PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Confira a programação virtual e presencial do "Férias no Dragão" de 26 a 31 de julho
Ciclo programático traz webinário, live sobre a atuação política e social de mulheres negras no Ceará, oficina de origami, estreias presenciais e virtuais no cinema e muito mais.
26/07/21 às 14h54

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz atividades presenciais e virtuais na última semana de programação do ciclo Férias no Dragão - Diversão e Pensamento. Entre 26 e 31 de julho, o complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, apresenta o webinário "Invenções Digitais: mídia, performance e virtualidade" com falas ao vivo e exibição de trabalhos artísticos, live sobre a atuação política e social de mulheres negras no Ceará, oficina de origami, além de estreias presenciais e virtuais no cinema, entre outros conteúdos, confira:

 

Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)

 

Na segunda-feira (26), às 19h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) realiza uma live tira-dúvidas com a participação do artista e professor Fábio Tremonte, com o objetivo de fomentar as inscrições e a divulgação do curso ''Imaginar um muses- Em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas''. Na live, serão dadas informações gerais sobre o curso/encontro e também serão respondidas as dúvidas do público.

 

Museu da Cultura Cearense

 

Em referência ao dia 25 de julho, data que marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e é também Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino Americana e Caribenha, o Museu da Cultura Cearense (MCC) propõe um debate sobre questões de gênero e raça na live "Mulheres Negras: Atuação Política e Social no Ceará". O encontro acontece na terça (26), às 13h, e contará com a participação da co-vereadora pela Mandata Coletiva Nossa Cara, Louise Santana; a educadora popular Verônica Neuma das Neves Carvalho e a pedagoga Valéria das Neves.

 

Planetário

 

O Planetário Rubens de Azevedo segue com sessões presenciais suspensas, mas segue com programação de estreias virtuais. Na terça-feira, o Planetário do Dragão apresenta uma exposição virtual especial sobre "Paisagens Cósmicas" em homenagem ao Telescópio Espacial Hubble, que será desativado em 2021, onde serão apresentadas imagens espetaculares do universo. Na quarta (28) e quinta-feira (29), estreiam novas aulas do Curso Popular de Astronomia com os temas "Telescópios e Radiotelescópios", que falará sobre objetos e fenômenos no Universo e "Astronomia e o Big Bang", apresentará a teoria mais aceita sobre a origem do universo. As exibições ocorrem sempre a partir das 19h30, no Youtube do Planetário (youtube.com/planetariorubensdeazevedo).

 

Cinema do Dragão

 

O Cinema do Dragão traz quatro estreias nesta última semana de julho nas salas física e virtual. O longa "Ana. Sem título", de Lúcia Murat, estreia na quinta-feira (29), na sala 2 do cinema. Os filmes "Vida de Campeã", de Pascal Plante, "Terras Perigosas", Stephen Johnson e "O Poder da Voz", de Gregory Kirchhoff, entram em cartaz na sala virtual da plataforma Cinema Virtual (cinemavirtual.com.br). Na sexta (30) e sábado (31), dá continuidade a sua "Sessão Clássicos", programa de difusão de filmes que são destaque na cinematografia nacional e internacional. Em exibições única, com início às 16h30, na sala 2, o público poderá conferir dois longas do diretor polonês Krzysztof Kieslowski, "A Fraternidade é Vermelha", na sexta-feira (30), e "A Igualdade é Branca", no sábado (31).

 

Dragão das Crianças

 

Dando continuidade a programação de férias do Dragão das Crianças, no sábado (31), às 17h, o Dragão apresenta uma oficina virtual de origami, com a multiartista Lia Mota. Na oficina, adultos e crianças vão ser capazes de criar representações de objetos e animais com dobras geométricas em uma folha de papel.

 

Webinário Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade

 

E encerrando a programação do #FériasNoDragão - Diversão e Pensamento, o webinário "Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade" traz uma ampla programação de 26 a 31 de julho, com trabalhos artísticos e falas ao vivo com foco em processos de criação e mediações da artista visual e arte-educadora Garu e do artista e arte-educador Rodrigo Lopes. O webinário reunirá artistas e pesquisadores do Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo que experimentam em suas criações e estudos os trânsitos entre tecnologia e composição artística.

 

Falas ao vivo

Dando início às falas abertas do webinário, na terça-feira (27), o artista e curador Fernando Velázquez aborda os "Rituais da complexidade", que marca o lançamento de seu livro "Ser multimídia: profissão criatividade". Na quarta-feira (28), a artista Paula Trojany traz a temática "Tecnofobia, tecnoprecariedades e tecnodiversidade". Na quinta-feira (29), o coreógrafo, diretor artístico, e performer Alejandro Ahmed traz a fala "Tecnologia como expansão do corpo". Na sexta-feira (30), a artista biarritzzz comenta sobre fusão de gêneros e linguagens em "Brincar com cacos olhando pra trás". As falas serão ao vivo, sempre às 15h, no Youtube do Dragão do Mar, com mediações de Garu e Rodrigo Lopes.

 

Trabalhos artísticos

Dando início à programação, o filme-performance "Ação Fantasmagórica à Distância", de Gabi Trindade e Lucas Galvino, apresenta uma criação colaborativa de audiovisual que investiga processos de composição coletiva. A exibição será na segunda-feira (26), às 20h, no Youtube do Dragão do Mar.

A vídeo-performance "conjunto todo", de Loreta Dialla, encerra a programação do webinário no sábado (31), às 20h, no Youtube do Dragão do Mar. O trabalho explora a relação entre palavra, imagem e som em um esquema coreográfico de textos, grafismos e vozes.

 

PROGRAMAÇÃO

26 de julho (segunda-feira)

19h - Live Tira-dúvidas: Encontro: Imaginar um museu - Em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas.
No Instagram do MAC-CE

 

20h - Webinário "Invenções Digitais": Ação Fantasmagórica à Distância, de Gabi Trindade e Lucas Galvino
No YouTube do Dragão

 

27 de julho (terça-feira)

13h - Live Mulheres Negras - Atuação Política e Social no Ceará
No YouTube do Dragão

 

15h - Webinário "Invenções Digitais": Live Rituais da complexidade / Lançamento do livro "Ser multimídia: profissão criatividade", com Fernando Velázquez.
No YouTube do Dragão

19h30 Exposição virtual "Paisagens Cósmicas"
No Youtube do Planetário Rubens de Azevedo

 

28 de julho (quarta-feira)

15h - Webinário "Invenções Digitais": Live Tecnofobia, tecnoprecariedades e tecnodiversidade, com Paula Trojany.
No YouTube do Dragão

19h30 Curso Popular de Astronomia - "Telescópios e Radiotelescópios"
No Youtube do Planetário Rubens de Azevedo

 

29 de julho (quinta-feira)

14h - Estreia de "Ana.Sem título" na sala 2 do Cinema do Dragão
Estreias de "Vida de Campeã", "Terras Perigosas" e "O poder da voz" na sala do Cinema na plataforma Cinema Virtual

15h - Webinário "Invenções Digitais": Live Tecnologia como expansão do corpo, com Alejandro Ahmed
No YouTube do Dragão

19h30 Curso Popular de Astronomia "Astronomia e o Big Bang"
No Youtube do Planetário Rubens de Azevedo

 

30 de julho (sexta-feira)

15h - Webinário "Invenções Digitais": Live Brincar com cacos olhando pra trás ?, com biarritzzz
No YouTube do Dragão

16h30 - Sessão Clássicos - A Fraternidade é Vermelha
Cinema do Dragão, sala 2.

 

31 de julho (sábado)

17h - Oficina de Origami, com Lia Mota
No YouTube do Dragão

16h30 - Sessão Clássicos - A Igualdade é Branca
Cinema do Dragão, sala 2.

20h - Encerramento do webinário "Invenções Digitais": conjunto todo, de Loreta Dialla
No YouTube do Dragão.

 

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre 26 e 31 de julho de 2021

Horários diversos
Programações presenciais na sala 2 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Programações virtuais no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), Canal do Planetário Rubens de Azevedo (youtube.com/planetariorubensdeazevedo), Instagram do MAC-CE (instagram.com/macdragao) e na sala do Dragão no Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br).

Consulte mais detalhes da programação no site www.dragaodomar.org.br

PARCEIROS