PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar exibe documentário que resgata a memória do Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira nesta quinta-feira (3)
Video permanecerá disponível no YouTube do Dragão até a próxima terça-feira (8).
01/06/21 às 16h35

Foto Leo Silva

 

     Seguindo com o programa de difusão #NaRedeComDragão, que lança programações para o público conferir em casa, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresentará, na quinta-feira (3), a partir das 20h, no YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), o documentário "Memória do Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira". Dirigido por Kelly Brown e produzido pelo Caldeirão das Artes com apoio da Secretaria do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, o projeto traz relatos de Mestres, brincantes de coco e pescadores do Iguape, fazendo um resgate da memória da dança e da cultura que é repassada para as novas gerações. O documentário permanecerá disponível somente até o dia 8 de junho.

     Manifestação cultural tradicional de origem afro indígena, a dança do coco é típica da região Nordeste, ritmada pelo batuque de instrumentos de percussão, das batidas de palma, dos passos com sapateado e da embolada dançada em roda, com versos entoados pelo mestre e respondido pelos brincantes. No Ceará, a brincadeira é tradição no Iguape, praia localizada a 46 quilômetros de Fortaleza.

     Atualmente sob a coordenação de Klévia do Iguape, o coletivo Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira foi formado há 30 anos e segue resistindo ao tempo e ao apagamento para manter a tradição da dança ao som do carrom e do enérgico sapateado que envolve crianças e idosos da colônia de pescadores. Com roupas rústicas pintadas com tinta extraída da casca do cajueiro, os coquistas cantam o seu cotidiano.

     "A dança do coco é um cultivo à festa, à irmandade, à alegria entre os povos e essa integração entre a comunidade e o povo de fora. É uma cultura tradicional, herança de pai para filho, herança dos nossos antepassados, porque corre em nossas veias nossa cultura raiz", afirma Klévia do Iguape. Com esforços voltados ao público infantil, o grupo se empenha em preservar a memória local e repassá-la às novas gerações.

     Confira a prévia:

 

 

 

Ficha Técnica Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira

Direção: Kelly Brown
Assistente de Direção: Klévia do Iguape
Câmera, Fotografia e Som: Léo Silva
Montagem e Edição: Sivirino de Cajú e Kelly Brown
Transcrição: Eduarda Lemos
Legenda: Sivirino de Cajú
Projeto Gráfico: Erick Ramon
Realização: Caldeirão das Artes, Espaço Cultural Raízes do Iguape, Kelly Brown Audiovisual, Água
Projeto e Produção Executiva: Thais Andrade e Caldeirão das Artes
Produção: Kelly Brown
Produção Local: Klévia do Iguape
Logística: Edim Cardoso


 

Serviço: #NaRedeComDragão apresenta "Memória do Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira", dirigido por Kelly Brown
Data: 03 de junho de 2021 (quinta-feira)

Horário: 20h
Local: YouTube (
youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: Aproximadamente 15 minutos
Classificação etária: Livre
Acesso gratuito
Disponível até 8 de junho

 

PARCEIROS