PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Galeria Virtual 'Períodos de tempo variáveis'
Por soupixo.
15/03/21 às 15h10

A série 'Períodos de tempo variáveis' foi produzida entre os meses de abril e maio de 2020, durante o momento inicial da pandemia da covid-19. Nesse trabalho me aproprio de memórias imagéticas e afetivas por meio de capturas de tela do street view. Juntando passado e presente; momento em que as fotos foram feitas e o momento de pandemia e isolamento social.

 

Nesse processo de apropriação e diálogo com os corpos ali presentes eu desenho e pinto ficções reais do nosso presente/passado/futuro. Assim como na foto pintura em que aos retratados é permitido usar as roupas e joias que naquele momento não possuíam, dessa maneira visto as pessoas com a máscara, realidade e "novo" adereço da nossa sociedade, mas que no momento da fotografia não consentida ao street view inexistia em nossas faces. Faces essas que para o Google Maps também eram inexistentes, borradas, com o objetivo de esconder as identidades ali retratadas.

 

Essas pessoas em sua maioria pretas que já têm suas identidades apagadas diariamente e agora obrigadas a se proteger de mais um vírus que pode lhes matar. De forma que também esconde suas identidades, cobrindo seus rostos e se tornando mais uma vez vulnerável a ataques em uma sociedade racista. Mas nessas imagens redesenhadas por mim retrato a segurança mínima do meu povo, que para muitos uma simples máscara não podem possuir e muito menos uma quarentena sanitária nas suas casas com suas famílias. Retrato imagens de antes nesse presente/futuro, com a máscara como proteção e encontros possíveis para nos mantermos vivos.

 

 

 

 

 

Sobre a artista:

soupixo (Cariri-CE, 1994) é artista, oleira, riscadora de pele, sócia na Fatozero Produções Culturais e etc. Foi desenhista profissional e bordadeira comercial na infância. Na adolescência se formou como técnica em informática(2016) e foi estagiária/faz-tudo-mas-nada-na-sua-área em uma empresa aí. É também formada sem diploma no curso de Licenciatura em Arte Visuais pela URCA(2019).

 

Hoje através da arte materializa imagens/palavras/sentimentos em suportes variados, tendo como força geradora de sua poética reflexões sobre corpo, memória, gênero e raça. Com participação nos seguintes projetos: Exposição-projeto "Corpo, gênero e sexualidade: para que te quero?", 2021; Lab. de criação Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes, 2020-2021; Bienal de Arte Naïf no SESC Piracicaba, 2020; 71º Salão de Abril da SecultFor, 2020; Exposição virtual "Trançar cipós de tempo para erguer o agora", no XI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, 2020; Temporada Formativa da Escola Porto Iracema das Artes no Lab. de Artes Visuais, 2019; e minha primeira individual Simetria do belo no SESC Crato, 2019.

 

PARCEIROS