PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão discute a relação entre sala de cinema, museu e galeria de arte nesta terça-feira (31)
Em videoaula aberta, o curador e crítico Pedro Azevedo (CE) aborda questões ligadas a espectatorialidade e curadoria
31/08/21 às 10h07

       Além de atuar na difusão, o Cinema do Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, tem fomentado iniciativas na promoção do conhecimento da linguagem audiovisual e da formação de plateias. Dando continuidade às suas ações, o Cinema lança, nesta terça-feira (31), a partir das 20h, no canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), uma videoaula sobre "Locais do cinema - espectatorialidade e curadoria", com o curador e crítico Pedro Azevedo, que abordará a relação imbricada da sala de cinema com o museu e a galeria de arte. A fala é aberta ao público.

       A fala traz reflexões acerca do papel do curador como agente intersticial entre os polos da produção e da recepção. "O curador de cinema estabelece-se como um agente artístico e político influente que seleciona e relaciona obras audiovisuais nos mais diversos locais. Faço um esforço, ao final, em reterritorializar o cinema para o espaço da sala de projeção tradicional. Busco fazer uma análise que leve em conta os traços idiossincráticos da sala de cinema de rua enquanto local privilegiado para a projeção de filmes, mas também como espaço de encontro onde comunidades instantâneas podem se formar. Dessa forma, essa fala se traduz como um conjunto de reflexões no que se refere aos locais de incidência do cinema, articulando ideias de espectatorialidade e curadoria a partir de uma noção alargada acerca da teoria cinematográfica, que compreende e abriga o dispositivo nas suas diversas variações idiossincráticas", afirma Azevedo. 

 

O ministrante

     Mestre em Estudos de Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com linha de pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais. Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e Cannes, além de ser membro da diretoria da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em festivais nacionais, foi autor no livro Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais e atualmente coordena o projeto de difusão Sessão Abraccine. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para os cursos de Cinema da Unifor e da Escola Porto Iracema das Artes, além de ter sido roteirista e apresentador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017. Programou a mostra "À Nordeste - Cinema de Reinvenção", como parte da exposição "À Nordeste", no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, e recentemente atuou como curador convidado da mostra "Cinema Brasileiro Anos 2010: 10 Olhares".


Serviço: Cinema do Dragão exibe a vídeo-aula "Locais do cinema - espectatorialidade e curadoria", com Pedro Azevedo
Data: 31 de agosto (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre

 

PARCEIROS