PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
A artista Débora Ingrid abre o ciclo "Férias no Dragão" com seu primeiro solo de vídeo-teatro nesta terça-feira (6)
Unindo cinema e teatro, "Carta para Violeta" faz referência às lutas e memórias de mulheres do sertão cearense. A obra poderá ser conferida gratuitamente, até 11 de julho, no YouTube do Dragão.
05/07/21 às 14h48

"Carta para Violeta", foto por Cecília Patricio

 

     Durante o mês de julho, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue apenas com a sala 2 do Cinema do Dragão aberta ao público, com ocupação reduzida e todos os protocolos sanitários reforçados para enfrentamento ao novo coronavírus. Assim sendo, a maior parte de sua programação permanece no formato virtual, com atrações para todos os gostos. Abrindo a programação desta semana, o programa Na Rede Com Dragão traz a artista, arte-educadora e produtora cultural Débora Ingrid para lançar o espetáculo "Carta para Violeta", que estreia nesta terça-feira (6), às 20h, no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro). Inspirada na vida e obra de Violeta Parra e nas memórias da casa de barro da sua Vó Terezinha, a artista une teatro e cinema para escrever a diferentes gerações de mulheres do sertão cearense e enaltecer suas lutas seculares. A obra permanecerá disponível até 11 de julho.

     No seu primeiro solo em vídeo-teatro, gravado na casa de sua avó, a artista promove um encontro com o canto do povo e com a mulher que inspira o lutar e o criar, estabelecendo também um reencontro com as histórias e trajetórias de sertanejas cearenses. Sobre a homenagem, Débora Ingrid declara: "esta é uma carta para Violeta, para Terezinha, para Maria de Lourdes, para ngela, para Ideltrudes, para Joyce e para todas que vieram antes e depois destas".
 

Sobre a artista 
 

     Débora Ingrid é artista, arte-educadora e produtora cultural. Trabalha com teatro, dança e cinema há 20 anos. Iniciou sua carreira em 2001, no Ponto de Cultura Brincantes de Teatro, em Russas/CE. Ainda na mesma cidade, foi atriz da Oficarte Teatro e Cia desde 2009, onde participou de diversos espetáculos e trabalhou na produção em diversas edições do FESTIVALE - Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe. Já trabalhou com outros grupos, como o Grupo Bagaceira (Fortaleza/CE), a Cia do Miolo (São Paulo-SP) e os Comedores de Abacaxi S/A (Fortaleza/CE). No audiovisual, atuou nos filmes "Doce de coco" (CE) e "A história da eternidade" (PE), pelos quais já ganhou diversos prêmios como melhor atriz, em festivais nacionais e internacionais de cinema. Atuou também nos curtas "Hiperidrose" (CE),"Eva" (CE), "MAMATA" (BA), "Quase ontem" (CE), "Pardal" (MT) e nos longas "Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois"(CE), "Se arrependimento matasse" (CE), "Currais: dos campos à concentração" (CE), "Pacarrete" (CE) e "Mares do desterro" (SC). Dirigiu seu primeiro vídeo-teatro "A retirante", que chegou a ser exibido em festivais de cinema. Está agora em processo de criação do projeto "Cantos para ressurgir" e estreou recentemente seu primeiro solo, "Carta para Violeta".

 

Ficha Técnica "Carta para Violeta"
Débora Ingrid: Atriz, diretora e produtora
Fernanda Rodrigues: Roteiro
Larissa Alves: Preparação de elenco
Joyce Barbosa: Figurino e Direção de Arte
Clau Aniz: Trilha Sonora e edição de som
Henrique Oliveira: Direção de Fotografia e Edição de Vídeo

 

Serviço: Na Rede com Dragão apresenta "Carta para Violeta", com Débora Ingrid
Data: 6 de julho de 2021
Horário: 20h

Exibição: YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 31 minutos
Acesso gratuito e livre
Disponível até 11 de julho

PARCEIROS