PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Selecionados no programa Agentes de Leitura da Secult Ceará participam de formação no Dragão do Mar
Grupo participa de visitas mediadas às exposições e participa de rodas de conversa nesta quarta (20) e quinta (21).
21/10/21 às 09h43

Nova turma de Agentes de Leitura visita o CDMAC. Fotos de Luiz Alves.

 

       Nesta quarta (20) e quinta-feira (21) o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, recebe a visita da turma de jovens selecionados, por meio de edital da Secult Ceará, para o projeto "Agentes de Leitura". O programa, que tem por finalidade promover a democratização do acesso ao livro e aos meios da leitura como ação cultural estratégica de inclusão social, desenvolvimento humano e cidadania, com ênfase na formação de leitores, agora realiza a formação do grupo, a partir de aulas, vivências de leitura, oficinas e visitas a equipamentos que integram a Rede de Equipamentos Culturais da Secult Ceará.

 


O coordenador do Núcleo Educativo do MCC, Ícaro Souza, falou com o grupo sobre mediação cultural.


     Na manhã de ontem (20), os jovens, com idade entre 18 e 29 anos, egressos do ensino médio da escola pública, visitou o Museu da Cultura Cearense, com uma mediação guiada à exposição Vaqueiros. Em seguida, o coletivo participou de roda de conversa sobre a experiência da mediação cultural com o coordenador do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense, Ícaro Sousa. Depois, o agrupamento participou de formação com o educador Vinícius Ferraz, que falou sobre o tema "Leia com uma criança, leia como uma criança: fortalecendo o gosto e o hábito da leitura junto à família no lar".

     Nesta quinta (21), a turma participará de uma visita guiada às exposições "Um Atlas para Hélio Rôla" e "Um Desvio nem Sempre é um Atalho, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, e depois segue para um bate-papo sobre "A Tradição Oral: contar história como ato geracional", com a contadora Rebeka Lúcio.

 

 

Mais sobre o Agentes de Leitura

 

 
Vinícius Ferraz conversou com o grupo sobre a importância da leitura para crianças. 

 

     O Programa Agentes de Leitura está alinhado com o Plano Estadual de Cultura, no que diz respeito às políticas afirmativas, e, no mesmo sentido, com a Lei Estadual Nº. 17.432/2021, deste modo o edital reserva, no mínimo, 20% (vinte por cento) do total de vagas para bolsistas indígenas e negros(as) residentes em Fortaleza. Tem por objetivo ampliar a formação leitora das famílias  em situação de extrema pobreza contempladas com o projeto.

     Voltado para a promoção e desenvolvimento da Arte e Cultura Cearense, visa ampliar e democratizar a produção e o acesso à arte e à cultura, com base no desenvolvimento da economia dos setores criativos, no fortalecimento da diversidade e da cidadania cultural em todas as regiões do Estado do Ceará. Excepcionalmente, tendo em vista o contexto de pandemia, o programa será desenvolvido somente em Fortaleza, oportunidade para inserir algumas inovações e investigar mais de perto sua validação, como o desenvolvimento e uso de um aplicativo de planejamento e acompanhamento dos jovens mediadores. 

 

PARCEIROS