuidade à prevenção contra o coronavírus. 
 

 

Acessibilidade

 

     O Cinema do Dragão dispõe do recurso "Cine Assista", uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Librasaudiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.

 

PROGRAMAÇÃO

X CURTA O GÊNERO - MOSTRA INTERNACIONAL DE AUDIOVISUAL

 

18/08 - 16h - Auditório
 

SESSÃO: PARATODES 1 - 98 MIN // 16 ANOS


GENI
DIREÇÃO: CECILIA ENGELS // 15 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Geni passou a vida guardando um segredo que a faz viver à sombra de Fran Lopez, um cantor famoso, cheio de fãs. Disposta a mudar sua história, ela vai lutar por seu espaço e reconhecimento. O filme foi realizado por uma equipe 100% feminina e aborda a questão do empoderamento de uma mulher aos 60 anos de idade.

 

UM MUNDO PARA PEDRO 
DIREÇÃO: LANE ALVES // 20 MIN // 12 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Um drama que reflete sobre o amor incondicional de uma mãe que luta para construir um mundo para seu filho até que uma situação inesperada altera a vida do jovem autista para sempre.

 

MEDUSA IN.CONSERTO
DIREÇÃO: BRUNA LESSA // 20 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: A partir do mito de medusa é construído um doc-ficção musical em que medusa é entrevistada pela primeira vez e conta a sua versão do mito, em que ela é vítima de um estupro.

 

TRANS NORDESTINA
DIREÇÃO: RAFAEL COSTA // 26 min // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Este documentário tem o título de "Transnordestina''. Neste projeto, acompanhamos uma das várias histórias que o sertão pernambucano tem pra mostrar.

 

RECEBA E TOMBE
DIREÇÃO: GERSON MORENO // 17 MIN // 16 ANOS // EXPERIMENTAL
SINOPSE: Negruras cearenses sem uso do "falso negrume". Aqui estamos, herdeiros legítimos de legados pretos invisibilizados pela branquitude, retintos e não-retintos em estado de afirmação e reinvindicação negra, indígena e periférica, sob a benção e emantação de entidades pulsantes que coabitam em nós: Abdias Nascimento, Grada Kilomba, bell hooks, Ailton Krenak, Negro Bispo e tantos outros e outras. Epistemes e epidermes em reinvenção e retomada: narrativas do gesto ancestral que ganha forma, textura e espaço por meio de ritos espirais, de giras afetivas, amorosas e comunitárias que agregam memórias, anseios e militâncias!

 

18/08 - 18h - CINEMA (SALA 2)

SESSÃO: PARATODES 2 - 75 MIN // 16 ANOS 


ANIVERSÁRIO
DIREÇÃO: RAÍSSA VEN NCIO // 13 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: "Aniversário" se passa na noite em que Carmen faz 52 anos. No jantar, os filhos têm de lidar com suas opiniões conservadoras e preconceituosas, como o fato de não aceitar Adriana ser lésbica. O filme retrata as "pequenas distâncias" dentro das famílias brasileiras, que, com o tempo, se tornaram abismos.

 

AONDE VÃO OS PÉS
DIREÇÃO: DÉBORA ZANATTA // 14 MIN // 12 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Ela percorre os caminhos da adolescência com coragem para viver seus desejos. e no encontro com o inesperado se coloca a correr, confiante em seus próprios pés.

 

EU TE AMO É NO SOL
DIREÇÃO: YASMIN GUIMARÃES // 19 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Mati reencontra Júlia, sua namorada, que agora vive em um lugar distante e frio. Lá, se deparam com a falta de identidade e a impossibilidade de voltar para casa.

 

UR AZPIAN LORE
DIREÇÃO: AITOR OÑEDERRA // 14 MIN // 16 ANOS // ANIMAÇÃO
SINOPSE: Não podia contar pra ninguém. Estava sozinha.

 

LAS OTRAS CAMAS
DIREÇÃO: JONAY GARCÍA // 15 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Laura é assistente sexual para pessoas com diversidade funcional. Seu namorado, Marco, está desesperado para encontrar trabalho para mudar a situação.

 

18/08 - 19h45 - CINEMA (SALA 2)

SESSÃO: PARATODES 3 - 81 MIN // 14 ANOS 

 

PROCURA-SE BIXAS PRETAS
DIREÇÃO: VINICIUS ELIZIARIO // 24 MIN // 12 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Durante a audição de um teste de elenco, bixas pretas realizam um monólogo em que contam suas vivências sobre afeto e identidade partindo de uma cena motivadora. No decorrer, no entanto, não sabemos onde começa ou termina a 'ficção' e a 'realidade'.

 

SOCCER BOYS
DIREÇÃO: CARLOS GUILHERME VOGEL // 14 MIN  // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Enquanto se preparam para disputar a taça da diversidade, os jogadores do Beescats Soccer Boys discutem questões importantes com relação à homossexualidade no futebol e a homofobia na sociedade contemporânea. O filme acompanha André e Douglas, dois jogadores do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro, os quais expõem as mudanças em suas vidas a partir do momento em que ingressaram no time e refletem sobre a forma como isso afeta o contexto mais amplo da discriminação sexual no Brasil.

 

EU SOU RAIZ
DIREÇÃO: CÍNTIA LIMA E LÍLIAN DE ALC NTARA // 7 MIN //  10 ANOS //DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: "EU SOU RAIZ" acompanha a vida da Mestra Quilombola, Maria José Gomes dos Santos (Mariinha), que há mais de 40 anos se dedica às atividades culturais da comunidade, demarcando o protagonismo feminino negro. Mestra Mariinha é articuladora cultural, agricultora, parteira, benzedeira e coordenadora do grupo de reisado do Quilombo Mata de São José, Orocó, Sertão de Pernambuco.

 

REWIND
DIREÇÃO: AMAIA SAN SEBASTIAN // 3 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Em um lugar de paz, brilhante e limpo, uma mulher sairá pelo próprio pé, olhando-nos nos olhos, escapando de um destino horrível e caminhando para a liberdade. É um lugar que não existe em um tempo navegável para frente e para trás como em uma fita magnética, rewind-play-fastforward"

 

PEDRO
DIREÇÃO: LEO SILVA // 12 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Pedro vê sua rotina dividida, frente a tv, ir à escola e brincar com seus amigos na rua de sua casa. Em fins de tarde, enquanto o pôr do sol desce, o inesperado acontece. Um silêncio toma o espaço."

 

LUAZUL
DIREÇÃO: LETÍCIA BATISTA E VITORIA LIZ // 21 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO 
SINOPSE: Riva em em uma reaproximação de sua família materna, percebe que não há muito sentido em tentar fugir dele. Flávia é uma Irmã Mais Velha com letra maiúscula, e cresceu se colocando em uma posição de responsabilidade e bons exemplos desde muito nova. Nascida e criada no Campo Limpo, vê no futebol um lugar de recreio e descanso. As duas se encontram no amor ao futebol.

 

19/08 - 16h - AUDITÓRIO


SESSÃO: PARATODES 4 - 89 MIN // 16 ANOS 

 

SANGUE ENTRE AS PERNAS
DIREÇÃO: GISELE MOTTA // 25 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: A história de quatro mulheres se vincula por uma cor e uma substância: o vermelho sangue que desce pelas pernas. A menarca, a primeira experiência sexual, o aborto e o parto são momentos que que marcam o que é ser bicho-fêmea. Juju (11), Febe (16), Geise (19) e Brena (35) esbarram umas nas outras sem se darem conta, em breves encontros promovidos pelo destino.

 

FUERA DE CAMPO
DIREÇÃO: WANDA DAVENPORT // 11 MIN // 14 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Por meio de um passeio sensorial, seis mulheres renomadas de diferentes áreas da indústria audiovisual contam suas experiências e incentivam alunas e dissidentes a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias.

 

BONITA
DIREÇÃO: MARIANA FRANÇA // 25 MIN // 14 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: O documentário apresenta as vivências de três mulheres pretas de gerações distintas e que são ou já foram atravessadas pelo mesmo sentimento: a solidão e a solitude da mulher negra."

 

CAMBOA
DIREÇÃO: RAFAELA LIMA // 8 MIN // 10 ANOS // EXPERIMENTAL
SINOPSE: Videodança "Cambôa" é dança coletiva, imagem visível e invisível, som que é reza e movimento/movimenta, memória atiçada na pele preta/lama, é encantaria dos encantados e encantadas. Cambôa acontece no encontro das águas sagradas do território tremembé-ce, terra protegida/guiada pela força do que somos. Com permissão dos trocos/trocas velhas e jovens, evocamos a mãe d'água, ela aparece sustentando em seus braços um cajado feito de murici e batiputá emanando cura, proteção, saberes e sabores. mãe d`água guardiã dos portais de entrada e saída, pedimos cura para esses tempos genocidas e demarcação das terras indígenas já.

 

BOYCAM
DIREÇÃO: ARLINDO BEZERRA, RODRIGO SENA E ERNANI SILVEIRA // 20 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Boycam faz apresentações em um site adulto para ganhar a vida, o pai de Ana Laura de 10 anos precisa se desdobrar em meio a responsabilidade com a filha.

 

19/08 - 18h - CINEMA (SALA 2)


SESSÃO: DAS VIOLÊNCIAS DE CADA DIA  - 86 MIN // 16 ANOS 

 

PARAFINA
DIREÇÃO: FÁTIMA TEJADA, FABIANA CUSTODIO // 10 MIN // 16 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Do seu mundo interior, um homossexual se expressa e deixa um testemunho bruto sobre uma sociedade intolerante.

 

COMO RESPIRAR FORA D'ÁGUA
DIREÇÃO: JÚLIA FÁVERO E VICTORIA NEGREIROS // 16 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada por policiais. Já em casa e livre de perigo, ela enfrenta a relação com seu pai, também policial militar, com outros olhos.

 

BICHO
DIREÇÃO: SHIRLEY FERREIRA // 23 MIN // 16 ANOS // EXPERIMENTAL
SINOPSE: Dois corpos femininos, de artistas que também são mães, performam representando o processo do parto, ora sendo mãe, ora sendo a criança, em diferentes ambientes que configuram tanto o desejo de liberdade e respeito aos seus corpos, quanto a brutalidade e a invasão relacionada às violências obstétricas.

 

RAFAMEIA
DIREÇÃO: MARIAH TEIXEIRA, NANDA FÉLIX // 24 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Após se sentir ameaçada por um entregador de uma empresa de eletrodomésticos, Carmen vê seu cotidiano invadido por conflitos e violência ao perceber os demais indivíduos que habitam seu ambiente.

 

ERA UMA VEZ...UMA PRINCESA
DIREÇÃO: LISIANE COHEN // 13 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Uma história de amor e dor, de uma busca de sentido diante da ausência de vida - algo que pulsa em Nina e Carol, como consequência de sua filiação. uma história trágica, de violência, com uma construção narrativa feita pelas memórias de nina, com fragmentos de sua trajetória através de fotos, filmes e slides.

 

19/08 - 19h45 - CINEMA (SALA 2)


SESSÃO: PARATODES 5  - 72 MIN // 14 ANOS 

 

O VAZIO QUE ATRAVESSA
DIREÇÃO: FERNANDO MOREIRA // 23 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO 
SINOPSE: Transpassadas pela ganância, duzentas e setenta e duas pessoas foram soterradas pelos rejeitos de minério da companhia vale em Brumadinho (MG) em 2019. O vazio que agora acompanha os que ficaram jamais será preenchido. Este filme-homenagem é dedicado às vítimas da mineração irresponsável que permanece cobrando seu preço com sangue e devastação.

 

DAMAS.DOC
DIREÇÃO: CARMEN LOPES // 25 MIN // 12 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Damas.doc revela histórias de quatro mulheres trans: uma militante, uma evangélica, uma atriz e uma artista performática, que rompem com a imagem arquetípica das mulheres transgêneras na mídia de massa. Por meio de uma abordagem instigante, o filme desvenda questões relativas ao universo trans.

 

MUXIMA
DIREÇÃO: JUCA BADARÓ // 9 MIN // 12 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Colonialismo, dor e fé se misturam na maior manifestação religiosa de Angola.

 

BENZEDEIRA
DIREÇÃO: PEDRO OLAIA E SAN MARCELO // 15 MIN // 14 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: O curta imerge no universo da benzedeira Maria do Bairro que escolheu o silêncio para dividir a sabedoria que lhe foi confiada. Esta ciência da natureza se esconde ao longe em uma ilha na comunidade do Tamatateua, interior do município de Bragança. Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, a bicha preta conhecedora de ervas e benzedor, se dedica à cura do corpo e da alma de quem a procura. O saber que a habita não vem do achismo, mas sim da vivência e resistência direta com a natureza, seus espíritos e filosofia."

 

20/08 - 16h - AUDITÓRIO

SESSÃO: PARATODES 6 - 87 MIN // 16 ANOS 

 

MINHA LIBERDADE É MINHA MÃE
DIREÇÃO: SARA STOPAZZOLLI // 16 MIN // 14 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Larissa testemunhou o relacionamento romântico e aparentemente perfeito de seus pais acabar em tragédia e hoje busca construir sua identidade e honrar a memória da mãe, vítima de feminicídio.

 

NEPEREVODIMOE
DIREÇÃO: ALISA KHAZANOVA // 17 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: O livro de histórias do autor está sendo traduzido para uma língua estrangeira. Durante as sessões de tradução via zoom, o autor apaixona-se pela sua tradutora, mas devido à sua dúvida faz-lhe uma confissão em forma de monólogo de uma personagem lírica, que, segundo lhe parece, abre a sua alma ao seu mulher amada. Em seguida, o autor e o tradutor discutem seu monólogo como uma obra literária que precisa ser traduzida para o idioma dela. A discussão deles é uma metáfora profunda para o fato de que homem e mulher falam línguas diferentes e nem tudo que é compreensível para um gênero pode ser traduzido para a língua de outro gênero. No final, o tradutor diz ao autor que seu monólogo será incompreensível em seu país, desistindo assim de sua confissão de amor.

 

BIANCA - OLHE, AME, CUIDE. TRANS SÃO JOIAS
DIREÇÃO: MARCOS CASTRO // 28 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: "BIANCA - OLHE, AME, CUIDE. TRANS SÃO JOIAS" é o curta de estreia do diretor marcos castro. O filme conta a história de Bianca Close, mulher trans, negra que vivia em situação de rua em Recife e teve seu momento de reinserção social através de uma campanha de financiamento coletivo para construção de sua casa. O filme, além de fazer uma imersão na realidade das mulheres trans no Recife, também traz o olhar das amigas, familiares e pessoas que conviveram com Bianca em momentos diferentes de sua vida, até a sua morte. Durante as pesquisas e construção do roteiro a tendência de relatar a vida de Bianca através de sua família biológica foi naturalmente substituída pelo protagonismo de três mulheres trans, que em momentos diferentes, conviveram com ela. Contando a história de Bianca desde sua transição.

 

MI PLACER
DIREÇÃO: MAGALI BELEN PEREZ ZANNONER // 9 MIN // 14 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Magali conta sua experiência pessoal quando começou no mundo sexual, seja antes do outro ou com ela mesma. isso está relacionado em diferentes camadas, o que é real, o quarto onde ela está se masturbando; contra o que está em suas experiências de vida inconsciente, a educação sexual que as mulheres recebem, os primeiros encontros que são obtidos com outro, as dúvidas antes de poder se abrir sexualmente com outra pessoa para poder expressar o que você gosta e a descoberta do orgasmo nela, ambos com outro ser. Tudo acontece na solidão do seu quarto.

 

OXITOCINA
DIREÇÃO: LUCÍA VALVERDE // 5 MIN // 12 ANOS // FICÇÃO 
SINOPSE: "A gravidez de Marina desperta o intenso fervor de seus hormônios. Será que seu marido conseguirá dar a ela o que ela precisa desesperadamente?

 

MORMAÇO
DIREÇÃO: CAROL LIMA // 11 MIN / 12 ANOS  // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: "As águas, quem pode domá-las?". Mormaço é um curta-metragem documental de abordagem ensaística que vem a visibilizar as vivências e narrativas que atravessam os corpos lésbicos.

 

20/08 - 18h - CINEMA (SALA 2)

SESSÃO: ENVELHECIMENTOS  - 77 MIN // 14 ANOS 

 

JOSELITO
DIREÇÃO: JOSÉ CARLOS JIMÉNEZ REUELATA e MARTA JIMÉNEZ REVUELTA // 9 MIN // 12 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Em uma pequena cidade de La Sierra de Segura, há um velho gênio da eletrônica capaz de consertar qualquer coisa. Os vizinhos conhecem Joselito, e através de sua mulher confiam-lhe tudo que os quebra. Todos os dias Dona Joselito passa pela cidade com seu carrinho de compras recuperando aparelhos quebrados. Todos os dias a senhora de Joselito enfrenta que seus vizinhos assumem sua fragilidade, desorientação e, é lógico, insuficiência. Ser mulher, idosa e "De Joselito" é a única identidade a que se pode aspirar. Porém, ela é muito mais que isso. Enquanto seus vizinhos na rua a vêem como uma mulher inútil à sombra do marido, em casa guarda um segredo incrível. A senhora do Joselito não é só quem conserta tudo, mas seu conhecimento de eletrônica é tão alto que o mesmo Joselito é o produto deles. Em um mundo onde a eletrônica não é coisa de mulher, a senhora não tem outro remédio a não ser criar o robô Joselito para poder se dedicar à sua paixão sem ser julgada.

 

LA REBELIÓN DE BERNARDA
DIREÇÃO: JORGE PASTOR // 18 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Bernarda Alba já faz oitenta e cinco anos no seu destino, escrito numa obra-prima da literatura universal, mas chegou o dia de se rebelar e olhar para o futuro com a esperança de ser a mulher (e não a personagem) que sempre quis ser.

 

FILHOS DA NOITE
DIREÇÃO: HENRIQUE ARRUDA // 16 MIN // 12 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Sete homens gays entre 50 e 70 anos compartilham suas memórias, vivências, e imagens noturnas, questionando-se sobre qual lugar seus corpos ocupam agora.

 

ATRAVÉS DOS SENTIDOS
DIREÇÃO: GILSON NASCIMENTO // 14 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Ivan sofre um assalto aos 38 anos e fica tetraplégico. Com a morte da esposa (Lucília), vai viver com a filha (Mariana) e sua família. É quando se redescobre por si mesmo através de elementos novos antes despercebidos, que servem como fio condutor para através dos sentidos reviver uma vida cheia de emoções.

 

A VELHICE ILUMINA O VENTO
DIREÇÃO: JULIANA SEGÓVIA // 20 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: A velhice ilumina o vento conta a história de Valda, mulher preta, idosa, periférica, trabalhadora doméstica da cidade de Cuiabá. Mulher forte, cuiabana do "pé rachado", Valda subverte em seu cotidiano o paradigma da velhice estigmatizada.

 

20/08 - 19h45 - CINEMA (SALA 2)


SESSÃO: PARATODES 7 - 73 MIN // 16 ANOS 

 

UN MEC GENTIL
DIREÇÃO: DENISE POWERS // 17 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Chloé só quer o divórcio. Infelizmente para ela, ela perdeu os papéis do divórcio. François só quer uma namorada. Felizmente para ele, ele encontrou os documentos de Chloé e fará de tudo para levá-los a ela...

 

MAIA
DIREÇÃO: RENATA PRADO // 16 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Suspense psicológico que retrata Maia, uma mulher forçada a viver com seu agressor. Presa em um pesadelo diário, ela tenta escapar e proteger seu filho. A narrativa acompanha sua tragédia de forma tensa e perturbadora. O filme expõe os traumas e as consequências desse fenômeno social destrutivo generalizado.

 

AUßERHALB DES AQUARIUMS // FORA DO AQUÁRIO
DIREÇÃO: ALEX MELLO // 25 MIN // 16 ANOS //  FICÇÃO
SINOPSE: Enquanto se divide entre a realidade e a fantasia, um artista plástico estrangeiro prepara sua próxima exposição, chamada "fora do aquário". Em seus quadros, ele procura projetar suas vivencias como LGBT negro, revelando seus medos, sonhos e frustrações, enquanto espera o amor.

 

MÃE SOLO
DIREÇÃO: CAMILA DE MORAES // 15 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: É um curta-metragem de documentário que retrata as histórias de duas mães solo, trazendo consigo algumas reflexões essenciais sobre como a responsabilidade na criação dos filhos recai sobre as mulheres e expõe as questões que envolvem a falta de apoio, acolhimento e superação.

 

21/08 - 16h - AUDITÓRIO


SESSÃO: PARATODES 8 - 82 MIN // 14 ANOS 

 

CONDENADAS PELA RAZÃO
DIREÇÃO: MURIEL RODRIGUES DE FREITAS // 13 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: O documentário fala sobre a ideia da loucura ser um mal ligado às mulheres a partir da história de Camille Claudel, Pierina Cechinni e da professora Eunice, internadas em hospitais psiquiátricos por questões morais e por não se enquadrarem nos padrões sociais do início do século xx. Idealizado como trabalho final do mestrado em ensino de história na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conta com a participação de estudantes da EJA e de historiadoras especialistas na área.  Se apoia em escritos médicos dos prontuários das internadas, assim como nas reverberações do discurso sobre a loucura feminina em jornais, comerciais de TV e no cinema.

 

THE RECESS (EL RECREO)
DIREÇÃO: NAVID NIKKHAH AZAD // 12 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Sahar é uma estudante de 17 anos que está determinada a faltar ao ensino médio durante o recreio para ir ao estádio de futebol assistir à partida de futebol entre o Esteghlal F.C. vs. Al-Ain como parte da Liga dos Campeões da AFC. Ele quer fazê-lo, apesar de uma proibição nacional de que as mulheres não podem entrar em estádios de futebol no Irã.

 

MAMÃE
DIREÇÃO: HILDA LOPES PONTES E KLAUS HASTENREITER // 19 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Lá fora, o fim do mundo. Aqui dentro, Rafaela é mãe.

 

LÁ VEM AS REPENTISTAS
DIREÇÃO: RAQUEL BASTER // 17 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Cinco repentistas nordestinas contam memórias do repente a partir do I Encontro de Poetas e Repentistas em Alagoa Grande - PB. Relembram as cantorias de pé de parede, a infância no Piauí, Paraíba e Ceará, as partidas e os desafios para se tornarem repentistas em um universo tradicionalmente masculino. A milenar arte do repente vem sendo desafiada a improvisar versos de luta por espaços mais igualitários de poesia cantada.

 

A MULHER DO TEMPO
DIREÇÃO: ÍCARO REGINA // 21 MIN // 10 ANOS // ANIMAÇÃO
SINOPSE: Com um olhar sempre atento às movimentações do tempo, uma mulher marcada pela música tradicionalista, no interior do Rio Grande do Sul, canta suas histórias e fantasias, através de fotografias, previsões e memórias.

 

21/08 - 18h - CINEMA (SALA 2)


SESSÃO: PARA FLORESCER O MUNDO  - 65 MIN // 10  ANOS 

 

PARA FLORESCER O MUNDO EP1 - CRIART
DIREÇÃO: MARCOS MONTE E CHRISTIANE RIBEIRO // 15 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Que lugar é esse que transforma as mulheres?!

 

PARA FLORESCER O MUNDO EP2 - BATUQUE DE MULHER
DIREÇÃO: MARCOS MONTE E CHRISTIANE RIBEIRO // 17 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Eu sou dessa comunidade. Eu sou o que sou por conta dessa comunidade.

 

PARA FLORESCER O MUNDO EP3 - POÇO DA DRAGA
DIREÇÃO: MARCOS MONTE E CHRISTIANE RIBEIRO // 16 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Morar no Poço da Draga é um privilégio. Ter direito à posse dessa terra é um direito nosso.

 

PARA FLORESCER O MUNDO EP4 - DO CAMPO A FEIRA.... DE PESSOAS PARA PESSOAS
DIREÇÃO: MARCOS MONTE E CHRISTIANE RIBEIRO // 17 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Sem romper com a cerca do latifúndio... não seria possível ter essa feira."

 

21/08 - 19h45 - CINEMA (SALA 2)


SESSÃO: PARATODES 9 -  83 MIN // 16 ANOS 

 

ENTRAVES
DIREÇÃO: MARITHÊ AZEVEDO // 7 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Karen embarca em conselhos do Guia da Boa Esposa de 1955, lido num programa de rádio para mulheres, que prega a perfeição da boa esposa. Num dos conselhos, Karen toma consciência do que sempre obedeceu, as coisas mudam e surge em Karen um poema sobre os desacertos de uma mulher na cozinha. Uma brecha para outro caminho.

 

GUINÉ
DIREÇÃO: DANILO CICA E SHEILA DOS ANJOS // 13 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Após uma decepção, Zé recebe ajuda de Guiné, uma travesti que o leva para sua casa e passa a cuidar dele.

 

LEVADOS
DIREÇÃO: JEAN COSTA // 20 MIN // 16 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: É a primeira vez de tonio na Córsega. Ele explora o território e os aplicativos de encontro até topar com o oráculo, um usuário que lhe conta sobre a vida gay na ilha. A conversa é reencenada com um ator que parece se conectar profundamente com a história do oráculo.

 

PARQUINHOS
DIREÇÃO: V NIA ALVES SMITH LIMA // 25 MIN // 10 ANOS // ANIMAÇÃO
SINOPSE: Alice é uma garota de 9 anos de idade que se vê em confinamento por causa da pandemia e busca artifícios para driblar a saudade da escola, dos amigos, primos, tios e da mãe Clara, uma enfermeira doula dedicada à profissão. Por segurança, Clara passa dias no hospital tentando administrar da melhor forma possível a distância dos filhos. Sem poder brincar na rua, Alice, o irmão João e a prima Mabel, mesmo distantes, fazem o possível para ocupar o tempo livre. As mudanças de comportamento e de rotina impostas pela pandemia e os encontros de gerações não passam despercebidas ao olhar das crianças.

 

DIRITI DE BDÈ BURÈ
DIREÇÃO: SILVANA BELINE // 18 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Diriti de Bdè Burè é um documentário etnobiográfico que, relaciona o presente com o passado para criar e pensar o futuro, projetando luz sobre a vida de uma mulher Mestra ceramista Karajá que, luta pela preservação de sua língua e o modo de fazer de seu povo.

 

23/08 - 18h - CINEMA (SALA 2)

SESSÃO: PARATODES 10  - 71 MIN //  16 ANOS 


FILME: GORDATIVISMO: A IMPORT NCIA DE TRANSVER O MUNDO
DIREÇÃO: KEDRYN CERQUEIRA CARDOSO // 8 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Sob a perspectiva de um homem gordo e o olhar de uma profissional da saúde, as formas interseccionais de reprimir e controlar corpos dissidentes são expostas. 'Gordativismo: a importância de transver o mundo' desnuda o entrelace entre a gordofobia, o racismo, a misoginia e a transfobia.

 

ECLIPSE
DIREÇÃO: PIETRA COUTO // 5 MIN // 10 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: A dualidade paira sobre o universo: duas forças opostas, dois astros dominantes. Aqui, eles moram no mesmo prédio e não sabem. O que acontece quando a lua e o sol dividem o mesmo espaço? O curta conta a história de dois jovens, Ravi e Luan, que moram no mesmo prédio, entretanto, possuem hábitos completamente distintos. Em "Eclipse", nós podemos analisar a dualidade entre as pessoas por meio de uma analogia ao sol e a lua. Acompanhamos a rotina de cada um deles, com seus gostos e jeito, até que os dois são guiados pelas circunstâncias a se encontrarem no mesmo local, um ponto do universo que está em constante movimento: o elevador.

 

HORTELÃ
DIREÇÃO: THIAGO FURTADO // 14 MIN // 14 ANOS // FICÇÃO
SINOPSE: Uma história sobre afetos e atravessamentos. Quando o relacionamento de Luís e Alexandre chega ao fim, vem à tona o fato de que Dinha, doméstica que cuida de Luís desde pequeno, é avó de Alexandre. Encarando preconceitos, relações familiares e trabalhistas, o filme traz um debate universal.

 

CURICA!
DIREÇÃO: THIAGO FURTADO // 20 MIN // 12 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: "CURICA!" é uma leitura audiovisual das memórias de cinco mulheres piauienses e maranhenses vítimas de trabalho doméstico infantil/trabalho análogo à escravidão em paralelo à história da carta de Esperança Garcia, escravizada e primeira advogada do Piauí. O filme traça uma discussão sobre racismo e as relações patronais no brasil.

 

TERRITÓRIO DAS CERCAS
DIREÇÃO: RICARDO FRAGA // 24 MIN // 16 ANOS // EXPERIMENTAL
SINOPSE: Dois corpos cobertos por arames farpados, um feminino e um masculino, lutam para se desvencilharem, em diferentes contextos, das cercas sociais impostas pelo que se é esperado para um homem e para uma mulher. As cenas são entremeadas com depoimentos vivenciados.

 

24/08 - 18h - CINEMA (SALA 2)


SESSÃO: CORPOS, TERRA E TERRITÓRIOS  - 91 MIN // 10  ANOS 


TERRA DE MULHERES
DIREÇÃO: ORIANE DESCOUT // 21 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Rosa e Fatinha são agricultoras que lutam diariamente para preservar a cultura local. Elas têm filhas da geração de Oriane, jovem cineasta francesa radicada em Minas Gerais, e mãe há um ano. Acompanhada por Thais, estudante de agroecologia, ela procura conhecer melhor os desafios que elas enfrentam.

 

VIVER PARA LUTAR, LUTAR PARA VIVER
DIREÇÃO: GEMA GALGANI E LOURDES VICENTE // 24 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Mulheres relatam suas experiências na luta com o poder político, latifundiário e com seus companheiros para a atuar no movimento dos Sem Terra e conseguir a conquista da terra no Ceará.

 

FÔLEGO VIVO
DIREÇÃO: ASSOCIAÇÃO DOS ÍNDIOS CARIRIS DO POÇO DANTAS-UMARI // 25 MIN // 10 ANOS // EXPERIMENTAL
SINOPSE: Uma comunidade indígena do povo Kariri, situada na chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), reflete acerca da água: o mito indígena de recriação do mundo junto com as águas contra o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e das corpas humanas e não-humanas que habitam o rio São Francisco (Opará).

 

MEU ARADO, FEMININO
DIREÇÃO: MARINA POLIDORO // 21 MIN // 10 ANOS // DOCUMENTÁRIO
SINOPSE: Reafirmando diferenças mulheres campesinas apresentam narrativas que perpassam a pluralidade de vivências femininas e seus atravessamentos de raça e classe. Discursos apaixonados nos mostram a beleza e realidade de cada protagonista e o respeito que têm com a terra, bem como a importância da luta de cada uma.



 

Em Cartaz


CRIMES DO FUTURO (Canadá, Grécia - 2022) - 2ª Semana
Direção: David Cronenberg // 107 min // DCP // 18 anos // O2 Play
Sinopse: À medida que a espécie humana se adapta a um ambiente sintético, o corpo sofre novas transformações e mutações. Acompanhado por sua parceira Caprice, o artista performático Saul Tenser mostra a metamorfose de seus órgãos. Enquanto isso, um grupo misterioso tenta usar a notoriedade de Saul para jogar luz sobre a próxima fase da evolução humana.
18/08 (quinta): 16h
19/08 (sexta): 14h
20/08 (sábado): 16h

21/08 (domingo): 14h
24/08 (quarta): 20h

 

OS PRIMEIROS SOLDADOS (Brasil, 2022) - 2ª Semana
Direção: Rodrigo de Oliveira // 107 min // DCP // 14 anos // Olhar Distribuição
Sinopse: Em 1983, o jovem biólogo brasileiro Suzano tenta sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes.
18/08 (quinta): 14h
19/08 (sexta): 16h

20/08 (sábado): 14h
21/08 (domingo): 16h

23/08 (terça): 19h30

 

MEMORIA (Colômbia, Tailândia, França, Alemanha, México, Catar - 2021) - 5ª Semana
Direção: Apichatpong Weerasethakul // 136 min // DCP // 14 anos // MUBI // O2 Play
Sinopse: Em Memoria, Jessica, uma fazendeira de orquídeas escocesa, vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, Jessica é acordada por um som familiar, uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias, questionando sua identidade. O som, que aparentemente apenas Jessica consegue ouvir, carrega uma beleza em seu profundo que faz parte do cenário de Bogotá. Aqui, Jessica compartilha histórias com Hernan, um pescador que conta sobre o passado, o futuro e memórias daqueles que já se foram. 
23/08 (terça): 15h30
24/08 (quarta): 15h30


 

Em Breve


Marte Um (Gabriel Martins)

 


 

Serviço: Programação #420 do Cinema do Dragão
Período: De 18 a 24 de agosto de 2022
Horário: A partir das 13h40
Local: Cinema do Dragão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) 
Ingressos da grade regular a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira) 
Às terças, o acesso tem valor promocional por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Sessões da X Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero são gratuitas
Venda na Bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao), acrescido de taxa administrativa.

PARCEIROS