PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
MAC Dragão realiza conversa ao vivo sobre memória e cidade nesta terça-feira (31)
Artistas, arquitetos e pesquisadores conversam sobre o apagamento da história com a demolição de antigos casarios na cidade a partir do projeto artístico Casinhas Feias, da artista Cinira d´Alva.
30/08/21 às 20h30

     O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e é gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realizará nesta terça (31), a partir das 19h, no Instagram do Museu (@macdragao) a live "Casinhas Feias: memória e encanto na cidade". No bate-papo, artistas e convidados discutem uma conversa sobre o Casinhas Feias, projeto aprovado no XI Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará, que teve como objetivo a elaboração de narrativas que rememorassem a vida no casario remanescente na região central de Fortaleza e cuja exposição pode ser conferida no Instagram @casinhas.feias.

    Escrito e gerido por Cinira d'Alva, com participação de Gabriela Delgado no design gráfico, Marcelo Barbalho na captação das imagens e Gláucia Soares na edição dos vídeos, o projeto será apresentado. A conversa, que será mediada pelo arquiteto e urbanista Chico Porto, também gestor de Acervo, Conservação e Montagem do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, lançará luz sobre questões relacionadas ao patrimônio, à memória, à conservação e à cidade.

 

Sobre os debatedores

 

Cinira d'Alva (Coordenadora do Projeto Casinhas Feias) é arquiteta e artista visual com graduação em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (IAU-USP) e Mestrado em Processos Urbanos Contemporâneos pela Universidade Federal da Bahia (PPGAU-UFBA).


Gabriela Delgado (Parceira do Projeto Casinhas Feias) possui graduação em Design Gráfico e Design de Produto pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UniFor).


Marcelo Capasso (convidado) é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Ceará e mestre em gestão urbana pela Universidade Técnica de Berlim.


Julia Brito (convidada) é arquiteta urbanista pela Universidade Federal do Ceará e sócia da ONG Taramela Assessoria Técnica em Arquitetura e Cidade.


Mariana Smith (convidada) é artista, professora e pesquisadora em artes visuais. Mestre em processos artísticos contemporâneos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Graduada em Comunicação Social pela UFC em 2004.


Chico Porto (mediador) é arquiteto e urbanista e gestor de Acervo, Conservação e Montagem do Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

 

Serviço: MAC Dragão realiza a live "Casinhas Feias: memória e encanto na cidade"
Dia: 31 de agosto de 2021 (terça-feira)
Horário: 19h
Exibição: Instagram do MAC Dragão (@macdragao)
Acesso gratuito e livre

PARCEIROS