PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão encerra ciclo de debates virtuais sobre curadoria nesta quarta-feira (31)
Com mediação de Pedro Azevedo, o programa "Percursos Curatoriais" traz 3 renomados pesquisadores e curadores brasileiros de cinema ao longo desta semana
29/03/21 às 12h35

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Cinema do Dragão, segue até a próxima quarta-feira (31) com o "Percursos Curatoriais" trazendo conceituados pesquisadores e curadores brasileiros de cinema para discutir o atual estado da atividade curatorial no Brasil. As conversas, que contam com a mediação do crítico, curador e programador do Cinema do Dragão Pedro Azevedo, seguem nestas segunda, terça e quarta, sempre a partir das 16h, ao vivo, no canal do Dragão do Mar no YouTube.
           Iniciado na última segunda-feira (22), o ciclo já realizou conversas com Luís Fernando Moura (PE), curador e pesquisador que coordena a programação do Janela Internacional de Cinema do Recife; Carol Almeida (PE), doutora em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro, e membro da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba; Eduardo Valente (RJ), premiado cineasta em Cannes que desde 2016 é membro da equipe de programação do Olhar de Cinema - Festival Internacional Curitiba e delegado brasileiro no Festival de Berlim; a realizadora, pesquisadora, curadora, educadora audiovisual e gestora de projetos Rúbia Mércia (CE); e a crítica, curadora e pesquisadora com expertise em Afrofuturismo e Cinema Negro Kênia Freitas (ES).

     Dando continuidade ao ciclo, hoje (29), a convidada será a paulista Bárbara Rangel, que há mais de 10 anos é curadora no Instituto Moreira Salles.
     Na terça-feira (30), a pesquisadora e curadora carioca Janaína Oliveira, que é idealizadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro e programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) para 2021, falará sobre sua vivência como curadora de encontros e festivais.
      Encerrando o ciclo de lives, na quarta-feira (31), Pedro Azevedo conversa com Amaranta Cesar, professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB que acumula inúmeras participações como curadora, membro de júri, palestrante e conferencista.

 

Programação
Sempre às 16h, no YouTube do Dragão
Dia 29 - Bárbara Rangel (SP)

Dia 30 - Janaína Oliveira (RJ)

Dia 31 - Amaranta César (BA)

 

 

Mais sobre as convidadas

Bárbara Rangel é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em Preservação e Apresentação da Imagem em Movimento pela Universidade de Amsterdam e, como parte deste programa, trabalhou nos arquivos da Cinemateca Portuguesa e da Cinemateca Francesa. Há mais de 10 anos faz parte da equipe de curadoria de cinema do Instituto Moreira Salles, sendo responsável pela edição dos DVDs publicados pela instituição e pela organização das programações nas salas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
 

Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA. Em 2019, realizou a mostra "Soul in the eye: Zózimo Bulbul's legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema" no IFFR - International Film Festival Rotterdam. Foi consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (2019-2020). Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras/PE) e da Baobácine Mostra de Filmes Africanos de Recife. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro).

 

Amaranta Cesar é professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, tem doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008) e realizou pesquisa de pós-doutorado na NYU e na UFPE. É idealizadora e coordenadora do Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA) e coordenadora do Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Tem participado de inúmeros festivais como curadora, membro de júri, palestrante, conferencista.

 

Sobre o mediador

Mestre em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, com linha de pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais. Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e Cannes, além de ser membro da diretoria da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em festivais nacionais, foi autor no livro Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais e atualmente coordena o projeto de difusão Sessão Abraccine. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para os cursos de cinema da Unifor, da Porto Iracema das Artes e foi roteirista/apresentador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017. Recentemente atuou como curador convidado do SESC 24 de Maio na mostra "À Nordeste - Cinema de Reinvenção", parte da programação integrada da exposição "À Nordeste", em São Paulo.

 

Assista AQUI aos debates anteriores.

 

 

Serviço: Cinema do Dragão apresenta Percursos Curatoriais
Período: De 29 a 31 de março 2021
Horário: 16h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Duração: 60-90min
Gratuito e livre


 

 

 


 

PARCEIROS