PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão lança programa de difusão de Clássicos neste sábado (26)
Os cearenses "Caldeirão da Santa Cruz do Deserto", de Rosemberg Cariry, e "Milagre em Juazeiro", de Wolney Oliveira, abrem a programação, com exibição virtual até 4 de julho.
23/06/21 às 02h48

     Equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão lança neste sábado (26), a partir das 12h, no canal do Dragão no YouTube o "Clássicos no Cinema do Dragão", novo programa de difusão audiovisual. Inauguram a sessão especial dois títulos cearenses que fizeram história no cinema brasileiro: "Caldeirão da Santa Cruz do Deserto" (1986), dirigido por Rosemberg Cariry, e "Milagre em Juazeiro (1999)", de Wolney Oliveira. Os filmes serão exibidos gratuitamente até o dia 4 de julho. 

     De acordo com Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão, o projeto nasce com o intuito de (re)apresentar filmes importantes da filmografia brasileira e mundial para o público do Cinema do Dragão em sessões virtuais e/ou presenciais, como mais uma forma de diversificar e ampliar a faixa de programação do Cinema. "A escolha por dois títulos locais para compor o programa de abertura vem no sentido de reexaminar criticamente a história do cinema cearense a partir das experiências das décadas de 80 e 90", afirma Azevedo. 

 

Os Filmes

Caldeirão da Santa Cruz do Deserto
1987 / 1h 18min / Documentário
Direção: Rosemberg Cariry
Roteiro Rosemberg Cariry, Firmino Holanda
Depoimentos e imagens que relembram o massacre sofrido pela comunidade liderada por José Lourenço. Em um sítio no sertão do Ceará, o beato paraibano fundou a comunidade Caldeirão nos moldes socialistas. O local se tornou alvo das autoridades políticas e religiosas após a Intentona de 1935, que desencadeou o ódio ao Comunismo e a lembrança de Canudos. O resultado foi mais um episódio dramático na história do Nordeste brasileiro.

Milagre em Juazeiro
1999 / 1h 23min / Documentário, Drama
Direção: Wolney Oliveira
Roteiro Wolney Oliveira
Elenco: José Dumont, Roberto Bonfim, Antônio Leite
Sinopse:A fervorosa religião do Nordeste e o culto à figura do célebre padre Cícero, na cidade Juazeiro do Norte, um filme parte documentário e parte ficção, alternando depoimentos de fiéis, padres e célebres figuras do Brasil e cenas que reconstituem a vida e a obra religiosa do padre Cícero, principalmente em relação a um famoso milagre atribuído ao padre, datado do ano de 1889.

 

Serviço: Clássicos no Cinema do Dragão
Período: 26 de junho a 04 de julho de 2021
Horário: 12h
Local: YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro)
Programação gratuita

PARCEIROS